Como amarrar tomates: métodos simples para uma boa colheita.
Contente
O que uma liga proporciona?
Para evitar o crescimento excessivo dos tomates, remova os brotos laterais de tempos em tempos. Os brotos laterais costumam produzir frutos, mas raramente amadurecem e absorvem mais suco dos tomates do que o necessário. É mais fácil remover os brotos laterais de um tomateiro que está amarrado do que de um que está praticamente no chão.
Tomates muito altos podem não ser capazes de suportar o peso dos frutos e podem simplesmente quebrar.A tutoria dos frutos é vital, caso contrário, eles podem ser facilmente atacados por pragas. Além disso, tomates mal tutorados são muito mais propensos a serem infectados com requeima. Os tomates não toleram água nas folhas, portanto, regar a planta com cuidado é essencial. No entanto, isso é quase impossível quando a planta está deitada no chão.
O mau tempo não danificará sua planta de tomate se ela estiver amarrada. O excesso de umidade no solo também não prejudicará os tomates se eles estiverem amarrados. No entanto, se forem deixados pendurados, provavelmente apodrecerão.
Como você já deve ter percebido, sem estacas, pode esquecer os tomates, não importa o quão fortes sejam suas raízes. Além disso, será mais fácil e simples cuidar deles.
Vídeo: Como estacar tomates
Este vídeo mostrará como executar corretamente esta etapa estrategicamente importante para uma boa colheita.
Métodos
Você pode amarrar os tomates da maneira que preferir. Todos os métodos são bons à sua maneira. E os materiais em si são os mesmos.
Precisaremos de estacas ou varas de metal, barbante e material para amarrar, que deve ser resistente e largo. Linha de pesca e linha de costura não servem! Elas vão cortar o arbusto, e eventualmente, o arbusto morrerá!
O ideal é usar retalhos de tecido. Podem ser camisetas, cobertores, fronhas, etc. Algumas pessoas gostam de usar meias-calças velhas — essa também é uma opção, já que não apodrecem durante a época de cultivo. Mas lembre-se de que elas precisam ser desinfetadas em água fervente ou com sabão de lavar roupa para proteger os tomates.
Hoje em dia, você também encontra diversos utensílios de plástico reutilizáveis para amarrar e dar suporte aos cachos de frutos. São baratos, então você pode comprá-los. Se você cultiva tomates para venda e tem uma grande quantidade, considere comprar um amarrador. Essa é uma ferramenta especializada, parecida com um grampeador de legumes. É extremamente popular entre os viticultores. Então, se você tem um amigo que é vinicultor, com certeza ele tem um, o que vai facilitar muito a sua vida!
Vantagens da cinta-liga:
- Os vegetais não estragam porque são cultivados em locais elevados, acima do solo.
- O ar circula livremente entre os arbustos.
- Regar os tomates ficará muito mais fácil.
- Você pode realizar o side-sonning facilmente.
- Os tomates começarão a produzir frutos com mais qualidade e serão menos suscetíveis a doenças.
Estacas
A maneira mais fácil é usar estacas para cada pé de tomate. Elas podem ser de vergalhão ou de ripa de madeira. O comprimento deve ser meio metro maior que a altura final da planta. Essa é a firmeza com que as estacas devem ser fincadas no solo. No entanto, se você tiver tomates altos, use estacas mais compridas – de até 2,5 a 3 metros de comprimento. Ao instalar as estacas, deixe cerca de 15 cm de distância dos caules para evitar danificar as raízes acidentalmente.
Depois de instalar as estacas, prenda o tronco da planta com uma amarra, cruzando as pontas em forma de oito ou simplesmente cruzando-as e amarrando-as às estacas. Apenas tome cuidado para não apertar demais! O mesmo vale para cachos grandes de frutos, para evitar que se quebrem com o peso.
Lembre-se que este método é adequado apenas para variedades de tamanho médio; se o tomateiro for pesado, o suporte pode quebrar e tombar junto com ele.
A principal desvantagem desse método é que você precisará repetir esse procedimento algumas vezes por temporada.
Na treliça
Se você tem uma plantação de tomates porque tem uma família grande ou cultiva tomates para venda, então este método é adequado para você.
Longas lanças, com até 3 metros de comprimento em média, são fincadas no chão. Arame é esticado entre elas a intervalos de meio metro. À medida que os caules e as trepadeiras de tomate crescem, são presos ao arame por diferentes lados. Visto de fora, parece um sistema de vime. Lembre-se de não apertar demais o arame, caso contrário os tomates morrerão rapidamente. Se você tiver um canteiro grande, pode fincar estacas intermediárias para garantir a estabilidade.
A boa notícia é que você pode deixar alguns brotos laterais nos seus tomates para aumentar a produção. Isso pode ser feito em estufas aquecidas, onde os tomates podem crescer no outono e inverno.
Outro tipo desse sistema de amarração é a amarração linear. Nesse caso, o arame é esticado entre as estacas, não apenas sobre a planta, mas também ao redor de cada pé de tomate. Você não precisa se preocupar em como amarrá-los; basta enrolá-los à medida que o tomateiro cresce.
Células
O método da treliça é semelhante ao método da estrutura de suporte. Prepare peças de ferro e arame para substituir a treliça e, em seguida, instale a estrutura da mesma maneira. Se você não tiver nenhuma dessas peças, pode construir uma estrutura de madeira semelhante. Ela se assemelhará a uma cadeira alta sem assento ou encosto. Se você fizer a estrutura larga o suficiente, ela acomodará facilmente quatro arbustos — um para cada "pé".
Estique o arame em diferentes alturas entre as barras de reforço. Por exemplo, primeiro faça um cubo de arame a 30 cm de altura, depois a 60 cm e assim por diante. A treliça resultante deve ficar perpendicular ao canteiro. Inicialmente, os galhos são colocados no arame mais baixo e, à medida que crescem, são presos ao segundo arame do lado oposto.
O resultado final é que o arbusto fica ereto, mas é sustentado por arames em ambos os lados. Este método é ideal para variedades altas.
Bonés
Essas estruturas um tanto incomuns também são adequadas para outras plantas. O segredo é criar uma bela tenda usando os materiais que você tiver à mão. Podem ser arame, estacas ou até mesmo uma base de vime com uma travessa para formar uma gaiola. Elas são instaladas junto com as mudas e são úteis para o plantio de diversos arbustos. Essas pirâmides devem ser espaçadas para evitar o adensamento. Normalmente, esse espaçamento é de cerca de um metro e meio.
Vídeo: "Métodos para amarrar tomates"
Neste vídeo você aprenderá como amarrar tomates.



