Por que as folhas de tomate estão secando: como salvar a colheita
Contente
Umidade do ar e princípios de rega
O controle inadequado da umidade e a rega incorreta têm um impacto muito negativo nas plantas de tomate. As plantas de estufa sofrem ainda mais com as flutuações de temperatura e umidade. O ar excessivamente seco e a rega insuficiente fazem com que as folhas amarelem rapidamente e depois sequem. Nesse caso, basta regar as plantas regularmente ou, se isso não for possível, colocar recipientes (jarros ou baldes) com água na estufa. A temperatura do ar não deve ultrapassar 25-28 °C. Pontas das folhas secas e bordas enroladas indicam que essa temperatura foi excedida.
A alta umidade do solo e do ar também é perigosa para as plantas. Todo produtor experiente em estufas sabe que essas condições favorecem o desenvolvimento de doenças fúngicas, que geralmente se manifestam como amarelecimento e manchas nas folhas. Além disso, com alta umidade, os caules dos tomates se esticam significativamente, o que leva ao enfraquecimento das plantas e, consequentemente, à perda de parte da clorofila (amarelamento).
Se as folhas dos tomates cultivados em estufa estiverem secando devido à umidade, o problema pode ser resolvido ventilando o ambiente regularmente e regulando a temperatura. Reviver uma planta seca em campo aberto é muito mais difícil. Para evitar ter que resgatar as plantas, siga estas orientações de rega:
- É melhor regar arbustos adultos com pouca frequência, mas generosamente, já que suas raízes penetram profundamente no solo - 1 a 2 vezes por semana, com um consumo de água de 0,5 a 1 balde por arbusto (dependendo do tamanho);
- Mudas e plantas jovens, cujo sistema radicular ainda é superficial, ao contrário, precisam ser regadas diariamente, mas aos poucos, até que as plantas entrem na fase de formação de botões; o solo deve estar sempre ligeiramente úmido;
- Recomenda-se regar os tomates pela raiz, evitando que a água atinja os caules e as folhas – a irrigação por gotejamento é ideal para plantas cultivadas em estufa.

Um problema igualmente comum que leva ao murchamento das folhas é a iluminação inadequada. Mudas cultivadas em períodos de luz solar curtos apresentam descoloração das folhas devido à insuficiência de luz, portanto, plantas jovens precisam ser iluminadas com lâmpadas em dias nublados e à noite. Plantas adultas são mais suscetíveis ao excesso de luz solar, que pode causar queimaduras nas folhas.
Vídeo "Causas do Problema"
Este vídeo vai te explicar por que as folhas do tomateiro ficam amarelas.
Adubação de cobertura e fertilizantes
Outro motivo pelo qual mudas e plantas adultas secam é a deficiência ou o excesso de nutrientes no solo. A fertilização adequada é essencial para a saúde das plantas. As concentrações de fertilizantes não devem ser excedidas, mas a dosagem também não deve ser reduzida, pois ambas as situações podem levar a problemas de desenvolvimento.
Assim, o excesso de nitrogênio no solo leva ao aumento do crescimento da massa verde, mas o processo vegetativo não é infinito, e quando a planta perde a força, as folhas do tomateiro começam a perder a cor, enrolar e secar.
A deficiência de nitrogênio também afeta imediatamente a saúde da planta: as folhas ficam opacas, quebradiças e se desprendem facilmente, enquanto as folhas inferiores secam e caem. O excesso de nitrogênio pode ser neutralizado com a aplicação de fertilizantes potássicos e fosfatados (cinzas, superfosfato). Em caso de deficiência de nitrogênio, os tomates devem ser adubados com ureia, nitrato de amônio ou soluções orgânicas.
Pontas e talos das folhas secos indicam deficiência de potássio. Na maioria das vezes, as mudas de tomate apresentam folhas secas devido à falta desse elemento no substrato. Isso pode ser corrigido com a adição de cinzas, de preferência em solução, ou qualquer fertilizante potássico. O enrolamento e o ressecamento das folhas do tomateiro podem ser causados pela deficiência de certos micronutrientes (magnésio, boro), que podem ser repostos com fertilizantes micronutrientes ou misturas complexas.
Ao aplicar misturas secas, é necessário garantir uma boa rega dos tomates, uma vez que a umidade é necessária para a absorção dos fertilizantes minerais.
O amarelecimento e o murchamento das folhas das mudas podem ser causados pela salinidade do solo, que pode ser identificada por uma camada branca na superfície e uma consistência excessivamente compactada. Esse problema é típico de substratos reutilizados que já foram fertilizados. A salinidade também pode ser causada pela irrigação com água dura. A situação pode ser corrigida adicionando solo de boa qualidade, suspendendo temporariamente a fertilização e irrigando com água de alta qualidade.
O importante papel da desinfecção
Jardineiros frequentemente ficam perplexos ao se perguntarem por que, apesar dos cuidados adequados (rega, adubação e manutenção da temperatura correta), as folhas do tomateiro murcham e secam. A resposta é simples: as plantas estão doentes. Amarelamento, manchas e ressecamento das folhas no início do seu desenvolvimento são sinais de doenças virais, bacterianas e, em alguns casos, fúngicas.
- O mosaico do tabaco pode ser identificado pela deformação, enrolamento e manchas marrons secas nas lâminas das folhas;
- Os primeiros sinais de infecção por requeima são manchas secas e marrons nas folhas;
- A fusariose manifesta-se pelo amarelecimento da folhagem, ressecamento e queda da camada inferior de folhas;
- O enrolamento das folhas é uma doença viral incurável que se caracteriza pela deformação e posterior secagem das folhas;
- A presença de bactérias também causa manchas marrons nas folhas e o ressecamento das pontas.

Danos mecânicos, como poda lateral inadequada, beliscões ou pragas, podem levar a consequências igualmente graves. Insetos como pulgões, ácaros e certos tipos de lagartas sugam a seiva das folhas, fazendo com que elas sequem.
A principal causa de todos esses fenômenos desagradáveis é a infecção do solo ou das sementes.
O que fazer neste caso? A desinfecção deve ser considerada mesmo antes do plantio. As sementes devem ser desinfetadas em soluções de permanganato de potássio, sulfato de cobre e cinzas. Deve-se dar atenção especial ao preparo do solo, pois é nele que vivem todos os tipos de larvas, bactérias e esporos de fungos. Imediatamente após a colheita, remova todos os restos vegetais, incluindo todas as folhas secas, e queime-os. Em seguida, regue o solo abundantemente com uma solução desinfetante ou água fervente.
Como podemos ver, existem muitas razões para o murchamento das folhas, e muitas vezes não se trata apenas de uma peculiaridade da planta, mas sim do início de um problema sério que leva à sua morte. Inspecione regularmente as mudas e as plantas adultas em busca de danos; isso permitirá que você identifique quaisquer problemas precocemente, os corrija e, assim, salve a colheita.
Vídeo: Como resolver problemas com tomates
Este vídeo mostrará como curar tomates de doenças e problemas desagradáveis.



