Sobre a adubação de tomates com levedura em campo aberto.
Contente
Como fazer fertilizante
Para garantir um bom crescimento dos tomates em estufa ou ao ar livre, é importante preparar a mistura de nutrientes adequada. No cultivo de tomates, isso deve ser levado muito a sério, pois essa hortaliça é uma planta delicada e exigente.
Os tomates necessitam principalmente de vários micronutrientes essenciais para melhorar o crescimento e a produtividade das plantas. Entre eles, destacam-se o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Esses nutrientes desempenham um papel vital no desenvolvimento da planta.
Os fertilizantes devem ser adicionados ao solo antes do plantio para enriquecê-lo com nutrientes e distribuí-los uniformemente.
Preparar o fertilizante com fermento requer um esforço mínimo e o método em si é muito simples. Adicione 20 a 25 gramas de fermento a um balde de água (cerca de 10 a 11 litros). Em seguida, misture bem e deixe descansar em um local aquecido por 24 horas para fermentar antes do plantio dos tomates. Se desejar acelerar o processo de fermentação, adicione algumas colheres de sopa de açúcar (3 colheres de sopa são suficientes) à solução. Isso potencializará o efeito.
Mantendo as proporções corretas de fermento e água, você pode encher o barril com água de irrigação e a solução. Para cada 200 litros de água, devem ser utilizados 40 litros de solução de fermento (4 baldes).
Vale ressaltar também que o fermento biológico pode substituir o pão de centeio comum na solução. No entanto, a mistura precisará repousar por mais de um dia, pois a fermentação ocorrerá posteriormente. Utilizando a base de fertilizante para solo, você pode adicionar restos de comida ao barril, o que introduzirá outros componentes orgânicos benéficos à mistura. Cascas de frutas e vegetais, geleia velha e alimentos em decomposição podem ser adicionados à solução de fermento, por exemplo. Esses elementos podem intensificar o processo de fermentação e melhorar as propriedades da mistura.
Como alimentar mudas
Vale ressaltar que os regimes de fertilização do tomateiro podem variar dependendo das condições de cultivo. As mudas cultivadas em estufa requerem atenção especial.
Se os tomates forem cultivados em estufa, precisam ser adubados generosamente e com frequência. Nessas condições, as plantas produzem a maior quantidade possível.
A primeira adubação pode ser feita duas semanas após o plantio das mudas. Um fertilizante à base de nitrogênio é o mais indicado. A ureia é uma boa opção: 1 colher de sopa por balde de água, e depois regue cada planta com 1,5 a 2 litros de água.
Uma semana depois, você também pode reutilizar ureia ou esterco líquido de galinha. Misture-os com água na proporção de meio litro da solução preparada por balde. Após preparar a mistura, despeje-a nos buracos sob os pés de tomate na proporção de 1,5 a 2 litros.
Após a adubação nitrogenada, uma segunda aplicação pode ser feita quando as plantas começarem a florescer. É melhor usar potássio neste momento. Cinzas de madeira e outros resíduos vegetais são comumente usados como fertilizantes adequados. Abra um pequeno sulco ao longo das áreas plantadas e adicione as cinzas. Em seguida, certifique-se de regar o solo nessa área.
Quando os tomates são cultivados em estufa, as plantas florescem muito mais rápido do que em campo aberto. Portanto, é importante monitorar atentamente quando o quarto cacho de florescer. Para a fertilização subsequente, o humato de potássio é o mais indicado. Basta diluir uma colher de sopa da substância em um balde de água. Em seguida, regue todas as plantas. Uma pequena quantidade de água por planta é suficiente — em média, 5 a 6 litros por metro quadrado de mudas.
Durante a fase de formação e amadurecimento dos frutos, pode-se utilizar uma solução de superfosfato. Nesse caso, dilua 2 colheres de sopa da solução em dois litros de água. Após misturar bem, deixe a mistura repousar por um dia. Em seguida, adicione-a a um balde com água e pulverize a folhagem e os caules da planta.
A solução de levedura pode ser usada periodicamente, uma vez por semana, para garantir que as substâncias orgânicas benéficas sejam fornecidas uniformemente ao solo, mas não em excesso.
Fertilizantes em campo aberto
As taxas de aplicação de fertilizantes podem variar dependendo da variedade de tomate. Vale ressaltar que, no cultivo ao ar livre, o crescimento e a floração ocorrem em ritmo diferente do que em estufas.
Mesmo que você tenha escolhido um solo bom, com um teor equilibrado de micronutrientes essenciais e matéria orgânica, o ideal é usar fertilizante para melhorar a produtividade. A mistura de levedura é uma das melhores opções para o cultivo de hortaliças, pois enriquece o solo com oxigênio e outros componentes benéficos.
O momento da primeira adubação geralmente varia, pois as condições de cultivo e o estado atual das mudas também variam. Três a quatro dias após o plantio, as mudas podem ser regadas com ureia. A solução é semelhante à utilizada para regar tomates em estufa (1 colher de sopa por balde de água). No entanto, é importante lembrar que, se as plantas apresentarem folhagem abundante e as mudas estiverem em boas condições, não há necessidade de enriquecer o solo com micronutrientes. Caso contrário, o crescimento da folhagem aumentará, mas a frutificação será significativamente reduzida.
Após o transplante das plantas para o solo, não as regue previamente com solução de levedura. Como as mudas precisam de tempo para se aclimatarem ao novo local, o ideal é fertilizá-las após uma semana. O fertilizante de levedura é uma boa opção para esse fim.
Após três semanas, você já pode regar com uma solução de verbasco ou esterco de galinha.
Para plantas adultas com ovários, pode-se usar uma mistura de levedura mais concentrada. Cinzas e esterco de galinha também podem ser adicionados à mistura para melhorar suas propriedades. Como alternativa, alterne os fertilizantes, aplicando-os diretamente no solo.
Se o seu fertilizante de levedura contiver esterco de galinha, é melhor regar a planta com um regador e não diretamente nas raízes. A água da chuva, que pode ser coletada previamente em barris, é a melhor opção.
Vídeo: "Super Fertilizante de Levedura para Tomates e Outras Plantas"
Use esta receita de mistura de nutrientes para levedura para ajudar seus vegetais, flores e árvores a crescerem vigorosamente.





