Características da fertilização de tomates com cinzas: métodos comprovados

Ao limpar seus jardins e hortas, as pessoas costumam queimar os restos de plantas, produzindo assim um excelente fertilizante para a maioria das culturas que cultivam. A queima de madeira, grama, turfa ou xisto evapora quase todo o nitrogênio, mas deixa para trás fósforo, potássio e cálcio essenciais.

Peculiaridades

Os fertilizantes são normalmente usados ​​em várias etapas do cultivo de produtos agrícolas em jardins e estufas. São aplicados durante o preparo do solo para o plantio, usados ​​para nutrir as mudas e, dependendo da fertilidade do solo, durante o crescimento, floração e frutificação de hortaliças e frutos silvestres. Alguns jardineiros compram minerais derivados de produtos químicos, sem se preocuparem com o acúmulo desses produtos nas plantas, enquanto outros preferem usar produtos preparados em casa da maneira mais natural possível.Tomates crescendo em campo aberto.

A cinza de madeira é um excelente fertilizante para a maioria das hortaliças e jardins, mas é preciso conhecer suas propriedades e características básicas para utilizá-la da melhor forma possível para as plantas.

Somente as cinzas obtidas da queima de materiais vegetais, turfa ou xisto podem ser usadas como fertilizante. No entanto, as cinzas da queima de polímeros sintéticos, borracha ou itens revestidos com tintas e vernizes (mesmo papel colorido ou revistas brilhantes) não podem ser utilizadas.

Ao adicionar cinzas e resíduos de madeira ao solo do seu jardim ou estufa, você altera o seu pH — as cinzas reduzem significativamente a acidez. Portanto, para alcalinizar solos ácidos, você pode aplicar até 500 gramas por metro quadrado. Solos argilosos ou franco-argilosos continuarão apresentando fertilidade notável por mais 4 a 5 anos após essa adição, mantendo uma textura mais leve. Essa abordagem deve ser evitada em solos neutros ou alcalinos.

Como a turfa, ao contrário, acidifica o solo, as cinzas de madeira e a turfa são geralmente adicionadas juntas para fertilizar e melhorar a estrutura do solo em condições neutras. No entanto, se as plantas preferem solo ácido, como batatas, rabanetes e melões, as cinzas devem ser usadas com extrema cautela. Contudo, fertilizar tomates, pimentões, berinjelas, pepinos e repolhos com cinzas sempre produz um efeito positivo. Árvores frutíferas e plantas de interior também adoram; as cinzas são adicionadas ao solo sob as árvores a cada 2-3 anos, e as plantas de interior são adubadas regularmente com elas (também adicionadas ao solo no momento do plantio), o que promove uma floração mais longa e exuberante.A turfa é um fertilizante para o solo.

O potássio é encontrado em concentrações mais elevadas nas cinzas da queima de videiras, talos de batata, girassóis inteiros (até 40%), cascas de girassol, trigo sarraceno e gramíneas. É encontrado em concentrações ligeiramente menores nas cinzas da queima de palha, madeira e turfa.

As cinzas provenientes de xisto, madeira e turfa contêm muito mais cálcio (de 45 a 70%), enquanto as cinzas de grama seca contêm menos.

E a maior parte do fósforo permanece após a combustão da madeira – de 6 a 10%, enquanto a turfa e a grama fornecem apenas 1%.

As cinzas, provenientes não só da madeira, mas também da queima de palha, grama, xisto, turfa e cascas, constituem uma combinação única de elementos benéficos para o crescimento das plantas. A adição de um fertilizante nitrogenado (como o esterco) cria um fertilizante complexo que favorece o crescimento da maioria das plantas cultivadas em nossos jardins ou estufas.Cinzas de madeira para fertilizante

A cinza não é apenas um fertilizante; ela também é usada para controlar pragas de plantas. Pulgas-da-terra, vários tipos de afídeos, lesmas, caracóis e até mesmo larvas-arame são particularmente resistentes à cinza. Ela também é frequentemente usada para prevenir doenças fúngicas em plantas.

Vídeo: Fertilização das raízes com cinzas

Este vídeo mostrará como adubar tomates com cinzas nas raízes.

Métodos

A cinza é utilizada em sua forma seca, para fazer soluções, infusões e extratos, e para enriquecer pilhas de compostagem. Também é usada como fertilizante radicular e foliar.

Cinzas secas, quase sólidas, são enterradas no solo para prepará-lo para o plantio, preenchendo os troncos de árvores e arbustos, e entre as fileiras na horta. Após essa aplicação, elas são cobertas com terra ou misturadas a ela, e então as raízes recebem uma dose de nutrientes a cada rega. As raízes precisam de fósforo para se desenvolverem, portanto, o solo para mudas de tomate, o solo da horta ou da estufa deve conter cinzas.Fertilizar canteiros de jardim com cinzas.

Para preparar a solução, basta adicionar água às cinzas, deixar repousar por um tempo e depois utilizá-la para regar ou pulverizar (adubação foliar), mas a mistura deve ser agitada ou mexida constantemente.

As infusões e extratos envolvem o uso exclusivo de água, que é filtrada ou simplesmente deixada em repouso para decantar e depois descartada. Este é um método mais suave de fertilização, pois a água contém muito menos nutrientes, com a maioria permanecendo no fundo do recipiente. No entanto, quaisquer nutrientes dissolvidos na água serão absorvidos pelas plantas. Essa água é usada para regar ou pulverizar mudas de tomate; esta é a primeira adubação dos tomates, feita quando ainda estão muito jovens e frágeis.

As pilhas de compostagem são geralmente feitas de resíduos vegetais, regadas com uma infusão de verbasco ou esterco de aves, ou simplesmente suplementadas com esterco. Esse composto costuma ser rico em nitrogênio e, se forem adicionadas cinzas, torna-se ainda mais rico em potássio, cálcio e fósforo, o que o transforma em um fertilizante completo e quase universal. Se a turfa for adicionada na mesma quantidade que as cinzas, não afetará o pH do solo e poderá ser usada não apenas como fertilizante para tomates e outras solanáceas, mas também para batatas, rabanetes e melões.

Quando os fertilizantes são aplicados nas raízes, as plantas absorvem todos os nutrientes presentes no solo através delas. A adubação foliar, por sua vez, difere nesse aspecto, pois a planta absorve apenas os nutrientes necessários naquele momento, através das folhas e caules, com resultados visíveis em poucos dias, e muitas vezes até mesmo em horas.

Pulverizar tomates com solução de cinzas

Isso é facilmente perceptível na condição dos tomates. O fósforo é essencial para o desenvolvimento das raízes e a formação dos frutos; sem ele, os demais nutrientes não são absorvidos pela planta. A deficiência de fósforo pode ser detectada por manchas roxas na parte inferior das folhas, enrolamento ao longo da nervura principal e amadurecimento lento dos tomates. A pulverização com uma solução de cinzas corrige rapidamente a situação, mais rápido do que a rega.

O potássio ajuda as plantas a formar caules e a participar da fotossíntese. A deficiência de potássio faz com que as folhas inferiores fiquem pálidas entre as nervuras, murchem e morram. A adubação foliar produz resultados em um dia, sendo usada como solução rápida, enquanto a adubação radicular é mais eficaz a longo prazo. Há apenas uma regra: não pulverize as plantas antes da chuva ou sob luz solar intensa. O ideal é fazer isso em um dia nublado ou à noite, dando tempo para as folhas absorverem o líquido.

Normalmente, as plantas são polvilhadas com cinzas para o controle de pragas ou prevenção de doenças. As cinzas precisam permanecer nas folhas e caules por mais tempo, por isso é melhor polvilhá-las após a chuva ou após a pulverização com água. As cinzas são moídas até virarem um pó fino, frequentemente misturado com pó de tabaco. O processo de polvilhamento deve ser realizado quando não houver vento para garantir que as cinzas cheguem ao local desejado. Em uma estufa, basta fechar as janelas e portas para evitar a circulação de ar.

Conselho

Ao plantar tomates, berinjelas e pimentões na horta, adicione de 4 a 5 colheres de sobremesa de cinzas em cada cova e misture com a terra. Como alternativa, você pode simplesmente adicionar várias xícaras (até três) de cinzas por metro quadrado do canteiro ao cavar.Fertilizar o solo com cinzas de madeira

É bom adubar as mudas com extrato de cinzas de madeira, mas não exagere; o ideal é fazer isso no máximo duas vezes antes do transplante para o local definitivo.

Para aumentar a produção e melhorar o sabor dos frutos (adicionando doçura), pulverize os caules e as folhas dos tomates com um extrato de cinzas contendo ácido bórico durante a floração. Para preparar, adicione duas xícaras de cinzas a dois litros de água quente, deixe em infusão por dois dias e, em seguida, coe ou escorra. Dilua o extrato resultante com mais água até completar 10 litros de volume e adicione 10 gramas de ácido bórico.

Alguns horticultores misturam uma solução de cinzas (2 litros em frascos + 10 litros de água) com 10 g de ácido bórico e 10 g de iodo, deixam em infusão por vários dias, depois diluem a mistura dez vezes e aplicam 1 litro sob cada planta. Essa fertilização é repetida várias vezes durante a estação de cultivo.

Durante o período de frutificação, você pode adubar seus tomates espalhando um pouco de cinzas secas ao redor dos pés a cada duas semanas, não mais do que meia colher de sopa. Isso também adicionará doçura aos tomates, além de força e saúde.

Para combater pulgões, misture cinzas trituradas com quantidades iguais de pó de tabaco e polvilhe as plantas várias vezes. Para eliminar pulgões, trate as plantas com uma solução líquida. Misture 50 gramas de cinzas e sabão de lavar roupa em 5 litros de água, adicione 10 gramas de ureia e deixe repousar por dois dias.Moscas pretas em uma folha

A cinza de madeira pode facilmente substituir os fertilizantes potássicos e fosfatados comprados em lojas; é definitivamente adequada para tomates em todos os estágios de desenvolvimento, desde as mudas até a maturação. No entanto, o cloreto de potássio e a água clorada não devem ser usados ​​para irrigação, pois o cloro tem um efeito prejudicial nos tomates. Você pode fazer sua própria cinza se tiver uma sauna ou queimar muitas folhas e cascas. Durante o inverno, ela pode se acumular em quantidades suficientes para fornecer nutrição benéfica aos tomates.

Vídeo: "Características do Fertilizante de Cinzas"

Este vídeo mostrará os benefícios e as características dos fertilizantes de cinzas.

Pera

Uva

Framboesa