Cultivando tomates a partir de sementes: dicas para iniciantes
Contente
Preparando o solo para as mudas
O solo para mudas deve ser solto, nutritivo e uniforme. Você pode comprá-lo em lojas de jardinagem ou prepará-lo você mesmo. Normalmente, adiciona-se uma mistura de terra vegetal, húmus e turfa, juntamente com um pouco de ureia, superfosfato e sulfato de potássio. Se a mistura estiver muito pesada, adicione areia de rio.
O ideal é preparar o solo no outono para que as geadas de inverno eliminem todas as bactérias patogênicas. Caso isso não aconteça, desinfete o solo antes de usar, assando-o em forno pré-aquecido por 20 a 30 minutos (ou 1 minuto no micro-ondas). Uma solução de permanganato de potássio ou simplesmente água fervente despejada sobre o solo preparado funciona bem.
Vídeo "Semeadura"
Este vídeo mostrará como semear corretamente sementes de tomate para obter mudas.
Preparação das sementes
Você pode comprar sementes em lojas especializadas ou coletá-las da sua própria colheita. Ao comprar, preste atenção à integridade da embalagem e às datas de validade. Diz-se que as sementes mantêm sua viabilidade por até oito anos, mas é melhor comprar sementes com dois ou três anos de idade. Coletar suas próprias sementes é conveniente porque você já conhece o sabor e a aparência dos tomates, mas sementes híbridas não são adequadas, pois não transmitem as características das plantas-mãe. A experiência mostra que sementes armazenadas em ambiente interno por dois ou três anos germinam melhor do que as do ano anterior.
Cerca de um dia antes da semeadura, mergulhe as sementes em água com sal por alguns minutos. As sementes boas e cheias afundarão, enquanto as vazias e defeituosas flutuarão. Descarte as sementes com a água e mergulhe as selecionadas em uma solução de permanganato de potássio (não muito forte) por 20 a 30 minutos para desinfetá-las. Após o banho, enxágue as sementes com água limpa. Nesta etapa, alguns jardineiros endurecem as sementes, colocando-as alternadamente na geladeira e sobre um radiador por algumas horas.
Com ou sem aclimatação, após a desinfecção, as sementes são espalhadas sobre um pano macio e úmido, dobrado várias vezes (como algodão cru ou gaze), para que inchem. O pano é generosamente umedecido com água ou solução fertilizante, colocado em uma bandeja, as sementes são distribuídas sobre o pano em uma única camada, a bandeja é coberta com filme plástico para criar um efeito estufa e as mudas são colocadas em um local aquecido.
Em geral, elas são semeadas em um dia, e alguns proprietários germinam as sementes em casa dessa maneira, colocando-as no solo com pequenos brotos.
Recipientes para mudas
Para cultivar mudas em casa, as pessoas geralmente usam caixas de madeira ou plástico, recipientes especiais com tampa, copos plásticos descartáveis, garrafas cortadas ou bandejas de mudas. O recipiente deve ter pelo menos 8 a 10 cm de profundidade. A profundidade geralmente depende da quantidade de sementes e da disponibilidade de recipientes. Se você tiver poucas sementes, pode semeá-las diretamente, uma ou duas por recipiente. Se tiver muitas sementes, pode começar o cultivo nas caixas e depois transplantá-las para recipientes individuais.
Antes de adicionar terra aos recipientes, lave-os com sabão de lavar roupa, enxágue com água fervente e seque-os. Se caixas de madeira forem usadas frequentemente para mudas diversas, elas devem ser fumigadas com enxofre ou tratadas com cal. A adição de terra só deve ser feita após a desinfecção. Recomenda-se uma camada de drenagem, embora muitos horticultores optem por não utilizá-la.
Plantar sementes
O cultivo de tomates a partir de sementes começa com o plantio das sementes em solo preparado. Faça sulcos com no máximo 1 cm de profundidade em solo úmido, deixando 3 cm de espaço entre eles. Coloque as sementes a cada 1,5–2 cm e cubra-as cuidadosamente com terra. Se o solo não estiver suficientemente úmido, você pode umedecê-lo com um borrifador após o plantio. Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e mantenha-o a uma temperatura de 22–25 °C. A luz não é necessária até que as mudas apareçam.
As sementes de tomate geralmente germinam em 4 a 10 dias. A velocidade de germinação depende da variedade do tomate, da frescura das sementes, do seu preparo e da temperatura do ar. Obviamente, as sementes que já brotaram germinarão mais rapidamente do que as que nem sequer foram embebidas.
Até que as mudas germinem, o filme plástico deve ser removido periodicamente, a condensação deve ser removida e as caixas devem ser arejadas. Assim que os brotos surgirem, o filme plástico deve ser removido completamente, as caixas devem ser colocadas mais perto de uma fonte de luz e a temperatura pode ser reduzida para 18 graus Celsius.
Luz de fundo
Normalmente, as mudas são colocadas em parapeitos de janelas, mas se isso acontecer em fevereiro ou março, os dias ainda são curtos e a luz insuficiente. A iluminação pode ser fornecida com lâmpadas fluorescentes, posicionadas acima das plantas, deixando uma distância de 10 a 12 cm entre as mudas e a lâmpada. As lâmpadas são elevadas à medida que os tomates crescem. Uma lâmpada de cultivo específica também pode ser usada. O ideal é que as plantas sejam expostas à luz das 8h às 20h, ou pelo menos 10 horas por dia.
Para evitar que os brotos se estiquem e cresçam tortos, eles são reorganizados de forma que todos os lados fiquem voltados uniformemente para a fonte de luz. Para evitar que fiquem tortos e o incômodo de reposicioná-los constantemente, as lâmpadas devem ser posicionadas diretamente acima dos vasos, mas isso nem sempre é possível.
Regar e fertilizar
Regue as mudas diretamente na raiz, evitando molhar as folhas. Não regue até que a camada superficial do solo esteja seca, caso contrário as raízes ficarão encharcadas, o que pode causar apodrecimento ou podridão negra. Use água decantada, e a temperatura dela não deve ser inferior à temperatura ambiente, podendo até ser ligeiramente superior.
Muitos proprietários de casas acreditam que as mudas precisam ser adubadas. Mas isso depende do quão nutritivo é o solo. Se o solo for bem fertilizado, as mudas podem durar até o transplante.
É importante observar a condição das mudas: plantas jovens, fortes e robustas, de cor verde-escura e com bom crescimento, devem receber apenas água. No entanto, se as folhas estiverem muito pálidas ou amareladas, pode ser sinal de falta de nitrogênio. Se os caules estiverem muito finos e fracos, e o crescimento for lento, você pode regar as mudas com uma solução de fertilizante complexo ou uma infusão de esterco de galinha (ou verbasco). Dilua a infusão de esterco dez vezes e a infusão de verbasco vinte vezes, coe em um pano fino e regue as mudas por baixo das raízes. A adubação pode ser feita após 10 dias, de preferência após a rega. O excesso de fertilizante também é prejudicial; a planta pode crescer bem, mas não dar frutos ou adoecer.
Colheita de mudas
As mudas de tomate devem ser transplantadas. Este processo consiste em transplantar e beliscar a raiz central, o que permite que a raiz cresça mais e se torne mais forte e robusta. Ao mesmo tempo, todas as plantas são transplantadas para vasos individuais (geralmente vasos de turfa, que são então colocados no canteiro), e as plantas fracas com raízes danificadas são descartadas.
O transplante pode ser feito quando duas folhas verdadeiras surgirem, mas muitos o adiam até que quatro ou mesmo seis folhas apareçam, alegando o risco de danificar uma planta com caule fino e frágil, fazendo com que o replantio cause mais danos do que benefícios. O momento ideal depende de cada planta. A planta é retirada do solo, as raízes são examinadas, beliscadas (mesmo que não, elas ainda sofrerão um leve dano, o que é benéfico) e colocadas em solo novo e nutritivo, enterrando-as até os cotilédones.
Endurecimento das mudas
mudas, Plantas cultivadas em ambientes internos não podem ser simplesmente plantadas ao ar livre sem preparação; primeiro, precisam ser aclimatadas e adaptadas às novas condições. Esse processo começa duas semanas antes do plantio no jardim. Inicialmente, as plantas são levadas para fora por algumas horas pela manhã ou à noite. Em seguida, são expostas à luz solar, aumentando gradualmente o tempo de exposição ao ar livre. Ao longo das duas semanas seguintes, esse período deve aumentar para 24 horas.
Plantar mudas no solo
As mudas são plantadas no solo quando o risco de geada tiver passado e as plantas tiverem quase dois meses de idade. As fileiras são demarcadas no canteiro preparado, os buracos são cavados e cada planta é colocada nesses buracos, juntamente com um torrão de terra retirado de um copo. As plantas são cobertas com terra, compactada manualmente ao redor dos caules, regadas e, em seguida, cobertas com uma camada de 3 a 5 cm de turfa ou composto.
Ainda é aconselhável cobrir plantas delicadas com filme plástico ou tecido não tecido à noite, pelo menos durante a primeira semana.
Vídeo "Plantando mudas"
Este vídeo mostrará como plantar mudas corretamente em campo aberto.




