Os tipos e variedades mais bonitos de calêndulas, com nomes e fotos.

As flores de calêndula, também conhecidas como cravinas, foram trazidas das Américas para o Velho Mundo há cinco séculos. Desde então, os cultivadores desenvolveram inúmeras espécies e variedades dessa planta fascinante. São essas que abordaremos neste artigo.

Características e descrição das calêndulas

As calêndulas receberam seu nome em latim, Tagetes, graças ao cientista sueco Carl Linnaeus, que nomeou essas flores em homenagem ao neto do deus Júpiter. No entanto, entre os jardineiros modernos, elas são mais conhecidas como calêndulas ou margaridas.

A descrição botânica das flores varia conforme a espécie, mas todas possuem caules eretos e rizomas fibrosos. Os arbustos podem ser compactos ou espalhados, com altura variando de 0,2 a 2 metros. As folhas são recortadas, pinadas, às vezes inteiras, com bordas serrilhadas. Dependendo da variedade, apresentam coloração em diferentes tonalidades de verde.

As flores de calêndula também são conhecidas como flores de sobrancelha preta.

As inflorescências em forma de cesto formam dois tipos de flores: liguladas e tubulares. As flores são caracterizadas por um rico espectro de tons, do branco ao castanho-avermelhado. Durante o período de floração, que ocorre de junho a outubro, as calêndulas exalam uma forte fragrância semelhante à do áster. No final do outono, as plantas produzem cápsulas pretas e achatadas que contêm até setecentas sementes.

Para melhor distinguir entre as variedades, os botânicos criaram um sistema de classificação que divide as calêndulas em grupos. Discutiremos cada um deles com mais detalhes a seguir.

Classificação das calêndulas pela altura do arbusto

Um dos critérios para classificar as calêndulas é o comprimento do ramo. Essa classificação inclui cinco espécies.

Gigante

A altura das plantas deste grupo varia de 0,9 a 1,2 m. Entre elas, podem-se distinguir as seguintes variedades:

  1. Dólar de Ouro (Dólar Dourado). Um híbrido anual de floração precoce. Os caules são densamente folhosos, com lâminas foliares de cor clara. As inflorescências têm 70-80 mm de diâmetro e são de um laranja intenso.
  2. Lemon Queen. Calêndulas com flores duplas e exuberantes de um amarelo limão brilhante e uniforme. Os botões têm 8 a 10 cm de diâmetro. O pico da floração ocorre no segundo semestre do verão.
Lemon Queen (Rainha do Limão) pertence às variedades gigantes.

Alto

Este grupo inclui plantas com altura entre 0,6 e 0,9 cm. As variedades mais famosas são:

  1. Gelber Stein (Yellow Stone). Cravo-de-defunto anual em um tom rico e ensolarado. No início do verão, floresce com exuberantes inflorescências dobradas de cerca de 15 cm de diâmetro.
  2. Frills (Frills). A planta adulta atinge quase 0,8 m de altura. Os botões são de tamanho médio (cerca de 80 mm), com pétalas laranja-douradas.
  3. Zitronen prinz (Príncipe do Limão). Estas calêndulas são variedades padrão. Os brotos verde-escuros são cobertos por uma penugem rosada. As inflorescências são de tamanho médio (8-10 cm) e de cor amarelo-limão brilhante.

Tamanho médio

Essas calêndulas crescem até cerca de 0,4 a 0,6 m. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Kilimanjaro (Kilimanjaro). Uma espécie anual de calêndula com poucos ramos e pequenas inflorescências branco-creme (7-10 cm). Floresce no início de junho.
  2. Anel de Ouro (Golden Ring). Distingue-se pelas suas folhas profundamente recortadas e pequenas inflorescências (20-30 mm de diâmetro), com uma coloração laranja brilhante no centro e amarela nas bordas.

baixa estatura

A altura dessas plantas de veludo varia de 0,2 a 0,4 metros. As variedades mais populares incluem as seguintes:

  1. Bonanza Deep Orange. Um híbrido precoce que não cresce mais do que 0,3 m de altura e produz botões pequenos com cerca de 60 mm de diâmetro. As pétalas têm um tom abóbora intenso.
  2. Discovery Yellow. Os menores representantes desta seção. Os cestos são duplos, com 80 mm de diâmetro e de uma cor amarelo-limão intensa.

Anão

Essas calêndulas em miniatura raramente crescem mais de 0,2 m de altura. Entre elas, destacam-se os seguintes híbridos:

  1. Harmonia (Harmony). Apresenta arbustos compactos com folhas escuras e botões com cerca de 50 mm de diâmetro. As pétalas externas são marrom-avermelhadas, com um centro amarelo intenso.
  2. Mimimix (Mimimix). Essas calêndulas são caracterizadas por inflorescências minúsculas e simples, não maiores que 20 mm. A gama de cores é variada, do amarelo claro ao vermelho intenso.
  3. Lunacy Orange (Laranja Lunacy). O arbusto cresce até uma altura de 15 cm e uma largura de cerca de 20 cm. As inflorescências são amarelo-alaranjadas, pequenas (40-50 mm) e têm formato semelhante ao de um crisântemo.
Lunacy Orange é uma variedade anã.

Vídeo: Cultivando calêndulas

Este vídeo descreve as regras básicas para plantar e cultivar flores de jardim.

Tipos de calêndulas de acordo com a forma da inflorescência

Além do comprimento da haste, os botânicos dividiram todas as espécies de acordo com o tipo de flor. Esta seção inclui seis subgrupos.

Simples

As calêndulas desta seção distinguem-se por inflorescências simples, constituídas por várias flores tubulares rodeadas por uma única fileira de flores liguladas. Aqui estão algumas delas:

  1. Lemon Jam. Um híbrido anual de porte baixo, que não ultrapassa 0,2 m de altura. As inflorescências são pequenas, com apenas 30 a 40 mm. As pétalas são de um amarelo intenso no centro, com bordas cor de limão.
  2. Páprica (Paprika). Os arbustos crescem até 0,2-0,3 m e formam esferas. As folhas são de cor clara, os botões são pequenos (20-30 mm). O centro é amarelo-alaranjado, as bordas são vermelho-fogo.
A variedade Paprika representa um grupo simples

Semi-duplo

Diferentemente do grupo anterior, essas calêndulas possuem duas ou três fileiras de flores liguladas. As variedades mais conhecidas são:

  1. Bola de Ouro (Bola Dourada). Cresce até 0,5-0,6 m e produz pequenas inflorescências de 40-50 mm de diâmetro. As pétalas são amarelo-douradas no centro, com bordas marrom-bordô.
  2. Brokade vermelha (Red Brokade). Um híbrido anual de porte baixo, não ultrapassando 0,2-0,3 m de altura. As inflorescências têm cerca de 50 mm de diâmetro e coloração marrom-avermelhada.
Gold Ball (Bola de Ouro) é uma variedade semi-dupla

Terry

Esta seção é caracterizada por variedades com flores exuberantes e esféricas que lembram chapéus. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Popsicle (Eskimo). Este híbrido cresce aproximadamente 0,4 m de altura e possui inflorescências de tamanho médio (6-10 cm). A cor é branco-creme. A floração começa em meados do verão.
  2. Fantastic (Фантастик). Forma um arbusto alto (0,6-0,7 m) com inflorescências duplas de cerca de 11 cm. A paleta de cores é variada – do amarelo dourado ao laranja vibrante.
  3. Morango Loiro. As calêndulas anuais não crescem mais do que 0,2 m de altura. As inflorescências têm diâmetro médio (40-50 mm) e apresentam uma coloração camaleônica.

As pétalas da variedade Strawberry Blonde mudam de cor dependendo das condições climáticas e da temperatura.

Variedade Terry Strawberry Blonde (Loiro Morango)

Semelhante a uma anêmona

O nome do grupo fala por si só. Os botões são compostos por várias fileiras de flores liguladas e grandes flores tubulares no centro. As variedades mais famosas são:

  1. Durango (Durango). Híbrido anual de porte baixo, com 0,2 a 0,3 m de altura. As inflorescências, com 50 a 60 mm de diâmetro, apresentam uma paleta diversificada de cores, do amarelo ensolarado ao marrom-bordô.
  2. A espécie <i>Crotalus spp.</i> (Orange Flame) não ultrapassa 0,3 m de altura e floresce com pequenos botões de 35 a 50 mm de diâmetro. As inflorescências amarelo-alaranjadas são delicadamente emolduradas por pétalas marrom-bordô.

Cariófilas

Essas calêndulas se assemelham na aparência às flores de mesmo nome. Seus botões são compostos quase inteiramente de pétalas liguladas. As variedades mais populares são:

  1. Carmen (Carmen). Uma planta anual de porte baixo que atinge 0,3 m de altura. As inflorescências são de tamanho médio (cerca de 50 mm), com um centro amarelo intenso e bordas vermelho-bordô.
  2. Black Velvet. Cravos-de-defunto compactos que não crescem mais do que 0,3 m. Florescem com botões de 50 a 60 mm da cor de uma cereja madura. As pétalas têm bordas de um laranja vibrante.

Semelhante a um crisântemo

Essas calêndulas, por outro lado, são compostas inteiramente por flores tubulares. As mais famosas delas são:

  1. Taishan (Taishan). Uma variedade rasteira e precoce que floresce no final de maio. Os botões são grandes, com cerca de 80 mm de diâmetro. A cor varia do amarelo dourado ao laranja vibrante.
  2. Vanilla F1 (Vanilla F1). Anual, 0,4 m de altura e 0,2-0,3 m de largura. Inflorescências de tamanho médio (60-70 mm), de cor creme com um leve tom verde.

Outros tipos e variedades de calêndulas

Além das duas classificações discutidas acima, os botânicos também conhecem outras espécies de calêndulas. Vamos discuti-las a seguir.

Ereto ou Africano (Tagetes erecta)

Estas são algumas das representantes mais altas do gênero, atingindo uma altura de 1 a 1,2 m. Caracterizam-se por uma coloração predominantemente sólida e botões duplos com diâmetro máximo de 15 cm. As variedades mais típicas deste grupo são:

  1. Antigua (Antigua). Um híbrido de porte baixo com inflorescências muito grandes, de aproximadamente 15 cm de diâmetro. As cores das pétalas variam do amarelo-limão ao abóbora.
  2. Crush (Krash). Cravo-de-defunto anão com no máximo 0,2 m de altura, com botões de 60 a 70 mm. A coloração é amarelo-alaranjada, uniforme.
  3. Lady. As plantas adultas crescem até meio metro e produzem pequenas inflorescências com 50 a 60 mm de diâmetro. Esta variedade apresenta diversas cores.
Cravo-de-defunto ereto de Antigua (Antigua)

Rejeitado (Tagetes patula)

Esta seção inclui variedades de porte rasteiro, com altura máxima de 0,4 a 0,6 m e botões florais de aproximadamente 80 mm. As inflorescências podem ser simples ou dobradas. O pico da floração ocorre na segunda metade do verão. Variedades populares incluem:

  1. Mercedes (Mercedes). Cravo-de-defunto de porte baixo, com 0,3 m de altura, com inflorescências dobradas de cerca de 50 mm de diâmetro. As pétalas são marrom-bordô, com centros amarelo-vivo.
  2. Fireball (Bola de Fogo). Um arbusto que não ultrapassa 0,2-0,3 m de altura, com inflorescências de 40-50 mm de diâmetro. Possui coloração camaleônica, que varia do vermelho-bordô ao amarelo-alaranjado.
Fireball (Файрбол) é uma espécie aberrante

Tagetes tenuifolia (folhas estreitas, ou mexicana)

Este grupo de calêndulas é difícil de confundir com qualquer outro. Plantas anuais que se distinguem pelas suas inflorescências simples e porte baixo (não ultrapassando meio metro de altura). As calêndulas de folhas estreitas caracterizam-se por uma vasta gama de cores. Vejamos algumas delas:

  1. Gnome (Gnome). Essas calêndulas crescem até 0,2-0,3 m de altura, mas as inflorescências são bastante grandes (cerca de 80 mm). A cor é uniforme, um amarelo ensolarado intenso.
  2. Lulu (Lulu). Uma variedade de porte baixo (não mais que 0,2 m) com botões minúsculos de apenas 30 mm de diâmetro. Floresce com uma linda cor limão.
  3. Carina (Karina). Uma planta adulta raramente cresce mais de 0,2 m de altura. Produz pequenas inflorescências, com cerca de 30-40 mm de diâmetro, de uma tonalidade laranja vibrante.
Calêndula de folhas estreitas, ou variedade mexicana

Tagetes lucida

A calêndula, também conhecida como estragão espanhol, é uma planta perene que cresce de 0,4 a 0,8 metros de altura, formando touceiras com caules eretos. As folhas são lanceoladas, medindo de 6 a 8 cm. Os botões florais, com aproximadamente 15 mm de diâmetro, são compostos por pétalas simples. As flores apresentam uma coloração amarelo-dourada uniforme e florescem do início de junho ao final de setembro.

Calêndula de Nelson (Tagetes nelsonii)

Encontrada no Texas e no México, esta planta alta possui caules robustos de 0,9 a 1,2 m de comprimento. Os brotos são densamente folhosos e têm uma tonalidade avermelhada. As lâminas foliares são estreitas, serrilhadas e verde-escuras. As inflorescências são de tamanho médio, simples e de um amarelo intenso e ensolarado. Quando florescem, as calêndulas exalam uma fragrância vibrante com notas frutadas e almiscaradas.

As calêndulas de Nelson são frequentemente usadas na culinária como tempero para peixe, carne ou produtos de panificação.

Calêndula de Lemmon (Tagetes lemmonii)

Plantas altas, que atingem 1,2 m de altura, são mais comuns nas regiões montanhosas da América e do México. As folhas são lanceoladas, finamente serrilhadas, com 5 a 15 cm de comprimento e de cor verde-escura. As inflorescências são simples, medindo aproximadamente 50 mm. As pétalas têm uma cor amarelo-limão uniforme. O aroma das calêndulas em flor tem uma leve nota mentolada. O perfume é tão intenso que as borboletas se reúnem constantemente sobre os arbustos de calêndula-limão.

Cravos-de-defunto (Tagetes minuta)

Representantes gigantes do gênero, que crescem de meio metro a dois metros de altura. As folhas são estreitas, com bordas serrilhadas, medindo de 5 a 20 cm. Elas se dispõem densamente no caule, opostas umas às outras. Essas calêndulas florescem com pequenos botões simples, de 15 a 20 mm de diâmetro. A Tagetes minuta é encontrada em muitas regiões do mundo. As flores crescem na América do Norte e do Sul, África, países do Oriente, Austrália e sul da Europa.

Cravos-de-defunto (Tagetes minuta)

Calêndulas e paisagismo

As calêndulas variegadas e multicoloridas ficam ótimas em qualquer jardim. Elas são muito utilizadas no paisagismo.

  • desenho de caminhos e bordas;
  • decoração de gazebos ou outras construções de quintal;
  • Criação de canteiros de flores;
  • plantios de uma única espécie;
  • bordas mistas;
  • vasos de flores individuais móveis.

Os paisagistas costumam usar variedades anãs de diversas cores para criar padrões geométricos lúdicos. Elas também são frequentemente plantadas em canteiros para decorar hortas.

As calêndulas combinam bem com quase todas as flores de jardim. Elas combinam melhor com as seguintes plantas:

  • ásteres;
  • lobularia;
  • tabaco;
  • sábio;
  • equinácea;
  • calêndula;
  • cinerária;
  • alisso;
  • zínias.
É importante escolher a paleta de cores certa para realçar o caráter quente e outonal do cabelo castanho-escuro. Por exemplo, combine-o bem com tons de azul ou bordô profundo.
Conselho do autor

A variedade de espécies de calêndula é vasta, agradando até o mais exigente apreciador de bons gostos. Não tenha receio de experimentar, misturando diferentes espécies. Isso dará à sua propriedade um caráter único.

Pera

Uva

Framboesa