Cultivo e utilização do evônimo alado no paisagismo.

Para jardins ornamentais, as pessoas costumam escolher plantas pitorescas que atraem a atenção durante todo o verão e mantêm sua beleza com a chegada do outono. Uma dessas plantas é o evônimo-alado, um arbusto decíduo nativo do Japão e, infelizmente, pouco utilizado por jardineiros russos. Este artigo discute os benefícios e os métodos de cultivo dessa planta.

Descrição botânica do evônimo alado

Os botânicos classificam a planta como uma subespécie distinta da família Euonymus, que possui mais de 200 espécies. Existem plantas perenes e decíduas, arbustos de 1,5 metro de altura e árvores altas, que podem atingir até 10 metros de altura.

Euonymus alado é um arbusto decíduo

O evônimo selvagem é comum em latitudes temperadas e subtropicais, em florestas mistas e decíduas. Até 20 espécies são encontradas em nossa região, conhecidas popularmente como ligustro, olho-de-dama, cegueira-noturna ou líber-de-lobo.

A aparência da árvore de evônimo varia dependendo da variedade. Descrição geral:

  1. Os ramos são tetraédricos e ovais em seção transversal, por vezes apresentando crescimentos em forma de cones ou costelas longitudinais.
  2. As folhas são lisas, opostas e têm cerca de 4 cm de comprimento. A folhagem de algumas variedades é exclusivamente verde, enquanto outras apresentam folhagem variegada brilhante na primavera – amarela, escarlate, etc.
  3. Os frutos maduros assumem a forma de cápsulas coriáceas com quatro compartimentos, contendo sementes. Diferentes variedades apresentam coloração amarela, rosa ou roxa. Embora os frutos em si se assemelhem a flores, as inflorescências que se formam no final da primavera são pouco atraentes. As flores do evônimo são pequenas, agrupadas em inflorescências corimbosas e exalam um odor desagradável.

Os frutos são venenosos (assim como toda a planta) e não devem ser consumidos.

Vídeo: Plantando Euonymus alata

Este vídeo mostra instruções sobre como plantar corretamente o evônimo alado.

Variedades de Euonymus alatus

Existem variedades suficientes desta planta para permitir que qualquer jardineiro selecione um exemplar adequado para o seu jardim, com base na sua descrição, e que irá valorizar a paisagem. Algumas variedades foram desenvolvidas para manter a sua beleza original, enquanto outras foram aprimoradas, tornando-se mais baixas e apresentando folhagem mais variegada.

Compacto (Compactus)

O nome deriva da pequena altura do arbusto compacto (até um metro). Apesar do tamanho, a copa é exuberante, atingindo de 2 a 3 metros de largura. No outono, as folhas do Compactus adquirem tons de vermelho e escarlate, enquanto os ramos permanecem brancos e a casca, preta.

Tinturas e decocções desta planta aliviam dores de cabeça e dores no coração, mas é aconselhável tomá-las somente após consultar seu médico.

Variedade Compactus

Incêndio em Chicago

Uma verdadeira joia para o jardim. Os frutos são de um vermelho vivo, como uma chama real. Os arbustos são pequenos, atingindo até um metro e meio de altura. A maioria dos ramos da variedade Chicago Fire cresce horizontalmente.

Variedade de Chicago Fire

Bola de fogo

Outro nome para esta cultivar é "alada". É um arbusto com múltiplos caules, de um metro e meio de altura, com um diâmetro de copa de 2 metros. Os ramos são verdes, tornando-se vermelho-cereja no outono. Os frutos da Fireball, em forma de cápsula, são vermelho-escuros. Existe outra variedade desta cultivar, a Euonymus alatus. Ela é ligeiramente mais alta e mais larga, com flores vermelho-amareladas, quase imperceptíveis em meio aos numerosos frutos vermelho-vivo.

Bola de fogo arbustiva de múltiplos caules

Macrofila

A folhagem é imensa, adquirindo tons de laranja e bordô na primavera.

Cultivar Euonymus Macrophyllis

Vantagens e desvantagens da planta

Jardineiros raramente plantam evônimo, acreditando erroneamente que a aparência exótica da planta indica delicadeza e necessidade de cuidados especiais. Isso não é verdade.

Essa cultura apresenta muitas vantagens:
  • Resistência ao frio – mesmo geadas severas não são um problema.
  • Resistência a atmosferas poluídas e com fumaça – a planta se desenvolve bem mesmo dentro dos limites da cidade.
  • Suscetibilidade à fertilização – uma grande variedade de fertilizantes é adequada.
  • A simplicidade em relação ao solo é fundamental – o importante é que o solo seja fértil; o grau de acidez não desempenha um papel crucial.
  • Com sua copa pitoresca, exuberante e densa, o evônimo muitas vezes se torna o principal elemento decorativo de um local.
  • A capacidade dos frutos de mudarem de cor cria a impressão de que a colheita floresce durante todo o ano.
Imperfeições:
  • A planta gosta de luz; não deve haver plantações altas ou edifícios por perto que projetem sombras.
  • Necessita de rega abundante e boa drenagem, especialmente durante períodos de seca.
  • Crescimento lento.

O fato de todas as partes da planta serem venenosas exige cuidados especiais, principalmente se houver crianças ou animais de estimação brincando no jardim. As bagas e flores atraentes podem chamar a atenção deles, incentivando-os a experimentá-la.

Plantio e cuidados

Para quem decidir plantar um arbusto em um jardim ou casa de verão, o conhecimento de práticas agrícolas básicas será útil.

Regras de aterrissagem

O plantio é recomendado na primavera, mas em regiões mais ao sul, pode ser feito no outono. Escolha um local ensolarado e bem exposto — isso permitirá que a folhagem desenvolva sua cor mais vibrante. O lençol freático deve ser o mais profundo possível.

O solo deve ser solto e fértil. Se a reação for:

  • ligeiramente alcalino ou neutro - o fundo da cova é coberto com cascalho de drenagem, e por cima é colocada uma camada de solo fértil e húmus;
  • Ácido - fertilize adicionalmente com dois copos de cal hidratada.

Após o plantio das mudas, compacte a terra ao redor delas, regue e cubra com cobertura morta. Durante a semana seguinte, certifique-se de que o solo permaneça úmido, mas não encharcado, caso contrário as raízes apodrecerão.

Recomenda-se plantar evônimo na primavera.

Métodos de reprodução

Embora seja fácil comprar mudas de plantas em qualquer loja especializada hoje em dia, muitos jardineiros propagam suas plantas favoritas por conta própria. Todos os métodos conhecidos são adequados para isso:

  • Sementes (disponíveis apenas da colheita recente);
  • sobreposição;
  • estacas verdes;
  • dividir o arbusto (para variedades de porte baixo).
Na propagação por sementes, a preparação do material começa com antecedência. Recomenda-se deixar as sementes de molho em areia úmida a uma temperatura de aproximadamente 3°C durante 3 a 4 meses.
Conselhos do autor

Regar e fertilizar

A planta tem necessidades moderadas de umidade. Regue o evônimo conforme necessário, quando o solo ao redor do tronco começar a secar. Não é necessário regar em dias chuvosos ou nublados, pois o excesso de umidade é prejudicial às raízes.

A cultura requer fertilização três vezes por safra:

  1. Na primavera, a ênfase é em fertilizantes ricos em nitrogênio.
  2. No verão. É necessária uma composição mineral complexa.
  3. No outono. Fertilizantes fosfatados e potássicos.

Também é aconselhável adicionar composto ou húmus ao solo no outono, aproximadamente 2/3 de um balde para cada metro quadrado da área do tronco da árvore.

Aparar

Os cuidados anuais incluem a poda de formação para manter a aparência ornamental da planta. Não tenha receio de podar demais — a planta produz ramos ativamente e recupera rapidamente os ramos perdidos.

Se desejado, a copa pode ser moldada em forma de esfera ou cone, receber uma forma elíptica ou ser podada para se assemelhar a uma árvore padrão. A poda é feita no outono ou início da primavera; no verão, basta:

  • remover ramos defeituosos;
  • Corte as pontas dos galhos.

Preparando-se para o inverno

Como mencionado anteriormente, o evônimo é resistente ao frio e suporta facilmente nosso clima rigoroso. Não necessita de proteção. Mas, no caso de mudas jovens, é melhor prevenir do que remediar, isolando as raízes antes da chegada do inverno com uma espessa camada de cobertura morta feita de folhas caídas, galhos e serragem.

Doenças e pragas das culturas

Doenças perigosas para a espécie:

  1. Oídio. Os evônimos são afetados pelo excesso de umidade. O tratamento consiste na pulverização com uma solução fungicida adequada. O tratamento deve ser repetido de 3 a 4 vezes, com intervalos semanais.
  2. Podridão do tronco. O tratamento é complexo; tratamentos antifúngicos preventivos são mais fáceis na primavera e no outono. Utiliza-se calda bordalesa a 1%, sulfato de cobre e outras soluções.

Apesar de sua toxicidade, a planta também é suscetível a ataques de pragas. Com a chegada do clima mais quente, as seguintes ameaças se apresentam:

  • Espinheiro-alvar - você precisa coletar as lagartas manualmente ou derrubá-las com um pedaço de pau, e também usar produtos químicos como uma solução de sulfato de cobre e ureia;
  • traça-da-maçã - tratada até 3 vezes com preparações contendo parafina, como "Dimilin" ou biocomposições "Lepidocid", "Iskra-bio", "Bitoxibacillin";
  • Pulgões - pulverize a planta com inseticidas, os mais adequados são "Decis Expert", "Bickaya", "Confidor Extra";
  • Tripes - use produtos químicos sistêmicos, por exemplo, "Actellic" 500 EC, "Vertimek" 018 EC e "Confidor";
  • Ácaros - os pesticidas "Aktofit", "Akarin" e "Vermitek" podem ajudar.

Euonymus alado em projetos paisagísticos

Paisagistas utilizam essa planta para criar parques e alamedas. Os métodos utilizados variam:

  1. Decorações para cercas vivas e bordas.
  2. Solitários chamativos em cores vibrantes e saturadas. Essa abordagem combina bem com arbustos de porte baixo.
  3. O projeto da alameda apresenta plantas intercaladas com frutos de rosa silvestre e roseiras.
  4. Canteiros de flores. O sistema radicular da árvore-do-eixo, que geralmente é plantada no centro, não prejudica as culturas vizinhas.
  5. Tobogãs alpinos e jardins rochosos.
  6. Em combinação com coníferas (tuia, abeto, zimbro).

Os evônimos cultivados no jardim encantam não só pela sua aparência pitoresca, mas também pela sua invejável facilidade de manutenção. Apesar da sua aparência exótica, a planta requer poucos cuidados. Existem variedades resistentes ao inverno que prosperam em diversas regiões do país.

Pera

Uva

Framboesa