Ideias interessantes de faça você mesmo para paisagismo do seu jardim.
Contente
Trabalho preparatório e planejamento de zona
É mais fácil arrumar um terreno recém-adquirido sem canteiros de flores, hortas ou árvores. Comece removendo entulhos, arrancando tocos e desmontando estruturas desnecessárias. Em seguida, elabore um plano detalhado.
O planejamento está organizado da seguinte forma:
- É elaborado um diagrama do local e os limites são demarcados.
- São indicados os edifícios existentes, as árvores, os arbustos frutíferos, os canteiros de flores e os caminhos. Os elementos que se planeia preservar também estão representados.
- Nos espaços vazios, eles esboçam futuros canteiros de flores, hortas, gazebos e estufas, ou seja, detalhes da paisagem proposta.

É uma boa ideia planejar áreas que provavelmente serão úteis. Estas incluem:
- entrada ou área de entrada;
- uma área de lazer que inclui um gazebo, bancos, uma área para churrasco ou um pátio;
- Uma área de lazer com balanços e caixa de areia para as crianças, uma cesta de basquete ou uma mesa de tênis para os pais;
- um pátio de serviço contendo uma adega, um chuveiro externo ou sauna e uma garagem;
- Lotes para horta, estufa e pomar.
Estilos de paisagem populares
Um terreno projetado em um determinado estilo fica agradável e transmite respeito. Aqui estão alguns exemplos de estilos usados no paisagismo de uma casa de veraneio:
- Clássico (francês). A área é dividida em zonas simétricas, cada uma com uma forma geométrica regular. A vida selvagem não tem lugar aqui; tudo está subordinado a um cultivo ostensivo. As alamedas são retas, os canteiros de flores são formais e as fontes e mirantes são circulares, colocados no centro das composições ou nas interseções dos caminhos.
- Paisagem (em inglês). Sem formas rígidas, total liberdade e naturalidade – a atmosfera das propriedades nobres do século XIX. Isso não elimina a necessidade de manutenção das plantas, mas tais medidas devem ser discretas. Os caminhos são sinuosos, os lagos têm formas livres e os gramados são cuidadosamente aparados.
- Estilo campestre. Este estilo é muito popular entre a população local devido à sua facilidade de implementação. Permite total liberdade criativa. Materiais naturais em cores vibrantes são usados no projeto, e plantas de baixa manutenção são cultivadas. Decorações criativas são criadas utilizando materiais reciclados.
- Estilo contemporâneo (alta tecnologia). Vegetação singular (ciprestes ou tuia), novos materiais como policarbonato, vidro ou plástico, e acessórios criativos como luminárias ou esculturas são populares. Esta área foi projetada para o relaxamento de pessoas em negócios e praticamente não requer manutenção. Os lagos são preenchidos com água ou cobertos com seixos azuis.
- Alta tecnologia
- Rústico
- Inglês
- Clássico
Escolher a sebe perfeita
Para manter um terreno de dacha bem cuidado, uma cerca é essencial. Existem várias soluções:
- A cerca é feita de forma fundamental, utilizando pedra, tijolos ou metal forjado.
- Uma opção mais simples é uma cerca de estacas de madeira. Para prolongar sua vida útil, a madeira é tratada com produtos conservantes e pintada periodicamente.
- Para isolar completamente a área de olhares curiosos, foi instalada uma cerca feita de chapas metálicas perfiladas.
- A opção mais barata é cercar o perímetro da propriedade com uma cerca de arame. Isso elimina as áreas de sombra ao longo da cerca, permitindo o cultivo de plantas que necessitam de mais sol. Posteriormente, plantas trepadeiras podem ser conduzidas ao longo da cerca, criando uma sebe.
Vale mencionar que o estilo campestre sugere uma cerca viva ou de vime, o estilo clássico sugere uma cerca de pedra maciça, o estilo inglês combina mais com uma cerca de ferro forjado e um terreno em estilo high-tech é cercado por um muro alto e liso, feito de concreto ou painéis de madeira.
Vídeo: "Ideias para paisagismo de uma casa de veraneio"
Este vídeo apresenta opções originais e interessantes para paisagismo e organização de um terreno ajardinado.
Desenvolvimento do território de uma casa de veraneio
Diversas abordagens são utilizadas para projetar áreas de tamanhos variados. Aqui estão alguns exemplos de soluções de design universal:
- Em áreas pequenas, devem-se evitar elementos maciços, como arcos de ferro forjado. Os pequenos detalhes devem ser reduzidos ao mínimo.
- Um gazebo de madeira aconchegante, coberto de uvas ou hera, ficará bem em praticamente qualquer jardim.
- Pequenos lagos, cascatas e jardins de pedra ficam ótimos em qualquer lugar. Vasos de flores, suspensos ou no chão, são perfeitos para decorar varandas ou terraços.
- Considere iluminar a área. Lanternas decorativas funcionam bem no jardim, e luminárias de parede no terraço. Canteiros de flores ou galhos artificiais também podem ser decorados com iluminação suave.
- Aqueles que gostam de mexer na terra recebem um pedaço de terra para cultivar um jardim. Isso proporcionará à família alimentos a preços acessíveis e, como qualquer trabalho ao ar livre, melhorará sua saúde.
Horta na dacha
A área de jardinagem está localizada em um espaço aberto e sem sombra. Ela é separada da área de lazer por uma cerca viva. O ideal é utilizá-la da seguinte forma:
- Culturas de frutos – arbustos de groselha e de cassis;
- Bordado colorido de plantas anuais.
Para deixar seu jardim mais interessante, você pode delimitar o perímetro com arbustos podados, como buxos, e gradualmente apará-los em formatos criativos.
O ideal é proteger os próprios canteiros contra ervas daninhas com antecedência. Para isso, eles são construídos em canteiros elevados:
- Eles fazem algo parecido com uma borda de madeira a partir de tábuas (uma separada para cada cama);
- Coloque jornais velhos como camada de base e despeje cascalho por cima;
- O composto orgânico e a terra fértil são colocados em camadas por cima.
Se você decorar as bordas com tinta ou criar figuras em cada perímetro, os canteiros "inteligentes" ganham a aparência de um canteiro de flores de verdade.

Área de lazer no jardim
Um gramado de tamanho adequado é reservado longe dos terrenos vizinhos, mas próximo à casa, de preferência com uma bela vista. Em seguida, no local:
- Instalar bancos e espreguiçadeiras;
- Pendure uma rede ou um balanço de jardim;
- Eles colocaram uma mesa ao redor da qual toda a família pode se acomodar, se necessário;
- Eles estão construindo uma cobertura para se protegerem da chuva.
Como resultado, a área de relaxamento também funciona como área de jantar, especialmente se uma churrasqueira fixa for instalada nas proximidades ou se uma churrasqueira portátil for utilizada. Posteriormente, o galpão coberto é transformado em um gazebo de jardim ao ar livre.
Se você planeja organizar churrascos na área de lazer, certifique-se de seguir as normas de segurança contra incêndio. O fogão ou a churrasqueira devem ser instalados a uma distância rigorosamente definida de objetos inflamáveis, e um lago artificial deve ser providenciado nas proximidades.
Parque infantil
Para evitar que as crianças perturbem os adultos enquanto relaxam ou trabalham no jardim, recomenda-se a criação de uma área de lazer designada. Essa área deve ser segura, facilmente visível tanto da casa quanto do quintal e, de preferência, localizada a alguma distância de corpos d'água e outras áreas potencialmente perigosas.
O local é plano, longe de declives acentuados e em sombra parcial, pois o excesso de sol ainda é prejudicial. Uma cobertura temporária ou permanente pode ser instalada sobre o local para proteção contra a chuva.

As seguintes estruturas são adequadas para um parque infantil:
- barras horizontais;
- slides;
- caixas de areia;
- balanço.
A área é limpa de pedras e arbustos pontiagudos, e qualquer coisa perigosa é removida.
Caminhos de jardim
Os caminhos servem para conectar áreas do jardim. Sua localização e direção são escolhidas para garantir a máxima facilidade de circulação a qualquer hora do dia. Embora muitos simplesmente usem caminhos já existentes, o paisagismo ainda exige que os proprietários criem caminhos utilizando os materiais disponíveis. Os caminhos podem ser construídos da seguinte forma:
- espalhando e compactando areia, pedras planas ou tijolos em camadas;
- grandes cortes circulares de árvores;
- tábuas ou pranchas de madeira, longitudinalmente ou transversalmente;
- lajes de pavimentação.
Os caminhos de areia são os mais simples, mas não duram muito tempo. Os caminhos de concreto ou os caminhos feitos com grandes lajes de pedra com grama crescendo entre elas parecem mais robustos.
Ao planejar o trajeto, não se esqueça da entrada de veículos. Ela também deve ser projetada e construída com largura suficiente para acomodar várias pessoas caminhando do estacionamento até a casa.
- De seixos do mar
- De lajes de pavimentação
- Feito de madeira
- De lajes e pedras pequenas
Iluminação do local
A iluminação inteligente não só lhe permitirá circular pela sua propriedade em segurança, como também adicionará um toque extra de charme à noite. Ilumina não só a varanda ou o terraço, mas também a área circundante, os caminhos do jardim e a entrada de automóveis.
Muitos elementos decorativos ficam ótimos com iluminação especial:
- Refletores e outros tipos de luminárias são adequados para criar o ambiente luminoso de uma cascata, fonte e esculturas;
- A fita de LED é ótima para iluminar e delimitar caminhos.
Luzes decorativas para encontros noturnos podem ser feitas até mesmo com potes de vidro suspensos por fios, cheios de feijão e com uma vela acesa.
Reservatórios artificiais
Um dos elementos mais apreciados no paisagismo, o projeto do lago é inteiramente livre para a imaginação do proprietário. A margem é decorada com decks e as bordas são revestidas com lajes de pedra. Um ambiente natural é imitado com o plantio de arbustos baixos ao longo da margem.
Você pode construir uma ponte decorativa sobre o lago. Seria bom ter um caminho separado que levasse até o lago.
Elementos decorativos
O ideal é que esses detalhes combinem beleza e praticidade. Por exemplo, lanternas decorativas podem ser movidas a energia solar, e móveis decorativos feitos de diversos materiais também podem ser confortáveis.
Em espaços pequenos, um único elemento colorido é suficiente. Pode ser um jardim alpino no centro da propriedade, um pequeno lago ou uma composição paisagística com arbustos bem cuidados.
- Elementos de um jardim japonês
- Tobogã alpino
- Móveis originais feitos à mão
- Canteiro de flores feito com pneus de carro
paisagismo faça você mesmo
Assim que as áreas designadas estiverem concluídas, é hora de começar o paisagismo da propriedade. Embora o gosto de cada um varie, algumas dicas de paisagistas profissionais podem ser úteis:
- Para atrair a atenção dos convidados e para seu próprio deleite, crie vários canteiros ou bordaduras, plantando flores vibrantes. Selecione plantas que floresçam alternadamente. Tulipas ficam ótimas na primavera, gladíolos no verão e crisântemos no outono.
- Ao plantar árvores, planeje incluir algumas com formatos únicos e folhagem vistosa. Entre elas, podem estar tuia, bordo ou coníferas.
- Em áreas pequenas, não compensa plantar árvores com copas densas que sombreiam uma grande área.
- Um pequeno gramado com canteiros individuais de plantas perenes fica lindo em frente à casa. Os espaços entre eles são plantados com flores anuais para garantir floração contínua.
Arbustos e gramados
Em um jardim, é aconselhável plantar espécies que tenham uma aparência organizada e sirvam de pano de fundo para o restante da vegetação. Gramados e arbustos são ideais para esse propósito. Gramados, por exemplo, agora estão disponíveis em rolos em lojas especializadas, o que simplifica bastante o paisagismo e reduz os custos de mão de obra.

Ao escolher um gramado, preste atenção às variedades de grama utilizadas. Considere:
- o número de pessoas que irão “pisoteá-las” – existem gramas resistentes ao pisoteio;
- Vegetação geral no local - variedades tolerantes à sombra são adequadas;
- Características climáticas - pare naquelas resistentes à seca.
Arbustos ornamentais são plantados ao longo de caminhos e cercas, e decoram jardins de pedra e lagos. O ideal é escolher plantas que não exijam cuidados constantes e que se adaptem facilmente a um novo local. Algumas delas incluem:
- lilás;
- abetos anões;
- Weigela;
- jasmim;
- Rododendro japonês.
canteiros de flores
Essas plantas se adaptam facilmente a qualquer lugar. Há uma grande variedade de flores para escolher, então você pode optar por variedades que não serão afetadas por:
- excesso de umidade;
- verão quente;
- permanência constante na sombra;
- solos de má qualidade.

Para dar um aspecto organizado a um canteiro de flores, cerque-o com uma cerca baixa e decorativa. Materiais adequados incluem trepadeiras, pedras, uma treliça de madeira ou uma cerca de estacas feita com galhos podados. Um canteiro de flores em miniatura pode ser facilmente construído usando a traseira de uma bicicleta quebrada, um carrinho de mão velho ou pneus pintados.
Embora o paisagismo de um jardim campestre exija algum conhecimento e compreensão dos estilos de paisagismo, o foco principal é a criatividade. Ideias surgem a todo momento, e encontrá-las e implementá-las com toda a família proporcionará muitas horas empolgantes e muita alegria.












