Arbustos espetaculares no paisagismo: Cultivando o Cornus florida 'Elegantissima'

Na jardinagem e no paisagismo modernos, plantas de baixa manutenção e com aparência atraente são muito valorizadas. O corniso branco, Elegantissima, é particularmente popular. Hoje, explicaremos as regras de plantio e cultivo deste arbusto ornamental.

Características botânicas da planta

Cornus alba Elegantissima (nome científico: Cornus alba Elegantissima) pertence ao grupo de arbustos decíduos da família Cornaceae. Graças à sua alta resistência à geada, como mencionado na descrição da variedade, este arbusto ornamental pode suportar os rigorosos invernos russos. Na natureza, é encontrado principalmente na Sibéria e no Extremo Oriente.

O corniso (Elegantissima) é um arbusto decíduo da família Cornaceae.

O corniso branco 'Elegantissima' é considerado um dos representantes mais impressionantes e espetaculares da família Cornaceae. A altura média do arbusto é de 3 metros. O tamanho da copa depende do método de condução escolhido, podendo o diâmetro variar de 3 a 5 metros. A planta é geralmente conduzida em formato esférico ou hemisférico.

Os brotos jovens, geralmente verde-oliva, são muito flexíveis. A casca dos brotos maduros é vermelho-acinzentada, o que lhe valeu o apelido popular de "salgueiro-vermelho". Os ramos espalhados tendem a se entrelaçar bastante.

A espécie Cornus Elegantissima chama a atenção pela cor incomum de suas folhas. As lâminas foliares em forma de coração e ovaladas são pintadas em uma cor verde-glauca com uma delicada borda branco-creme. A superfície da folha é ligeiramente côncava, podendo atingir até 10 cm de comprimento.

Floresce em maio e junho. Uma segunda floração é possível, por vezes, ocorrendo na segunda dezena de agosto. Esta variedade caracteriza-se por inflorescências corimbosas com pequenas flores brancas ou rosa-claro. Após a floração, formam-se pequenos frutos cinza-azulados. As bagas do Cornus 'Elegantissima' não são comestíveis.

Elegantissima possui uma coloração de folha incomum.

Vídeo "Corniso Branco Elegantissima no Jardim"

Este vídeo apresenta as características varietais da cultura e descreve os seus principais segredos de cultivo.

Regras de plantio e segredos de cuidado

A principal vantagem do Cornus 'Elegantissima' é sua aparência atraente. No entanto, é importante lembrar que a vitalidade e as qualidades decorativas da planta são determinadas pelas condições de cultivo e pelas práticas agrícolas. Vamos revisar as regras básicas para o plantio e cultivo deste arbusto ornamental.

Datas de plantio

O corniso branco pode ser plantado tanto na primavera quanto no outono. O plantio no outono deve ser feito pelo menos 3 a 4 semanas antes da primeira geada prevista. Portanto, fique atento à previsão do tempo.

Para as regiões do norte, onde o inverno chega muito mais cedo, o plantio na primavera é preferível. Caso contrário, a planta jovem pode não sobreviver ao inverno.

Requisitos do local e do solo

Este arbusto ornamental não é exigente quanto ao local de cultivo. Pode crescer ao sol, em meia-sombra e à sombra. No entanto, quando cultivado à sombra, suas qualidades ornamentais são reduzidas.

A espécie <i>Eleganissima</i> prefere ambientes úmidos e férteis. O arbusto cresce melhor em solos argilosos ricos em turfa e ligeiramente alcalinos, com bons níveis de umidade. O corniso-branco pode ser cultivado em terras baixas, pois tolera alta umidade do solo.

Não recomendamos o cultivo da Cornus elegíaca 'Elegantissima' em solo arenoso. A planta perde suas qualidades decorativas, fica suscetível a doenças e pode até morrer.
Conselho do autor
Este arbusto ornamental pode crescer ao sol, em meia-sombra e à sombra.

Algoritmo de aterrissagem

A cova de plantio deve ser preparada com antecedência, pelo menos 10 a 15 dias antes da data prevista para o plantio. A cova deve ser 1,5 vezes maior que o sistema radicular da muda.

Apesar de o arbusto gostar de umidade, a água parada no solo não lhe fará bem. Portanto, o melhor é forrar o fundo da cova com material de drenagem. Pode ser argila expandida, cascalho, pedra britada ou tijolos vermelhos quebrados.

O próximo passo é melhorar a fertilidade do solo. A terra escavada é misturada com húmus, turfa e fertilizantes minerais. A cova de plantio é regada abundantemente (imediatamente antes do plantio). Assim que a água for absorvida, a muda é cuidadosamente retirada do recipiente, sem remover nenhum torrão de terra do rizoma, e colocada no centro da cova. A planta é coberta com terra. A área ao redor do tronco é levemente compactada e regada.

Regar e fertilizar a planta

Regue o Cornus 'Elegantissima' sempre que o solo estiver seco. O solo sob o arbusto deve ser mantido ligeiramente úmido o tempo todo. Evite regar em excesso ou deixar o solo secar completamente.

Em média, são despejados dois baldes de água decantada sob cada arbusto adulto. A rega deve ser feita de manhã cedo ou ao final da tarde, quando o sol não está tão forte.

Ao contrário de outros arbustos ornamentais, o Cornus florida 'Elegantissima' não requer fertilização frequente. A adubação deve ser feita, no máximo, uma vez a cada 3-4 anos. Para fertilizar, você pode usar fertilizantes minerais ou misturas complexas para plantas ornamentais decíduas.

Regras de poda

A primeira poda é feita três anos após o plantio. Um terço de todos os brotos deve ser removido. Posteriormente, o arbusto deve ser podado anualmente, removendo-se periodicamente os galhos mortos e danificados. O formato da copa depende da preferência do jardineiro. A planta pode ser moldada em forma de bola, hemisfério ou até mesmo como uma árvore padrão.

Não é recomendável podar o arbusto durante o período de fluxo ativo de seiva. A seiva que escorre dos cortes pode causar o apodrecimento dos brotos.

Esquema de poda recomendado para o corniso branco

Preparando-se para o inverno

Graças à sua elevada resistência ao inverno, a Elegantissima não necessita de proteção durante essa estação. A planta é resistente à geada. Se exposta à geada, os rebentos jovens recuperam rapidamente.

Jardineiros experientes recomendam que apenas as mudas plantadas este ano sejam isoladas termicamente. As plantas jovens devem ser cobertas com folhas secas caídas e envoltas em juta.

Como propagar o corniso Elegantissima

O amieiro-vermelho pode ser propagado por sementes ou por métodos vegetativos. O primeiro método é mais adequado para jardineiros experientes.

Preparar e semear sementes

As sementes são coletadas no outono e semeadas na primavera. Sementes mantidas em local frio durante todo o inverno apresentam uma taxa de germinação maior.

A propagação por sementes é um processo demorado e trabalhoso. Você terá que esperar bastante tempo para que os primeiros brotos surjam. Além disso, há um alto risco de que os pássaros levem as sementes para cantos remotos do jardim. Depois de germinadas, as mudas precisam ser regadas e fertilizadas periodicamente com fertilizantes minerais.

Propagação por alporquia

A propagação por alporquia é o método mais simples de dividir um arbusto. Brotos jovens e saudáveis ​​são curvados rente ao solo e fixados com grampos especiais. As áreas fixadas são cobertas com terra. Quando as folhas se formam nos brotos emergentes, as plantas são separadas da planta-mãe e transplantadas para o local definitivo.

Propagação de arbustos decíduos por alporquia

Propagação por estacas

A melhor forma de propagação da planta é por meio de estacas lenhosas de 15 a 20 cm de comprimento com várias gemas saudáveis. As estacas preparadas são embebidas em solução de Kornevin e plantadas em um ângulo agudo em uma mistura de areia e húmus. O enraizamento das estacas deve ser feito em estufa, umedecendo-se periodicamente o substrato e borrifando água na parte superior das plantas.

Infelizmente, as estacas de corniso não enraízam bem, por isso esse método de propagação raramente é usado por jardineiros.

Doenças, pragas e métodos eficazes de proteção.

O corniso branco é resistente a doenças e pragas. Pode ser afetado, embora muito raramente, por pulgões e cochonilhas, que podem ser controlados com inseticidas como Vermitek, Aktara, Actellic e Calypso.

Se não for devidamente cuidada, a planta pode ser infectada por oídio. Para proteger o arbusto, use uma solução de sabão, decocção de alho, infusão de cavalinha ou fungicidas como Skor, Switch, Fundazol e Topaz.

Utilizando a Cornus 'Elegantissima' como planta ornamental no paisagismo.

A aparência marcante do corniso branco 'Elegantissima' não passou despercebida pelos paisagistas. Este arbusto ornamental é amplamente utilizado em bordaduras mistas e mistas de folha caduca, sebes e plantios compostos. Quando a copa é moldada para se tornar uma árvore de porte padrão, a planta é plantada como exemplar isolado.

Considera-se que as melhores plantas para compor o seu conjunto são o berberis, a weigela, o zimbro, a tuia e o pinheiro anão. Fica bem na companhia de outras plantas ornamentais de folha caduca.

A Cornus florida 'Elegantissima' é uma solução ideal para o paisagismo de áreas residenciais e para o embelezamento de parques e praças urbanas. Esta planta de fácil cultivo impressiona com sua aparência elegante.

Pera

Uva

Framboesa