Hortênsia Phantom no paisagismo: características de plantio e cultivo

A Hydrangea Phantom é um dos arbustos floridos ornamentais mais impressionantes usados ​​no paisagismo. Fácil de cultivar e manter, esta planta será um verdadeiro destaque em qualquer jardim. Neste artigo, você aprenderá como plantar e cultivar a Hydrangea Phantom.

Características da hortênsia paniculata Phantom

A Hydrangea paniculata, com suas belas flores e folhagem expansiva, era originária do Japão, China, Coreia do Norte e do Sul, e também da Ilha de Sacalina. Somente em XVIIINo século XIX, os melhoristas de plantas voltaram sua atenção para os arbustos floridos e começaram a cultivá-los. Assim, como resultado de extensos esforços de melhoramento genético, surgiram espécies arbóreas, de folhas grandes e paniculadas. O representante mais notável deste último grupo foi a cultivar Phantom.

A Hydrangea Phantom é um arbusto ornamental de porte rasteiro.

Retrato botânico

A hortênsia paniculata 'Phantom' é um arbusto de crescimento expansivo que, com os devidos cuidados, pode permanecer no mesmo local por cerca de 40 anos. A planta cresce até uma altura de 2 a 2,5 m, com um diâmetro de copa que pode chegar a 2 m. Os brotos são fortes e robustos. A casca começa a lignificar durante o primeiro ano de vida da planta.

A hortênsia 'Phantom', de crescimento rápido, possui alto valor ornamental. O arbusto apresenta folhas oblongo-ovadas finamente serrilhadas. As lâminas foliares são verde-escuras. Com a chegada do outono, as folhas adquirem uma tonalidade amarelo-dourada.

Características da floração

Dependendo da zona climática, o período de floração começa em meados do verão e dura até meados do outono. Esta variedade caracteriza-se por grandes inflorescências racemosas. O comprimento médio do cacho de flores é de 30 a 40 cm.

As inflorescências são compostas por pequenas flores branco-esverdeadas. À medida que desabrocham, as pétalas adquirem tons suaves de rosa e lilás claro. As pequenas flores exalam um agradável aroma semelhante ao do mel.

À medida que as flores desabrocham, a cor das inflorescências muda.

Resistência à geada, resistência à seca

Este arbusto ornamental possui tolerância média à seca. Períodos prolongados de falta de chuva e rega inadequada podem causar um declínio em suas qualidades decorativas.

De acordo com a descrição da variedade, a Phantom é uma planta ornamental resistente ao inverno. Pode ser cultivada tanto nas regiões sul quanto norte do país. Temperaturas tão baixas quanto -25°C não representam ameaça para o arbusto.

Vídeo: "Uma análise detalhada da Hydrangea Paniculata 'Phantom'"

Este vídeo aborda as regras básicas de cultivo de arbustos ornamentais floridos.

Segredos do cultivo bem-sucedido

Seguir práticas agrícolas simples ajudará sua planta a obter flores mais exuberantes e vibrantes.

Selecionar um local e determinar as datas de plantio

O plantio de uma muda começa com a escolha do local. A hortênsia Phantom prefere sombra parcial leve. O local escolhido no jardim deve ser protegido do vento e de correntes de ar.

A melhor época para plantar hortênsias ao ar livre é o início da primavera. Certifique-se de que as gemas das árvores e arbustos ainda estejam dormentes. Caso contrário, as mudas demorarão mais para se estabelecer e terão dificuldade para se fixar.

Requisitos do solo

A variedade Phantom prefere solos argilosos, férteis e bem drenados, com pH ácido ou ligeiramente ácido. Ela também se desenvolve bem em substratos de turfa e solos arenosos, desde que haja um sistema de irrigação bem projetado.

Um ambiente alcalino é prejudicial às hortênsias. O arbusto cresce e se desenvolve mal, e as flores perdem a forma e a cor.

É melhor plantar a planta em solo desprotegido no início da primavera.

Regras de plantio

Uma estaca com brotos e folhas formadas está pronta para o plantio. Antes de plantar ao ar livre, mantenha a estaca em local fresco e com pouca luz.

Uma cova de plantio com 40 cm de profundidade e 70–80 cm de diâmetro é preparada previamente. O fundo da cova é revestido com argila expandida ou cascalho, que funciona como uma camada de drenagem para remover o excesso de umidade. O solo escavado é misturado com composto, húmus e turfa.

Forma-se um monte de terra adubada no centro da cova. A muda é plantada profundamente no centro do monte, garantindo que o colo da raiz permaneça acima da superfície do solo.

Métodos de propagação da hortênsia

Na maioria das vezes, a hortênsia paniculata é propagada por métodos vegetativos: alporquia e enraizamento de mudas/estacas.

Vamos analisar mais de perto o método de alporquia. Os brotos jovens externos são cuidadosamente dobrados em direção ao solo e colocados em valas rasas. Os ramos são cobertos com terra. Com o tempo, novos brotos começarão a emergir do solo. Assim que os brotos estiverem fortalecidos e tiverem formado de 3 a 4 folhas, eles podem ser separados da planta-mãe.

Regime de rega e cronograma de fertilização

A hortênsia paniculata não tolera bem a seca. Por esse motivo, esse arbusto ornamental requer regas frequentes e abundantes — em média, de 1 a 2 vezes por semana. A necessidade de rega é determinada pelo quão seca está a camada superficial do solo.

Um belo arbusto florido requer nutrição adicional. Na primavera, quando o crescimento começa a acelerar, aplique fertilizantes que contenham nitrogênio. Para estimular o crescimento de brotos jovens, adicione composto orgânico ou verbasco diluído em água ao solo.

Durante o período de brotação, recomendamos alimentar a hortênsia Phantom com misturas minerais complexas ricas em potássio e fósforo.
Conselho do autor

Poda da hortênsia paniculata

Após a floração, pode o arbusto. Remova as flores murchas e os ramos mortos. Os ramos jovens devem ser cortados em 2 a 4 gemas, e os ramos mais velhos devem ser cortados quase rente ao solo. Este método de poda ajuda a estimular o crescimento de novos brotos com a chegada do primeiro clima quente da primavera.

Instruções de poda para a hortênsia-paniculada Phantom

Abrigo para o inverno

A preparação para o inverno depende do clima regional. Por exemplo, as hortênsias cultivadas em regiões mais ao sul não são protegidas durante o inverno. A planta é podada de acordo com o esquema descrito acima, e a área ao redor do tronco é coberta com uma camada de turfa e húmus. Essa "camada protetora" protege as raízes das flutuações de temperatura.

As hortênsias que crescem nas regiões central e norte são protegidas durante o inverno. A parte inferior do arbusto é coberta com turfa, húmus, folhas secas caídas e feno, enquanto a parte superior é coberta com ramos de pinheiro ou agrofibra.

Preparando os arbustos para as próximas geadas.

Resistência da variedade a doenças e pragas.

A Hydrangea Phantom é resistente a diversas doenças. Em casos extremamente raros, pode ser afetada por septoriose e clorose. No primeiro caso, utilize calda bordalesa e, no segundo, os produtos "Antichlorosis" e "Ferovit".

Pragas perigosas dessa variedade incluem pulgões, ácaros e lesmas. Essas pragas podem ser controladas com inseticidas como Actellic, Fufanon, Neoron e Vermitek.

Aplicação no projeto paisagístico

Graças às suas qualidades altamente decorativas, a hortênsia 'Phantom' é amplamente utilizada no paisagismo. Este belo arbusto com inflorescências exuberantes é usado para criar sebes, bordaduras mistas e composições de árvores e arbustos. A planta fica harmoniosa em contraste com outras plantas decíduas, coníferas e floríferas.

A hortênsia 'Phantom' é frequentemente usada em plantios isolados e em grupo. É plantada em clareiras, perto de gazebos de jardim, em jardins frontais e em gramados. Também pode ser usada para embelezar praças e áreas de parques.

Opiniões de jardineiros

"Há dois anos, plantei uma muda de hortênsia 'Phantom' que comprei numa feira de jardinagem. A planta enraizou rapidamente e cresceu vigorosamente. Agora temos um arbusto ornamental lindamente florido no nosso jardim."

"A hortênsia 'Phantom' ocupa um lugar especial em nosso jardim. Surpreendentemente, uma planta ornamental tão bonita se mostrou extremamente fácil de cuidar."

A hortênsia paniculata "Phantom" é adequada para cultivo em quase todas as regiões da Rússia. Mesmo jardineiros amadores inexperientes conseguem plantar e cultivar essa planta ornamental.

Pera

Uva

Framboesa