Propriedades medicinais da magnólia-do-extremo-oriente: as melhores receitas da medicina tradicional.

A medicina popular conhece muitas plantas com propriedades medicinais. Uma dessas plantas é a Schisandra chinensis. Abordaremos as propriedades curativas dessa trepadeira ornamental em nosso artigo.

Descrição da fábrica e sua área de distribuição

Esta planta perene é uma trepadeira lenhosa com um leve aroma cítrico. O caule principal pode atingir mais de 10 metros de comprimento. As plantas jovens apresentam brotos amarelo-acastanhados, de cor clara e textura enrugada. Com o tempo, a casca torna-se mais áspera e escura. As trepadeiras são flexíveis e densamente folhosas. As lâminas foliares são ovais, verde-brilhantes, com nervuras proeminentes. Os frutos são redondos, de cor vermelho-escarlate intenso e crescem em pequenos cachos.

Das mais de vinte espécies de Schisandra, apenas duas são consideradas medicinais. Embora a planta cresça naturalmente no Extremo Oriente, ela também é cultivada nos Krais de Primorsky e Khabarovsk, no Oblast de Amur, em Kamchatka e em Sakhalin.

Schisandra spp. é uma trepadeira lenhosa.

Composição química de Schisandra chinensis

Não é de admirar que esta trepadeira ornamental seja reconhecida na medicina popular como planta medicinal. Todas as suas partes são ricas em diversos componentes benéficos:

  • ácido ascórbico;
  • Saara;
  • Vitaminas do complexo B;
  • tiamina;
  • riboflavina;
  • esquisandrina e esquisandrol;
  • tocoferol;
  • óleos graxos e essenciais;
  • Ácidos cítrico, tartárico e málico.

Propriedades úteis e medicinais

Graças à sua rica composição química, os benefícios do capim-limão são difíceis de subestimar. Essa planta medicinal reduz os níveis de açúcar e colesterol, dilata os vasos sanguíneos e fortalece o músculo cardíaco. O uso regular melhora o tônus ​​do sistema nervoso e ajuda a combater o estresse. Durante resfriados, esta planta medicinal fortalece o sistema imunológico e promove uma recuperação rápida. Ela também normaliza a função gastrointestinal, tem efeito colerético e elimina toxinas.

Propriedades úteis e curativas das bagas

Para homens

A Schisandra chinensis é muito benéfica para homens com disfunção sexual e impotência. Após um ciclo de tratamento, os resultados serão evidentes.

  • O problema da ejaculação precoce desaparecerá;
  • A potência aumentará;
  • O processo de produção de espermatozoides é normalizado.

Para mulheres

Além dos benefícios gerais para o corpo feminino, esta planta do Extremo Oriente trata a infertilidade e também é amplamente utilizada em cosmetologia:

  • Possui efeito rejuvenescedor;
  • Torna o cabelo e as unhas menos quebradiços;
  • Auxilia na desintoxicação completa do organismo;
  • Bloqueia a formação de gordura subcutânea;
  • Reduz a sensação de fome.

Vídeo: Colheita e Processamento da Schisandra do Extremo Oriente

Este vídeo mostra como colher e processar frutos silvestres corretamente.

Regras para a coleta e aquisição de matérias-primas

Somente as bagas maduras colhidas na primeira metade do outono possuem propriedades benéficas. Para evitar danificar a casca fina, os cachos são cuidadosamente colhidos juntamente com os talos. A melhor maneira de preservar as propriedades medicinais do capim-limão é conservá-lo para o inverno. O processo de secagem consiste em várias etapas:

  1. Os galhos recolhidos são dispostos sobre uma superfície limpa e seca e levados para um local coberto ao ar livre.
  2. Após 3 a 5 dias, os frutos são cuidadosamente retirados dos galhos e, em seguida, secos por cerca de 7 horas em forno a uma temperatura não superior a 50 °C.
  3. O procedimento é repetido várias vezes ao longo de 2 a 3 dias.
Se o sótão for usado para secagem, ele deve ser bem ventilado.
Conselho do autor
As bagas são colhidas na primeira metade do outono.

Receitas de remédios medicinais com Schisandra

Na medicina popular, existem muitas receitas baseadas na cultura de cura do Extremo Oriente que ajudam com diversas doenças.

Chá curativo

Todas as partes da planta Schisandra, exceto as raízes, podem ser usadas para fazer chá. O chá melhora a vitalidade geral e também ajuda o corpo a combater infecções virais. Para prepará-lo, coloque uma colher de chá de Schisandra triturada em um copo de água fervente. Mexa bem e deixe em infusão por cerca de quinze minutos.

Suco de frutas vermelhas

Outro remédio rico em vitaminas com efeito tônico e propriedades que fortalecem o sistema imunológico. As bagas de schisandra são prensadas em um espremedor. O suco é então colocado em potes com tampas herméticas, e os potes são esterilizados antes do armazenamento. Beba a bebida de bagas em doses medidas, diluindo 1 colher de chá em uma xícara de água fervente.

Decocção de raiz

Este remédio acelera o metabolismo, elimina toxinas e promove a perda de peso. Para preparar a decocção, pique finamente 15 gramas da erva e despeje um copo de água fervente sobre ela. Deixe a raiz cozida no vapor em infusão por cerca de 15 minutos, com a panela tampada.

Infusão de frutas

Esta infusão de bagas ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combate a fadiga e normaliza o sistema nervoso central. Coloque 10 gramas de bagas secas trituradas em um copo de água fervente e deixe em fogo baixo até começar a ferver. Depois de esfriar até uma temperatura agradável, esprema bem as bagas e coe o líquido. Eu tomo a infusão de Schisandra meia hora antes das refeições, três vezes ao dia.

Na medicina popular, utilizam-se frutos maduros e secos.

Infusão de sementes

Recomendado para anemia, fadiga, disfunção sexual, distúrbios do sistema nervoso e infecções virais. A receita é simples: triture bem 10 gramas de sementes e 20 gramas de frutos, depois adicione ½ xícara de álcool. Deixe a infusão em repouso por 10 dias em local escuro e à temperatura ambiente. Beba 30 gotas diluídas em água em jejum.

tintura alcoólica

Eficaz para problemas de saúde masculina, infertilidade, distúrbios gastrointestinais, anemia e fadiga. Adicione 20 gramas da erva seca triturada a ½ xícara de álcool ou vodka e feche bem com uma tampa hermética. Deixe em infusão por duas semanas em temperatura ambiente, depois esprema bem as bagas e coe o líquido. Deixe em infusão por mais alguns dias e coe novamente. Tome 20 a 30 gotas da tintura de Schisandra três vezes ao dia, antes das refeições, durante 14 dias.

Pó de sementes

Recomendado para doenças hepáticas, bem como para o fortalecimento geral do sistema imunológico e proteção contra infecções virais. A receita é simples: separe as sementes do fruto e seque-as bem no forno. Em seguida, triture-as até obter um pó e tome 0,5 g antes das refeições, duas vezes ao dia.

Geleia

A geleia de capim-limão, com seu aroma delicioso, repõe as deficiências vitamínicas no inverno e também ajuda a combater resfriados. Aqui está uma maneira de prepará-la:

  1. Um quilograma de frutos silvestres é coberto com 1,5 kg de açúcar granulado e deixado em repouso por 24 horas.
  2. Se, após o tempo especificado, for liberado pouco suco, adicione 100 ml de água purificada.
  3. As frutas são cozidas em fogo brando, mexendo sempre, até o açúcar dissolver, e depois fervidas por mais 5 a 10 minutos.
  4. Deixe a mistura esfriar e volte a colocá-la no fogão. Após 5 minutos, despeje a geleia nos potes.

Aplicação em cosmetologia doméstica

A magnólia-do-extremo-oriente é conhecida por suas propriedades rejuvenescedoras, sendo frequentemente utilizada em cuidados faciais e capilares. Uma máscara feita com as bagas hidrata e nutre a pele seca. Para prepará-la, misture as bagas amassadas com creme de leite na proporção de 0,5:1. Aplique a máscara por 10 minutos e depois enxágue com leite.

Um enxágue natural ajudará a fortalecer seus cabelos. Despeje 1 colher de chá de capim-limão seco em 0,5 litro de água fervente. Deixe em infusão por três horas e depois coe o líquido. Você pode usar condicionador após cada lavagem, adicionando um pouco de suco de limão.

Contraindicações e efeitos colaterais

Assim como qualquer medicamento, o capim-limão tem suas contraindicações. Não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças menores de 10 anos ou pessoas com as seguintes condições:

  • intolerância individual;
  • epilepsia;
  • transtornos mentais;
  • patologias gastrointestinais;
  • hipertensão.

A sobredosagem pode causar distúrbios do sono, insônia, problemas cardíacos, fadiga e fraqueza generalizada.

O consumo de bagas de Schisandra é contraindicado em casos de distúrbios mentais.

Remédios baseados em culturas do Extremo Oriente podem ajudar com muitas doenças. Esses remédios podem ser comprados em farmácias ou preparados em casa. No entanto, é sempre importante seguir as instruções e não exceder a dosagem recomendada.

Pera

Uva

Framboesa