30 das mais belas flores bulbosas para o jardim, com nomes e fotos.
Contente
- 1 Características das flores bulbosas
- 2 Classificação das flores por tipo de bulbo
- 3 Vídeo "TOP 10 Flores Bulbosas para o Jardim"
- 4 prímulas bulbosas da primavera
- 5 Floresce em meados da primavera.
- 6 Floresce no final da primavera.
- 7 bulbos de flores de verão
- 8 bulbos de flores de outono
- 9 Utilização de bulbos no paisagismo
Características das flores bulbosas
Cientificamente, não existe o termo "bulboso". Este termo geral abrange diversas famílias caracterizadas por um caule bulboso. Entre elas, estão membros das famílias Liliaceae, Allium e Amaryllidaceae. Ao contrário das plantas tuberosas, a raiz dessas flores não é apenas um reservatório de nutrientes, mas também o embrião da própria planta. As plantas perenes possuem uma série de características que as distinguem de outras espécies:
- Replantio sazonal. Como os bulbos ficam dormentes durante o inverno, o risco de danificar o sistema radicular é mínimo. Isso permite cavar e replantar plantas perenes sem problemas.
- Forçando o crescimento. Ao cultivar em estufa, é possível ajustar a época de crescimento. Controlando o processo de crescimento, você pode obter flores na data desejada.
- Preservação a longo prazo das qualidades varietais. As plantas bulbosas degeneram apenas após 5 a 10 anos, permitindo a produção anual de sementes de alta qualidade.
- Maior resistência à geada. As plantas toleram facilmente geadas severas (até -30°C) e podem florescer mesmo em temperaturas abaixo de zero.
- De baixa manutenção. As plantas perenes prosperam em qualquer tipo de solo, crescem igualmente bem na sombra e sob luz solar direta e exigem poucos cuidados adicionais.

Apesar dessas vantagens, as prímulas da primavera têm uma desvantagem significativa. Se as regras de rotação de culturas não forem seguidas e elas forem plantadas constantemente no mesmo local, o risco de esgotamento do solo e, às vezes, até mesmo de envenenamento aumenta.
Classificação das flores por tipo de bulbo
Os botânicos dividem todas as plantas de jardim com caules modificados em três tipos:
- rebentos (colchicums, ixias, gladíolos);
- bulboso pequeno (a maioria das espécies extraprecoces);
- bulbosas (representantes das famílias Liliaceae, Amaryllis e íris).
Cada grupo tem sua própria época de cultivo. Isso permite que você selecione culturas que garantam floração contínua durante toda a temporada de jardinagem.
Vídeo "TOP 10 Flores Bulbosas para o Jardim"
Este vídeo apresenta descrições das dez melhores flores bulbosas para cultivar no seu jardim.
prímulas bulbosas da primavera
Aqui estão todas as plantas que são as primeiras a "acordar" após o inverno. As plantas perenes precoces raramente ultrapassam os 15 cm de altura. O crescimento ativo ocorre no final de fevereiro e início de março, quando o solo ainda não aqueceu e ainda há neve em alguns canteiros.
Flor de primavera que hiberna na primavera, ou Eranthis
É a flor mais precoce, inclusive resistente à neve. Desabrocha do final de fevereiro ao início de março. Os botões são de um amarelo vibrante, quase sempre com seis pétalas. De crescimento rápido, forma uma espécie de "tapete" de 10 cm de altura.

Prímula de inverno, ou Eranthis
Galanthus, ou campainha-de-inverno
Outra planta que prospera sob a cobertura de neve. A floração começa no final do inverno ou início da primavera. Os galantos crescem até 0,1 m de altura. As inflorescências pendentes são brancas como a neve, às vezes com listras verde-claras, e lembram um sino.

Iridodictyum, ou íris reticulada
Uma cultivar de porte baixo (13-15 cm) frequentemente confundida com íris comuns. Ao contrário destas, porém, a íris cresce a partir de um bulbo. A prímula floresce em março em tons de branco, azul-celeste, amarelo, ultramarino ou violeta.

Iridodictyum de crescimento baixo, ou íris reticulada
Açafrão da primavera
Muitos jardineiros a conhecem como açafrão. Além de suas propriedades decorativas, a flor é usada na culinária como tempero. A cultivar cresce até 15 cm de altura e floresce de março a abril, com botões brancos, amarelos, roxos ou rosa.

Açafrão dourado
Esta planta apresenta uma gama de cores mais ampla e cresce um pouco menos que o açafrão-da-primavera (apenas 0,1 m). Na maioria das vezes, as pétalas são de um amarelo ensolarado uniforme, mas também existem tons de branco neve, roxo e lilás.
Escila siberiana, ou escila
Assim como a campainha-branca, esta prímula é a primeira a florescer, rompendo as camadas de neve derretida. A Scilla cresce de 13 a 15 cm de altura e produz flores pendentes, brancas como a neve ou azul-azuladas.
Pushkinia scillafoil
Ela floresce bem mais tarde, no início de abril, e tolera bem geadas repetidas. Atinge 0,1 m de altura e produz flores em forma de sino. As flores são brancas com suaves listras azuis.
- Pushkinia scillafoil
- Escila siberiana, ou escila
- Açafrão dourado
Chionodoxa Lucii
Uma cultivar de porte baixo que se espalha com muita facilidade. Plantada em um canteiro, logo formará um "tapete" densamente florido com quase 10 cm de altura. A cor é miosótis, com o centro branco como a neve.
A Chionodoxa lutia é a única prímula que prefere áreas sombreadas e sofre com a luz solar direta.

A Pushkinia scillafoil se assemelha a um sino.
Floresce em meados da primavera.
Essas plantas bulbosas substituem as cultivares de floração precoce. Elas florescem de abril ao início de maio. Todas as plantas perenes deste grupo preferem locais abertos e ensolarados, mas também prosperam em áreas semi-sombreadas.
Anêmona tenra
A anêmona, com cerca de 15 cm de altura, floresce de meados de abril até os primeiros dez dias de maio. Ela se assemelha a uma margarida, mas apresenta uma paleta de cores mais interessante — podendo ser totalmente branca, azul suave, rosa-lilás ou azul-violeta.

jacinto oriental
Uma flor bulbosa ornamental com a mais ampla gama de cores (do branco neve ao salmão ou ao bordô-violeta). Os jacintos crescem até 20-25 cm de altura e florescem com inflorescências densas, semelhantes a velas, compostas por pequenos botões.

O jacinto oriental possui inflorescências em forma de vela.
Kandyk, ou eritronium
Uma planta incomum, com 13 a 15 cm de altura, com pétalas fortemente invertidas e longos pistilos. A floração ocorre do final de abril ao início de maio. As pétalas são de cor rosa suave, roxa, branca ou amarelo-alaranjada.
Muscari
Outros nomes para esta cultivar incluem jacinto-de-rato ou cebola-de-víbora. Ela cresce até 15 cm e produz flores minúsculas em formato de pirâmide. A paleta de cores inclui todos os tons de azul e rosa. Também existem exemplares de muscari branco como a neve.
Narciso
Graças ao melhoramento seletivo, hoje conhecemos diversas variedades: narcisos de coroa pequena e grande, tubulares, anões e dobrados. As cultivares variam em altura de 15 a 45 cm, dependendo da variedade. A gama de cores também é diversa.
- Narciso
- Muscari
- Kandyk, ou eritronium
Fritilária-imperial, ou fritilária
Essa planta singular floresce na segunda quinzena de abril e sua floração dura de 10 a 14 dias. A haste ereta às vezes atinge um metro e meio de comprimento. As inflorescências são grandes, pendentes e de cor branca, amarelo-limão ou vermelho-alaranjada.

O tetraz-imperial-aveleiro tem um segundo nome – fritilária
Fritillaria chequeredis
Parente rasteira da fritilária, atinge apenas 0,2 m de altura. Seus botões pendentes lembram um sino. As pétalas são lilás-violeta, com grandes manchas brancas como a neve. Floresce no final de abril ou início de maio.

Tulipa
A planta bulbosa mais famosa, caracterizada por uma grande variedade de cultivares e híbridos. Floresce em meados da primavera e dura de 14 a 17 dias. As cultivares variam em altura de 10 cm a meio metro. A cor e a estrutura dos botões também variam dependendo da espécie.

Floresce no final da primavera.
Quando as variedades de verão ainda não floresceram e a época das prímulas já passou, os canteiros são adornados com plantas bulbosas que florescem de meados de maio ao início de junho. Todas elas exigem pouca manutenção e crescem bem mesmo sem cuidados adicionais.
Alho
As cebolas ornamentais, como também são chamadas, crescem mais de meio metro de altura e florescem no final de maio. As inflorescências, que coroam longos caules eretos, são grandes "bolas" de cor branca, lavanda, amarela ou bordô.

O alho (Allium) é chamado de cebola ornamental.
Babiana
Uma parente rasteira das íris, que não ultrapassa 25 cm de altura e floresce na segunda metade da primavera. As folhas lanceoladas e os caules curtos são cobertos por pelos finos. Os botões são pequenos, de cor azul-violeta ou rosa-lilás.

Leucojum de verão
Embora o nome desta planta se traduza como "violeta branca", ela se assemelha muito ao lírio-do-vale. Ela cresce até uma altura de 0,3 a 0,6 metros. Suas pétalas são bicolores — brancas como a neve com pontas verde-claras.
Camassia
Uma planta perene rara em nosso país, floresce do final de maio ao início de junho. Esta cultivar atinge até 0,3 m de altura. Os botões têm coloração uniforme – ultramarino ou lavanda.
A camassia é uma planta muito pouco exigente, capaz de crescer normalmente mesmo em solos argilosos e pobres.
Nectaroscordum bulgaricus
A flor é um tipo de alho ornamental. A planta pode atingir mais de um metro de altura. A floração ocorre no final da primavera e início do verão. Os botões são verde-arroxeados, com estrias brancas.
- Nectaroscordum bulgaricus
- Camassia
- Leucojum de verão
bulbos de flores de verão
As flores distinguem-se pelo seu grande tamanho e cor intensa. O seu período de crescimento ocorre durante os meses de verão. Graças à sua grande variedade, podem ser combinadas com outras plantas de jardim para criar arranjos únicos.
Lírios-de-um-dia
Essas flores de fácil cultivo formam touceiras compactas que podem atingir até um metro de altura. Suas cores são variadas e muito vibrantes. A luz solar direta costuma desbotar as cores, por isso é melhor plantar lírios-de-um-dia em áreas sombreadas.

Os lírios-de-um-dia formam arbustos compactos.
Lírio de jardim
Uma das classes de plantas bulbosas. Hoje, a botânica lista mais de 10.000 variedades e cerca de cem espécies. Elas se distinguem por suas formas incomuns, cores vibrantes e variegadas e tamanho. Durante a floração, exalam um rico aroma semelhante ao do lírio.

Gladíolo
Não é à toa que essa flor é chamada de aristocrata das plantas de jardim. Ela se caracteriza por caules fortes e eretos, com cerca de um metro de altura, inflorescências exuberantes que cobrem quase metade do comprimento dos caules e uma ampla gama de cores. O gladíolo floresce no final do verão.

Glamini
Graças aos criadores, uma variedade miniatura de gladíolo, a glamini, foi desenvolvida recentemente. Elas não crescem mais do que 0,5 m de altura, o que as torna mais resistentes ao vento. Florescem mais cedo, no final de julho ou início de agosto.
Crocosmia
Essa flor também é conhecida como gladíolo japonês ou montbrécia. A crocosmia cresce até 50-70 cm. As folhas são eretas, lanceoladas, com pontas agudas. Essa planta perene floresce com graciosas inflorescências vermelho-alaranjadas.
Tigridia
A aparência das inflorescências da tigridia lembra a de orquídeas. Esta cultivar caracteriza-se por uma paleta diversificada de cores e formas únicas. A altura varia de 30 a 70 cm. A floração ocorre na segunda metade do verão.
- Tigridia
- Crocosmia
- Glamini
Frésia
Outra classe de plantas perenes com inúmeras variedades. Apresenta também uma variedade de cores e alturas de caule (de 30 cm a 1 m). A frésia floresce de meados de julho até a segunda quinzena de agosto.

bulbos de flores de outono
Essas plantas substituem as perenes de verão e florescem do início de setembro até a primeira geada. Suas flores são especialmente belas quando o jardim está vazio e sem cores vibrantes. Geralmente são cultivares anãs e compactas, que não ultrapassam 0,3 m de altura.
Cólquico
As flores rasteiras (15-20 cm) recebem esse nome por um motivo. Elas aparecem depois que todas as outras plantas do jardim já terminaram de florescer. O colchicum floresce por quase um mês, de setembro a outubro. A cor é uniforme, um lilás suave, às vezes com um tom violeta.

Cólquico, ou açafrão-do-outono, uma flor de porte baixo.
Sternbergia
Essas plantas perenes se assemelham aos crocos na aparência, mas florescem não na primavera, e sim com a chegada do outono. Esses pequenos arbustos variam em altura de 10 a 30 cm. As inflorescências têm uma tonalidade amarelo-limão vibrante e pura.

Utilização de bulbos no paisagismo
Despretensiosas, porém altamente decorativas, as plantas perenes ficam igualmente belas em jardins e hortas. São usadas para decorar gramados e canteiros, delimitar bordas e são plantadas ao longo de cercas, caramanchões e casas, além de criar diversos arranjos florais. Para garantir floração contínua, paisagistas recomendam o plantio de diferentes tipos de plantas, alternando-as durante a estação de crescimento. Um arranjo harmonioso pode ser alcançado seguindo algumas regras:
- Evite criar canteiros de flores coloridos ou monótonos. É melhor escolher três tons contrastantes, com uma cor dominante.
- Procure plantar plantas baixas em primeiro plano para que elas realcem a beleza das flores altas.
- Ao criar bordas, faça pequenos agrupamentos que pareçam o mais naturais possível.
- Evite usar essas flores em jardins formais e não tenha medo de experimentar com o design.
- Remova as flores murchas imediatamente. Isso permitirá que novas hastes florais cresçam e melhorem significativamente a aparência geral do canteiro.
- Plantio em grupo
- Decoração de jardim
- Cultivo em vasos
- Canteiro de flores em branco
- Plantio composto
- Bordadura de flores
Não é de admirar que as cultivares bulbosas de fácil cultivo sejam tão populares entre os paisagistas. A diversidade de espécies e os diferentes períodos de floração fazem destas plantas as favoritas dos jardineiros russos, pois ajudam a manter um jardim bonito desde o início da primavera até ao final do outono.


















