Escolhemos flores perenes simples e de floração prolongada para o jardim.

A maioria dos veranistas vê seus terrenos não apenas como um espaço para hortas, mas também como um local para relaxar. Conforme se instalam, começam a decorar suas propriedades, alternando canteiros e estufas com floreiras. É por isso que as plantas perenes de fácil cultivo e longa floração são tão populares para jardins — nem todos os proprietários podem dedicar tempo suficiente aos seus cuidados. Este artigo discute a diversidade de variedades de plantas perenes e como utilizá-las no paisagismo.

Benefícios do cultivo de plantas perenes

A conveniência das plantas perenes para os residentes de verão se expressa da seguinte forma:

  1. Elas não precisam ser plantadas em todas as estações.
  2. Da primavera ao outono, a área apresenta-se bem cuidada e bonita, com mínima intervenção humana.
  3. As variedades resistentes toleram secas prolongadas e não necessitam de cobertura no inverno. Isso reduz significativamente os custos de manutenção e mão de obra.
As plantas perenes são um dos tipos de flores mais populares no paisagismo.

Se você escolher as plantas certas para o seu canteiro, depois de apenas 2 a 3 semanas, o trabalho se resumirá a regas e adubações ocasionais.

Vídeo: Flores perenes para o jardim

Este vídeo apresenta as flores de jardim mais bonitas e fáceis de cultivar.

flores perenes da primavera

Para garantir que as plantações prosperem, não adoeçam e não necessitem de cuidados especiais, é preciso compreender suas propriedades e as condições em que elas se desenvolvem bem.

Vinca

Existem espécies rasteiras e subarbustos de porte baixo. A planta prefere sombra e requer pouca luz solar. Floresce na primavera e, em climas quentes, pode produzir uma segunda floração no outono. Ela prospera em solos úmidos e seu crescimento diminui um pouco durante períodos de seca.

Adequado para áreas abertas e sombreadas. Espalha-se rapidamente e os brotos enraízam com facilidade ao tocarem o solo. Híbridos com as seguintes características foram cultivados para jardins:

  • Coroas simples e fofas;
  • Com folhas lisas e coloridas.
A pervinca é adequada para áreas abertas e sombreadas.

Brunner

Ela cresce até mesmo na sombra, desde que haja umidade suficiente. Tolera secas severas e não requer fertilização frequente. Em maio, floresce com lindas flores azuis ou azul-claras. Enraíza bem em solos argilosos. Atinge de 25 a 55 cm de altura. As folhas são pontiagudas e em formato de coração. Lembre-se que as variedades variegadas são muito mais exigentes.

A brunnera cresce até mesmo na sombra.

Dicentra

Possui um sistema radicular robusto e tolera bem o frio. As folhas mortas revivem com a chegada da primavera. Atinge de 40 a 100 cm de altura. Em meados de maio, surgem inflorescências racemosas com corolas em forma de coração, brancas ou rosas (também existem variedades bicolores). Floresce durante um mês e requer pouca luz.

Dicentra tolera bem o frio.

Crocos

As primeiras corolas se formam quando ainda há neve no chão. Elas podem ser brancas, azuis, amarelas ou listradas. A planta cresce até 15 cm e floresce durante toda a primavera. Prefere sol e meia-sombra, e prospera sob a copa das árvores ou perto de arbustos altos.

Selo de Salomão

Ela cresce ao lado do lírio-do-vale em faixas de mata. Floresce em maio e junho. Suas flores não são muito vistosas, mas à sombra de coníferas e arbustos, o selo-de-salomão atinge de 50 a 80 cm de altura. Suas flores pendentes, brancas e verdes, em forma de sino, são bastante pitorescas.

Lírio-do-vale

Requer muita umidade e prefere locais úmidos e sombreados. Sobrevive bem ao inverno. Na primavera, as folhas coriáceas se enrolam em tubos, formando rosetas, e acima delas, hastes de 30 centímetros. As inflorescências contêm de 6 a 20 umbelas, que são brancas ou rosadas e agradavelmente perfumadas. Encantam com sua cor de maio até o final do verão, após o qual as inflorescências se transformam em bagas vermelhas ovais. O lírio-do-vale é longevo, produzindo frutos no mesmo local por até 10 anos. O lírio-do-vale pode sufocar culturas vizinhas.

Muscari

Outro nome para esta planta é jacinto-rato. De abril a maio, hastes curtas, de 15 a 20 cm, emergem do solo, terminando em cachos de pequenas flores em forma de sino, azuis ou azul-claras.

Recomenda-se replantar os muscaris adultos em junho, assim que as folhas e as flores murcharem. O ideal é plantá-los à sombra de árvores ou em grandes plantações de lilases. As flores tornam-se mais exuberantes com o passar dos anos.

Flor de Muscari, ou jacinto-rato

Narcisos

A floração ocorre em abril-maio. São plantas com um aroma agradável. Diferentes variedades atingem de 25 a 60 cm de altura. As flores podem ser simples e fofas, e a coroa pode ser curta ou longa.

Na natureza, elas prosperam em áreas com solo solto e fértil, sem excesso de umidade. Crescem igualmente bem ao sol e à sombra. À medida que crescem, formam densos canteiros de flores.

A folhagem dos narcisos morre rapidamente, deixando uma área sem flores no canteiro, por isso é recomendável planejar com antecedência o plantio de plantas substitutas nas proximidades, como peônias e papoulas.
Conselho do autor
Os narcisos florescem em abril e maio.

Peônia

É melhor optar por variedades mais antigas e de baixa manutenção, derivadas da peônia de flores leitosas. As variedades modernas geralmente exigem mais atenção.

Ela floresce na transição da primavera para o verão, mantendo sua aparência ornamental mesmo após a floração. Tolera bem tanto o sol pleno quanto a meia-sombra. Após algumas horas de sol da manhã, pode florescer mesmo na sombra.

Pushkinia

Caules verdes são cobertos por flores azuis, brancas e azuladas. A floração dura de abril a maio. A planta cresce até 20 cm. Ela adora sol, mas tolera sombra parcial leve. Recomendada para plantio próximo a:

  • prímulas;
  • narcisos;
  • dicentras.

Tulipas

Uma das plantas de jardim mais comuns. Inúmeras variedades (existem milhares) são fáceis de cultivar e variam muito na aparência. Existem também híbridos com diferentes épocas de floração, por isso é necessária uma seleção cuidadosa. A altura varia de 10 a 50 cm.

Os bulbos precisam de um local ensolarado com solo fértil para o plantio. A rega periódica deve ser interrompida no verão, permitindo que as raízes descansem. Sua reação à geada varia.

  1. Nas regiões do sul, existem espécies densas, fofas e semelhantes a lírios.
  2. As variedades Greig, Gesner e Foster são adequadas para o norte.
  3. Existem variedades de porte baixo e resistentes à geada, adequadas para qualquer clima.

Flores de verão para a dacha

As plantas perenes são plantas de floração prolongada que embelezam o jardim por muitas estações. Vamos conhecer algumas variedades populares de flores de verão.

Aquilegia

Devido à sua natureza amante da umidade, também é conhecida como uma "planta coletora de água". Mesmo as cultivares não são particularmente exigentes, e as espécies nativas praticamente não requerem cuidados. A chuva geralmente é suficiente, mas se a água for escassa, suas raízes fortes conseguem encontrar água em profundidade. A aquilégia prospera tanto na sombra quanto em espaços abertos. Ela prefere solos leves e bem drenados.

Época de floração: maio a setembro, sem interrupção. Inflorescências em forma de sino, caules altos e eretos. A planta mantém seu charme após a floração, com a folhagem outonal adquirindo tons de roxo e lilás. Diferentes variedades atingem de 30 a 80 cm de altura.

A aquilégia prefere sombra e espaço aberto.

Árabes

Floresce da primavera até o final do outono. Planta rasteira, que cobre o solo, atinge até 40 cm de altura. Após o plantio, forma inflorescências densas, semelhantes a almofadas, adornadas com pendões de minúsculas flores brancas, rosas ou roxas. A poda prolonga a floração, mantendo a forma geométrica da planta. Recomendada para plantio em áreas abertas com solos leves.

Arabis é uma planta rasteira que cobre o solo.

Astilbe

A planta cresce de 40 cm a 1,2 m de altura. As inflorescências em forma de panícula podem ser vermelhas, roxas, brancas ou rosas. As plantas têm folhagem serrilhada. É necessário podar as flores murchas no momento certo. A planta requer rega periódica. Antes do inverno, os arbustos são cobertos com ramos de abeto.

As inflorescências da astilbe assemelham-se a panículas.

centáurea perene

Plantas campestres muito apreciadas por jardineiros. Florescem de junho a setembro. Seus caules são cobertos por uma folhagem verde brilhante, formando canteiros espetaculares que variam de 40 cm a um metro de altura.

Elas prosperam tanto em pleno sol quanto em meia-sombra, em qualquer tipo de solo, e são facilmente plantadas junto a outras culturas. Existem híbridos cultivados com flores de diversas cores.

loosestrife

Uma planta rasteira perene com flores amarelas brilhantes e folhagem verde exuberante. Diferentes variedades adaptam-se facilmente a diversas condições, atingindo alturas que variam de 20 a 80 cm. A Lysimachia nummularia (erva-dos-prados) prospera em locais sombreados e parcialmente sombreados — seus caules alongados e rastejantes são cobertos por folhas redondas, semelhantes a moedas. Deve ser plantada perto de corpos d'água com bastante umidade.

Todas as variedades são descomplicadas, resistentes à geada e a pragas.

cravo turco

Floresce de junho a setembro. Pequenas pétalas serrilhadas formam uma densa inflorescência multicolorida, que alegra o jardim com tons que variam do branco ao roxo vibrante. A altura das diferentes variedades varia de 30 a 70 cm. Reproduz-se por autosemeadura. Recomendada para plantio em áreas abertas ou em áreas de sombra parcial em bosques de árvores decíduas.

Gerânio

Sendo uma espécie rasteira, cresce de 15 cm a 1 m de altura. A época de floração ocorre de maio a agosto, mantendo sua aparência ornamental com folhagem dourada, laranja e roxa até o outono; algumas variedades resistem até a primeira neve. As inflorescências podem ser brancas, rosas, roxas ou vermelhas. As flores têm vida curta, mas novas surgem diariamente. Os gerânios preferem solos leves e úmidos, sendo tolerantes à seca.

Existem espécies de gerânios que preferem sol e outras que preferem sombra. Leve isso em consideração ao escolher uma planta.

As inflorescências do gerânio podem ser brancas, rosas, roxas ou vermelhas.

Dorônico

Uma planta pitoresca com flores amarelas enormes em inflorescências semelhantes a margaridas. As flores são sustentadas por caules eretos, nus ou cobertos por folhas verde-claras, com 25 a 85 cm de altura. Devem ser plantadas em pleno sol ou meia-sombra. Apreciam umidade e necessitam de cobertura morta.

Elas florescem no final da primavera e a folhagem murcha à medida que a primavera avança. Isso cria uma lacuna no canteiro que pode ser camuflada com samambaias, camomila e aquilégias.

Os cestos Doronicum parecem margaridas.

Íris

Existem muitas variedades. Algumas preferem ambientes úmidos, enquanto outras toleram a seca. As flores surgem no final da primavera e, após um longo período de floração, caem em meados do verão. As variedades de íris variam em cor, forma e habitat. Altura: 40–80 cm.

A folhagem da maioria das espécies é pontiaguda, assemelhando-se a uma espada. Cresce em densos aglomerados. As corolas abrem por cerca de um dia, com novas surgindo diariamente. Escolha áreas ensolaradas ou sombreadas com solo leve e solto para o plantio. Lembre-se de que as variedades anãs de íris florescem na primavera, enquanto as variedades mais altas florescem no verão.

As variedades de íris diferem em cor e forma.

Sino

Uma planta de porte baixo e tolerante à sombra. Ela cresce naturalmente em florestas e bordas de florestas. Apresenta-se em diversos tamanhos. Todos os híbridos não necessitam de proteção no inverno e são resistentes a doenças e pragas. O cuidado é simples — regas esporádicas são suficientes.

O excesso de umidade é prejudicial, assim como o solo denso com pouca permeabilidade ao ar. Existem híbridos com pétalas simples, semidobradas e pubescentes, em diversas cores. Elas crescem de 20 a 120 cm.

Globeflower

Ela adora umidade. Suas flores são amarelas ou laranjas e florescem de maio a julho com rega regular. Altura: 60 a 80 cm. Ela prospera perto de cercas e arbustos pitorescos.

Lírios-de-um-dia

Adoram o sol. Florescem no verão e continuam a florir por muitas semanas. Cada inflorescência dura apenas um dia, mas novas surgem em hastes longas. As hastes florais murchas devem ser removidas imediatamente e deve-se aplicar um fertilizante leve. Muitos híbridos variam em forma e cor. Existem também variedades de floração contínua que produzem flores até a geada.

Tremoço

Ela floresce em junho e recomeça a florescer no início de agosto. Suas flores são vermelhas, rosas, amarelas, azuis e roxas. Ela pode alegrar um jardim inteiro. Cresce até um metro de altura. Adora sol pleno e evita solos excessivamente fertilizados. Ela repõe a falta de água através de suas raízes fortes.

As flores de tremoço podem ser vermelhas, rosas, amarelas, azuis e roxas.

Papoula

Suas flores são tão espetaculares quanto as das peônias. A haste é coroada por uma flor escarlate, rosa, branca ou roxa. São resistentes ao frio e à seca (o excesso de umidade pode ser prejudicial). Prosperam em qualquer tipo de solo. Basta plantar uma papoula no seu jardim e ela se espalhará naturalmente por meio de sementes.

A papoula cria raízes em qualquer tipo de solo.

Camomila

Uma planta aparentada com as margaridas, porém maior e mais expressiva. Os caules são retos, terminando em inflorescências brancas simples ou dobradas. Cresce de 30 cm a 1 m de altura. Prefere locais ensolarados e solos soltos e férteis, não muito leves. Se a água e a matéria orgânica forem insuficientes, ela murcha e definha. Pode se autopropagar por sementes, espalhando-se por áreas próximas. Para estimular seu crescimento, divida a planta periodicamente.

Combina bem com:

  • tremoço;
  • papoulas;
  • sinos.

Rudbéquia

Ideal para jardineiros ocupados. Requer pouca manutenção; basta exposição à luz. As flores são grandes, amarelas ou rosas, simples ou dobradas, e de diversos tamanhos. As variedades anãs crescem até 70 cm, enquanto as mais altas chegam a 2 m. No outono, fertilize levemente com um fertilizante completo e, na primavera, com nitrogênio.

Malva-rosa

Resistente à seca. As malvas-rosas têm folhagem vistosa, com inflorescências agrupadas em cachos. Elas crescem até 2 metros de altura. As malvas-rosas podem ser usadas para formar uma parede verde ou como peça central de um canteiro. Existem variedades com pétalas simples e dobradas em diversas cores. Elas são usadas para decorar cercas vivas e muros.

A planta requer solo leve e bem drenado. Reproduz-se por autosemeadura. É difícil transplantá-la devido ao seu complexo sistema radicular. Danos a essas raízes podem causar o murchamento da planta.

Compatível com:

  • floxes;
  • sinos;
  • cebolas decorativas;
  • centáureas;
  • girassol de folhas de salgueiro.

Flores de outono despretensiosas

Com o fim do verão, as plantas da horta começam a murchar, perdendo suas cores. No entanto, escolher as plantas certas pode prolongar sua beleza natural.

Phloxes

Essa planta se caracteriza por uma floração longa e abundante. Ela prospera tanto ao sol quanto em meia-sombra, tolerando regas abundantes e períodos de seca. Na maioria das regiões, não necessita de proteção no inverno.

As flox formam arbustos verdes na primavera, florescendo de julho a outubro. Existem variedades rastejantes, arbustivas e semi-decrépitas, com alturas de caule que variam de 25 cm a 1,5 m.

Existem tipos de flox rastejantes, arbustivos e semirreclinados.

Ásteres perenes

Essas são flores muito apreciadas em canteiros. Elas florescem de agosto até a primeira neve. As flores podem ser azuis, brancas, rosas e roxas. Existem mais de 200 variedades. Por exemplo:

  • O áster alpino é uma planta de porte baixo, com inflorescências em forma de cestos semelhantes à camomila;
  • O áster italiano é um arbusto herbáceo e folhoso coberto de pequenas flores.

Altura de 25 cm a 1,5 m. As flores podem ser simples ou dobradas. Toleram excesso de luz e seca.

As ásteres perenes são reconhecidas como plantas líderes em canteiros de flores.

Aplicações no paisagismo

Variedades cultivadas de vinca são usadas em canteiros de flores para criar uma vegetação vibrante, adornada com toques de azul, branco, rosa e roxo.

A Dicentra é adequada para canteiros de flores onde as plantas companheiras incluem prímulas e narcisos, samambaias, etc.

As cores variegadas dos crocos adornam plantios em grupo, criando áreas atraentes entre as rochas. A arabis variegada é usada para decorar bordaduras, jardins de pedras e outros elementos do jardim. A astilbe é combinada com coníferas ou como um pano de fundo pitoresco para plantios de porte baixo.

As variedades eretas de loosestrife são adequadas para o paisagismo de canteiros e jardins de pedra. Os gerânios são ideais para o paisagismo ao redor de arbustos e árvores. Os tremoços prosperam ao lado de margaridas-do-campo, papoulas e aquilégias. As flores delicadas das margaridas-do-campo harmonizam-se lindamente com centáureas, gramíneas vistosas e cebolas-do-campo. As floxes altas são excelentes decorações para lagos e edifícios.

Quem não tem tempo ou disposição para cultivar jardins de flores com afinco deve examinar minuciosamente todo o terreno e, em seguida, selecionar cuidadosamente a variedade adequada de plantas perenes. Isso permitirá admirar as cores vibrantes durante toda a estação, proporcionando momentos de puro relaxamento no jardim.

Pera

Uva

Framboesa