Serralha: uma erva daninha nociva ou uma cultura útil

O serralha é considerada a erva daninha mais prejudicial e difícil de erradicar. Mas poucas pessoas sabem que ela possui propriedades medicinais e é até usada na culinária. Quais são os benefícios da planta, quais são suas contraindicações, qual a sua aparência e como controlá-la no seu jardim? Continue lendo para descobrir.

Descrição e composição química da cultura

O serralha é uma planta herbácea anual com caule reto e liso de 50 a 100 cm de altura. Em uma única estação, desenvolve um rizoma poderoso e ramificado de 2 a 3 m de profundidade, o que torna sua remoção muito difícil. Externamente, a planta difere pouco de outras espécies da mesma família, mas, em uma inspeção mais detalhada, diferenças na estrutura e forma das folhas são perceptíveis. Nesta espécie, as folhas são pinadas e sustentadas por pecíolos curtos.

O serralha é uma planta herbácea anual com caule reto e liso.

A floração ocorre de junho a setembro. As flores são de um amarelo suave, agrupadas em pequenas inflorescências. Cada inflorescência produz milhares de sementes com tufos macios, facilmente dispersas pelo vento. Além das sementes, a planta se propaga bem por divisão do rizoma — mesmo uma pequena porção pode produzir inúmeros brotos novos.

A composição química da erva é bastante rica. Ela contém alcaloides, que possuem sabor amargo e propriedades medicinais. Substâncias orgânicas como a inulina e a colina, que protegem as células contra danos causados ​​por toxinas e metais pesados, também estão presentes. A parte aérea da planta contém ácidos orgânicos, óleos graxos e vitamina C em abundância.

Vídeo: "Benefícios do Serralha"

Este vídeo mostra algumas das propriedades benéficas da planta daninha.

Propriedades úteis e medicinais do serralha

O uso de ervas para fins medicinais ajuda a:

  • restauração de células nervosas;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aprimoramento das capacidades físicas e mentais;
  • Melhora a composição sanguínea (reduz os níveis de açúcar e colesterol);
  • Limpar o corpo de toxinas e parasitas;
  • normalização do metabolismo;
  • redução dos processos inflamatórios;
  • Rejuvenescimento geral do corpo.

Na agricultura, as ervas daninhas são usadas na alimentação animal, resultando no aumento da produtividade dos animais.

Jardineiros notaram que o crescimento de ervas daninhas em canteiros de morangos melhora o sabor dos frutos, tornando-os mais doces e aromáticos. A variedade rosa é especialmente benéfica nesse sentido.

Funcionalidades do aplicativo

As propriedades descritas acima permitem que a erva seja utilizada nas seguintes áreas:

Na culinária

Os brotos jovens são usados ​​como suplemento vitamínico em saladas, aperitivos, sopas, peixes ou carnes. Para consumo fresco, a erva é deixada de molho em água fria com um pouco de sal para remover o amargor. A raiz cozida é usada em pratos no lugar do alcachofra-de-jerusalém. Um chá medicinal é feito com as folhas secas. A erva também pode ser conservada em vinagre. Para isso, lave-a, coloque-a em potes, adicione folhas de raiz-forte, umbelas de endro, alho e sal, e leve à geladeira por alguns dias.

Na medicina popular

Há muito tempo que as pessoas utilizam esta erva para tratar doenças como constipações, febre, gota e vários abcessos. Infusões mornas eram ingeridas para aliviar enxaquecas, dores no peito e para expelir vermes. Para prepará-las, basta colocar 50 gramas de ervas secas em 1 litro de água e deixar ferver em lume brando durante 10 minutos, sem deixar ferver completamente. As infusões têm um efeito expectorante e ajudam a aliviar a tosse.

Decocções mornas são usadas para tratar enxaquecas.

A infusão da erva é usada externamente para tratar hemorroidas, furúnculos, queimaduras e feridas com sangramento. Despeje uma xícara de água fervente sobre 1 colher de sopa da erva, deixe em infusão por cerca de uma hora e coe. As folhas frescas também podem ser aplicadas na pele para tratar essas condições. O suco obtido ao quebrar o caule é usado como diurético e laxante (tome 1 colher de chá com as refeições).

Para fortalecer o sistema imunológico e a saúde em geral, recomendamos o consumo de uma salada vitamínica feita com os seguintes ingredientes:

  • 200 g de folhas frescas;
  • 2 ovos cozidos;
  • pepino fresco;
  • 100 g de rabanete;
  • Um pouco de vegetação.

Deixe as folhas de molho em água, pique todos os ingredientes, misture e tempere com sal e óleo vegetal.

O mel dessa erva florida é considerado de qualidade superior e um dos melhores. Possui elevadas propriedades medicinais, um sabor agradável e um aroma suave.

O mel proveniente de ervas floridas é considerado de altíssima qualidade.

Aquisição e armazenamento de matérias-primas medicinais

As raízes e os caules são utilizados para fins medicinais. A parte aérea é colhida durante o período de floração. As pontas dos brotos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, são cortadas, amarradas em feixes e penduradas em um local seco ou dispostas sobre papel sob uma cobertura. O material seco é moído e armazenado em recipientes de vidro herméticos ou sacos de papel. As raízes são colhidas no outono. Elas são imediatamente lavadas e trituradas, depois secas e armazenadas da mesma maneira.

Contraindicações e malefícios do serralha para os seres humanos

Ao tratar e utilizar a erva, deve-se levar em consideração que ela é contraindicada:

  • mulheres grávidas e lactantes;
  • Pessoas propensas a alergias;
  • em caso de intolerância individual.
Como a planta contém substâncias amargas, não deve ser consumida durante a exacerbação de doenças gastrointestinais e hepáticas crônicas.
Conselho do autor

Em outros casos, é aconselhável consultar um médico sobre a conveniência do uso da erva.

Métodos eficazes de controle de plantas

Os seguintes métodos são utilizados para combater a grama nociva:

Destruição mecânica

Inclui uma ampla gama de atividades:

  1. A remoção regular das ervas daninhas deve ser feita pelo menos uma vez a cada 10 dias. Enquanto as plantas são pequenas e as raízes ainda estão fracas, é mais fácil arrancá-las.
  2. Cobertura morta. Cobrir o canteiro com uma camada espessa de cobertura morta dificultará a penetração de pragas na superfície.
  3. Utilizando agrofilme. As plantas simplesmente apodrecem sob esse tipo de cobertura.
  4. Desenterrando espécimes adultos.
  5. Cortar as flores não resolve o problema, mas impede que a grama se espalhe.
  6. Após a colheita, revolva o canteiro, removendo todas as raízes. Os rizomas são muito profundos e, se fragmentos permanecerem no solo, brotarão rapidamente.
A destruição mecânica é um dos métodos de controle de ervas daninhas.

Métodos tradicionais

Esses métodos são relativamente seguros e os mais suaves para as hortaliças:

  • Pulverização com amônia (diluir 5 frascos em um balde de água) - a parte aérea morre e o rizoma se esgota;
  • Tratamento com querosene - a grama é cortada e as raízes são regadas com querosene, devendo-se ter cuidado para garantir que a mistura não entre em contato com plantas úteis;
  • Espalhar sal entre as fileiras – a substância impede o crescimento de qualquer planta, por isso é aconselhável usá-la em áreas abertas;
  • Cultivar adubo verde: tremoço, trevo, cereais - as pragas não se proliferarão após o cultivo, e ao mesmo tempo o solo será enriquecido com nutrientes.

Ataque químico

Para grandes áreas onde os métodos mecânicos são ineficazes, utilizam-se herbicidas contendo ácidos e altas concentrações de sal. Os mais eficazes, que eliminam completamente as ervas daninhas, incluem Fakel, Gersotil, Saratsin, Tornado e Gorizont. Os agroquímicos também são recomendados para uso em caminhos, áreas desocupadas onde não haverá cultivo de hortaliças nos próximos anos e para eliminar ervas daninhas particularmente grandes e maduras.

Apesar dos benefícios desta erva, não há necessidade de propagá-la. Uma pequena quantidade pode ser deixada para uso medicinal, mas deve ser colhida dentro do período prescrito para evitar a dispersão. Todo jardineiro deve combater esta praga para garantir uma boa colheita.

Pera

Uva

Framboesa