Ervas daninhas comuns no jardim e na horta.

As ervas daninhas no jardim ou na horta são um problema que nenhum jardineiro conseguiu resolver completamente. Para combatê-las, é preciso identificar corretamente o inimigo. Este artigo abordará os tipos mais comuns de ervas daninhas.

Classificação de ervas daninhas no jardim

Visitantes indesejados aparecem nos canteiros por diversos motivos. As sementes podem ser carregadas pelo vento ou introduzidas com fertilizantes orgânicos. Mudas de má qualidade também podem ser uma causa. Às vezes, as sementes de ervas daninhas permanecem no solo por vários anos antes de germinarem.

Classificação de ervas daninhas no jardim

Em botânica, as ervas daninhas são classificadas de diversas maneiras, uma das quais se baseia no seu ciclo de vida. As ervas daninhas são classificadas como perenes e bienais. Estas últimas dividem-se em quatro categorias:

  • As culturas de primavera são as espécies anuais mais comuns, encontradas em quase todos os lugares;
  • Culturas de inverno - podem ser vistas com mais frequência em campos com culturas de inverno;
  • Plantas efêmeras – têm uma vida útil de apenas alguns meses;
  • Bienais - são caracterizadas por um período de crescimento que dura duas estações.

Outra classificação de ervas daninhas é pelo método de propagação. As pragas de jardim podem se reproduzir por sementes ou vegetativamente. As ervas daninhas perenes geralmente permanecem em seu habitat, crescendo no mesmo local estação após estação.

As ervas daninhas também são divididas em parasitas e não parasitas. As ervas daninhas parasitas precisam de uma "presa" para prosperar, pois não possuem sistema radicular e não conseguem se alimentar sozinhas. As ervas daninhas não parasitas crescem independentemente.

Vídeo: Como Eliminar Ervas Daninhas no Seu Jardim

Neste vídeo, um especialista irá lhe ensinar como controlar ervas daninhas de forma eficaz em seu jardim.

Os malefícios e benefícios das ervas daninhas

Assim que avistamos ervas daninhas, corremos para removê-las antes que causem danos ao nosso jardim ou canteiro de flores. Se deixarmos o processo continuar e permitirmos que as ervas daninhas cresçam, todo o terreno estará em risco.

  • A produção agrícola diminuirá significativamente;
  • A toxicidade dos solos aumentará;
  • O risco de desenvolver doenças fúngicas, virais ou bacterianas aumentará;
  • Haverá escassez de nutrientes e umidade para as plantações verdes;
  • As plantas sofrerão com a falta de luz solar;
  • Possível envenenamento de animais de estimação.

Mas nem todas as ervas daninhas são igualmente prejudiciais. Algumas têm propriedades medicinais, servem de alimento para o gado e, por vezes, são até comestíveis. Algumas ervas daninhas também têm um efeito benéfico na estrutura do solo, afrouxando-o com seus poderosos rizomas.

Ervas daninhas comuns no jardim e na horta.

Contar o número de variedades de ervas daninhas é muito difícil. Só na Federação Russa, crescem mais de 1.400 espécies. A seguir, discutiremos as pragas mais comuns da região central da Rússia e da região de Moscou.

Ambrosia artemifolia

Ela cresce até 2,5 metros e geralmente se instala ao longo de estradas ou perto de corpos d'água. É muito perigosa para pessoas com tendência a alergias e também afeta negativamente a qualidade de produtos lácteos se encontrada em pastagens para gado.

A ambrosia comum cresce até 2,5 m.

cardo-campestre

Possui um rizoma poderoso, de 4 metros de comprimento. A planta atinge uma altura de cerca de um metro e meio. Cresce nas orlas das florestas e em áreas com solo fértil. É perigosa porque, à medida que cresce, suplanta qualquer cultura existente.

O cardo-campestre distingue-se por um rizoma poderoso de 4 m de comprimento.

Hera-terrestre, ou erva-de-gato

Erva daninha rastejante e perene com brotos robustos. Cresce em áreas escavadas onde nada foi plantado ou em florestas. O rizoma terrestre é tóxico e pode causar envenenamento em animais de estimação.

Na medicina popular, a erva-de-gato é usada como antisséptico, além de ser utilizada para tratar resfriados e distúrbios metabólicos.

Hera-terrestre, ou erva-de-gato

Verônica filamentosa

Uma erva daninha perene muito atraente, com pequenas flores azul-neve. Ela prospera em solos férteis e úmidos. Cresce vigorosamente e pode cobrir uma grande área em pouco tempo.

A erva daninha perene Veronica filamentosa

corriola-dos-campos, ou bétula

Uma trepadeira com caules finos e flexíveis de até 2 metros de comprimento e um rizoma que se estende por vários metros de profundidade. Ataca principalmente arbustos de frutos silvestres (como framboesas ou groselhas). Seu perigo reside na capacidade de sufocar a plantação.

corriola-dos-campos, ou bétula

Galinsoga tetraradiata

Uma erva daninha anual persistente. Ela cresce até 80 cm e se espalha muito rapidamente. Desenvolve-se bem em solos bem drenados e prefere alta umidade. Geralmente cresce perto de culturas perenes ou sob árvores.

Galinsoga quadrangulata é uma erva daninha anual.

A erva-de-bicho, ou erva-de-bicho

Essa erva daninha anual cresce formando densos matagais de até um metro de altura. Possui propriedades medicinais (reduz a pressão arterial, combate a prisão de ventre e estanca sangramentos) e é uma boa planta melífera. Também é frequentemente incluída na alimentação do gado.

A erva-de-bicho, ou erva-de-bicho

Grama de quintal, ou grama de quintal

Essa erva daninha cresce como pequenos arbustos com pouco mais de um metro de altura. Ela se torna especialmente ativa após períodos prolongados de chuva. É prejudicial às plantações de girassol e a algumas culturas de raízes (como beterraba e cenoura).

Grama de quintal, ou grama de quintal

Azedinha-brava comum, ou repolho-de-lebre

Uma erva daninha muito resistente, cresce em touceiras, formando pequenos aglomerados. Pode sufocar rapidamente outras culturas. Floresce com pequenas flores rosa-claro.

Azedinha-brava comum, ou repolho-de-lebre

Trevo

Uma erva daninha perene que prefere solos pobres em nitrogênio. Ela cresce até um metro e meio de altura e se adapta facilmente a qualquer clima. Possui propriedades antissépticas, antipiréticas e diuréticas.

O trevo é uma erva daninha perene.

Barba de bode

Uma erva daninha bienal encontrada em beiras de estradas, bordas de florestas e prados. Uma planta madura não atinge mais de um metro de altura. Ela floresce com pequenas inflorescências amarelo-brilhantes. A raiz da barba-de-bode é usada na medicina popular para tratar diabetes.

A barba-de-bode é uma erva daninha bienal.

Commelina vulgaris

Essa erva daninha anual é nativa de países orientais (China, Japão). A Commelina é uma planta medicinal – combate o Staphylococcus aureus e promove a eliminação do excesso de líquidos do corpo.

Commelina vulgaris

Urtiga

Uma das poucas espécies de ervas daninhas utilizadas na culinária, ela cresce até dois metros e é altamente resistente a produtos químicos. Prefere solos úmidos com alto teor de nitrogênio.

A urtiga é usada na culinária.

botão-de-ouro rastejante

Uma planta rasteira perene que cresce até um metro de altura, floresce com pequenas flores amarelas brilhantes. Ela prospera em solos encharcados e na sombra de outras culturas. Cresce rapidamente e é altamente resistente a condições adversas.

O botão-de-ouro rastejante é uma planta perene rastejante.

Semente de papoula

Planta anual que cresce aproximadamente 80 cm de altura, floresce com inflorescências de um vermelho vivo, que posteriormente dão origem a vagens de sementes. É mais frequentemente encontrada em campos arados ou ao longo de estradas. É perigosa porque suprime as culturas e cria sombra excessiva.

A papoula se propaga por sementes e floresce com inflorescências de um vermelho vivo.

pé-de-ganso branco, ou quinoa

Uma erva daninha que surge no início da primavera e continua a crescer até a primeira geada. Ela cresce até um metro e meio de altura, com um sistema radicular superficial. O pé-de-ganso-branco pode ser usado na culinária ou para fins medicinais.

pé-de-ganso branco, ou quinoa

erva-de-santa-luzia canadense

Outro nome para essa erva daninha é capim-da-estepe. Ela tolera invernos rigorosos e cresce até dois metros de altura. Geralmente aparece perto de plantações de algodão, hortaliças e cereais.

A erva-de-santa-luzia canadense é rica em óleos essenciais que ajudam a estancar sangramentos.

Taboa canadense de pétalas pequenas, ou taboa da pradaria

Erva-de-galinha, ou erva-de-galinha

Outra erva daninha resistente à geada que tolera temperaturas abaixo de zero, é uma das primeiras a aparecer nos jardins, colocando em risco as plantações de cenoura. A erva-estrelinha é uma boa planta melífera e um suplemento saudável para a alimentação do gado. Também pode ser adicionada a saladas.

Erva-de-galinha, ou erva-de-galinha

Euphorbia squatis

Uma erva daninha difícil de erradicar, com caules robustos e um rizoma desenvolvido e profundo. Ela prospera em plantações de cereais. A eufórbia contém uma seiva leitosa tóxica que, em doses moderadas, é usada para problemas gastrointestinais.

A eufórbia é uma erva daninha difícil de erradicar.

Musgo

Planta de crescimento rápido, que atinge até meio metro de altura. Prospera em áreas alagadas, terras baixas e locais sombreados. Frequentemente causa alagamentos em plantações. É perigosa porque rapidamente desloca as plantações vizinhas.

O musgo se sente confortável em áreas alagadas.

Bluegrass

Uma erva daninha anual, encontrada com mais frequência em solos baixos e com drenagem deficiente. É bastante difícil detectar essa erva daninha quando ela está começando a crescer — ela só se torna visível quando floresce. No entanto, uma vez removida do seu terreno, a grama azul não voltará a crescer.

erva daninha anual bluegrass

Dente-de-leão

Por ser uma planta com rizoma bastante desenvolvido, é muito difícil erradicá-la apenas com produtos químicos. Ela cresce em espaços vazios, onde nada foi plantado ainda. As folhas do dente-de-leão são adicionadas a saladas e também utilizadas na medicina tradicional.

O dente-de-leão é encontrado em áreas vazias.

serralha-do-campo

Uma erva daninha perene e espinhosa, com um rizoma forte e flores amarelas brilhantes. Ela cresce até dois metros de altura. Prefere solos úmidos e ricos em nutrientes. Às vezes, cresce abundantemente em áreas pantanosas. Apesar de ser considerada uma planta invasora, é uma boa planta melífera.

O serralha-dos-campos é uma erva daninha perene e espinhosa.

Bolsa de pastor

Essa planta perene tem um período de crescimento relativamente longo, desde meados da primavera até a primeira geada. À medida que cresce, forma touceiras de até 40 cm de altura, florescendo com pequenas flores brancas como a neve, em forma de umbela.

bolsa-de-pastor perene

Cutelos

As ervas daninhas têm raízes superficiais, o que facilita sua remoção do local. Elas crescem até 1 m de altura e possuem folhas e caules resistentes. A erva-de-galinha cresce em solos calcários ricos em nutrientes.

Ervas daninhas, cutelos

banana-da-terra

Uma erva daninha conhecida por muitos pelas suas propriedades medicinais (hemostática, antisséptica). Cresce em solos densos ou áreas alagadas. Se não for controlada, espalha-se muito rapidamente, ocupando uma área cada vez maior. A tanchagem é relativamente fácil de erradicar.

A tanchagem é conhecida por muitos pelas suas propriedades medicinais.

Absinto comum

Uma erva daninha difícil de controlar que cresce em campos vazios, beiras de estradas e perto de corpos d'água. Ela cresce até 2-2,5 metros, tem um aroma picante característico e sabor amargo, e é uma planta produtora de óleo essencial. Na medicina popular, é usada para reduzir o inchaço, cicatrizar feridas e aliviar espasmos.

O absinto comum é uma erva daninha difícil de remover.

Beldroega

A beldroega é uma planta rasteira anual que cresce até 60 cm de altura, caracterizada por sua aparência que lembra um "tapete" decorativo e por suas pequenas folhas carnudas em formato oval. Seu crescimento é muito rápido, portanto, deve ser removida assim que for percebida.

A beldroega é uma planta rasteira anual.

Grama-bermuda

À medida que cresce, forma arbustos herbáceos exuberantes com rizomas que se estendem de 20 a 25 cm de profundidade. Ao capinar, certifique-se de remover completamente todas as raízes, caso contrário, novos brotos aparecerão em poucos dias. A grama de trigo é usada medicinalmente para cistite.

Grama de trigo rastejante

Rosichka

Erva daninha anual que pode atingir até 1,5 m de altura. Caracteriza-se por caules muito ramificados e folhas largas. Cresce junto a plantações de milho, hortaliças e jardins, suprimindo ativamente os espaços verdes.

Rosichka é uma erva daninha anual.

Violeta perfumada

Uma planta ornamental com flores roxas brilhantes. Floresce no início da primavera, espalhando-se rapidamente pelo local. Prefere solo bem úmido e não tolera períodos de seca. Na medicina popular, as violetas são usadas para tratar insônia, gota e pedras nos rins.

A violeta-doce é uma erva daninha ornamental.

Cardo, ou bardana espinhosa

Uma das poucas ervas daninhas capazes de crescer vigorosamente sob o sol escaldante. Possui um rizoma forte e desenvolvido. É perigosa porque rapidamente suplanta outras culturas. É utilizada medicinalmente para alergias e problemas dermatológicos.

Amaranto retroflexo

Uma erva daninha anual que cresce até 1,3 m de altura. As folhas são adicionadas a saladas e as sementes são dadas a galinhas ou patos. O amaranto também é conhecido por suas propriedades medicinais: reduz a inflamação, estanca sangramentos e desinfeta.

Amaranthus retroflexus é uma erva daninha anual.

erva-de-santa-luzia

Encontrada com mais frequência em campos semeados com cereais, esta erva daninha cresce até 0,3-0,4 m de altura e floresce com pequenas inflorescências brancas como a neve. Na medicina popular, é utilizada na prevenção do câncer e de distúrbios geniturinários.

A erva-de-santa-luzia é encontrada em campos.

urtiga-morta

A urtiga-morta é uma planta herbácea anual que cresce aproximadamente 40 cm de altura e prospera em áreas sombreadas, preenchendo ativamente qualquer espaço disponível e sufocando as plantas vizinhas. É conhecida por suas propriedades medicinais para problemas de fígado, rins e sistema respiratório.

A urtiga-morta é uma planta herbácea anual.

Prevenção de ervas daninhas

Independentemente do tipo de erva daninha, ela pode ser controlada com capina profunda e herbicidas. No entanto, prevenir é melhor que remediar. Para reduzir a infestação de ervas daninhas no seu jardim, siga estas medidas preventivas simples:

  • Faça uma composteira onde você colocar todas as ervas daninhas que foram arrancadas;
  • Ao preparar o jardim antes do inverno, tente não quebrar os torrões de terra;
  • Antes de plantar, revolva a área novamente, removendo os rizomas secos;
  • Se você tem um gramado semeado, não o corte muito rente;
  • Não se esqueça da alimentação em tempo oportuno;
  • Se você avistar algum broto estranho, arranque-o imediatamente pela raiz.
Para evitar que as ervas daninhas danifiquem seu gramado, regue-o regularmente e rastelhe-o ocasionalmente.
Conselho do autor

As ervas daninhas, um problema conhecido há séculos, ainda afligem os jardineiros modernos. Conhecer a aparência das diferentes ervas daninhas ajudará você a proteger sua propriedade de pragas indesejadas.

Pera

Uva

Framboesa