Uma beleza oriental no jardim: fotos das mais belas variedades de lírios.

A fragrância dessas flores suntuosas é sempre inconfundível, e elas próprias são fonte de lendas há séculos. Este artigo destaca as melhores variedades de lírios, com descrições e fotografias.

Retrato botânico de uma flor

O lírio-de-jardim é uma planta bulbosa perene que varia de tamanho dependendo da variedade. O tamanho médio do bulbo ovoide é de cerca de 10 cm, mas alguns exemplares têm três vezes mais diâmetro.

As flores, com caules eretos, podem atingir até três metros de altura, com uma corola que chega a mais de 35 cm. O caule é densamente folheado, com folhas lanceoladas de pontas agudas. Os botões são compostos por seis pétalas de tonalidades e formatos variados. Um grande pistilo, rodeado por estames, está localizado no centro. Agrupadas em conjuntos de 7 a 16 flores, formam inflorescências em forma de umbela, cone ou cilindro.

O lírio de jardim é representado por muitas espécies e variedades.

A floração de uma única corola dura de 3 a 10 dias. Os botões superiores abrem primeiro, dando lugar gradualmente aos inferiores. Quando os lírios finalmente terminam de florescer, os frutos, que são cápsulas de sementes, amadurecem neles.

A principal classificação internacional dos lírios

Hoje, são conhecidas mais de dez mil variedades dessa planta ornamental. Para evitar confusão em meio a tamanha variedade, o jardineiro americano Jan de Graaf desenvolveu um sistema de classificação, que se tornou oficialmente internacional em 1964. Ele dividiu todos os híbridos em 10 seções:

  • Asiático;
  • encaracolado (martagon);
  • branco como a neve (candidum);
  • Americano;
  • de flores longas;
  • tubular e Orleans;
  • oriental (orientais);
  • tigre;
  • interespecífico (incluindo híbridos LA, OT, LO, OA);
  • que cresce espontaneamente.

Vídeo "Tipos de Lírios"

Este vídeo mostra os tipos e variedades de lírios mais interessantes.

Diversidade de espécies de lírios

Para que você tenha uma ideia melhor de cada subespécie, apresentamos abaixo uma descrição de diversas variedades, juntamente com fotos.

asiático

Um dos numerosos grupos do mundo, compreendendo mais de cinco mil espécies. Os híbridos asiáticos são relativamente pouco exigentes e adaptam-se bem a temperaturas extremas. A floração começa em junho. A corola tem formato de taça, é de tamanho médio e não possui fragrância. Representantes conhecidos:

  1. Marlene. O comprimento da haste varia de 0,7 a 1,2 m. O tamanho do botão é de 10 a 15 cm. As pétalas são rosa em vários tons, mais claras em direção ao centro, às vezes brancas.
  2. Lionheart. Uma variedade de porte baixo com corolas bicolores de 12 a 15 cm de diâmetro. A cor é roxa escura, quase preta, com pontas amarelo-limão.
  3. Black Out. Este híbrido cresce mais de um metro de altura. A flor tem um tom vermelho-bordô intenso com uma faixa azul-violeta no centro.
As espécies asiáticas constituem um dos grupos mais numerosos do mundo.

americano

As variedades desta seção não são muito populares em seus países de origem devido à sua extrema exigência de cuidados. Os grandes botões lembram um sino ou um turbante em formato. Quando floresce, o que começa em meados do verão, a planta exala uma fragrância agradável. Os híbridos mais comuns são:

  1. Lago Tulare. Um híbrido alto que cresce até 1,2 m. As pétalas são fortemente curvadas para trás. O centro é branco e amarelo com pintas vermelho-escuras e bordas rosa-claro.
  2. Afterglow. Uma variedade alta (cerca de dois metros). As corolas têm um formato característico de turbante. A cor é carmesim, tornando-se amarela com manchas marrons em direção ao centro.
O Lago Tulare é um representante notável da subespécie americana.

Branca de Neve

Um pequeno grupo, que compreende apenas 1% de todas as espécies. Tipicamente, as plantas distinguem-se pela sua altura notável e botões tubulares ou em forma de funil. Quando florescem, exalam uma fragrância intensa.

Os lírios brancos têm baixa resistência a infecções fúngicas e, portanto, requerem cuidados adicionais.

As seguintes variedades são especialmente apreciadas pelos jardineiros:

  1. Apollo. Cresce até 1,2 m. A floração dura apenas dois meses (junho-julho). As corolas, de 10 a 12 cm, são brancas como a neve com finas pintas escuras ao redor do centro.
  2. Madonna. A altura máxima do híbrido é de 1,3 m. Os botões de tamanho médio são totalmente brancos, sem quaisquer flores estranhas. O lírio floresce apenas durante a primeira metade do verão.

Oriental

Uma das mais belas representantes do gênero Lírio. O grupo é representado por uma grande variedade de formas e cores. Os caules variam em comprimento, mas as corolas são verdadeiramente gigantescas – 30-35 cm. Os híbridos orientais são caracterizados pela floração tardia, que começa em agosto-setembro. As variedades mais comuns são:

  1. Canberra. Altura do lírio: 1,8 m. Cor: lilás-púrpura, com pequenas manchas escuras perto da base. O centro é amarelo pálido.
  2. Stargazer. Cresce até um metro e meio de altura. Pétalas cor de fúcsia, cobertas de manchas escuras, com bordas brancas como a neve. Distingue-se por uma fragrância intensa.

Longiflorum

Uma pequena seção dedicada a híbridos tropicais. Os lírios deste grupo raramente são cultivados na Rússia devido às condições desfavoráveis. Os caules são de comprimento médio (um pouco mais de um metro), com corolas tubulares que lembram sinos. Quando floresce, a planta exala uma fragrância suave e agradável. As seguintes variedades são adequadas para cultivo em estufa:

  1. White Heaven. Um híbrido de porte médio que cresce até 1 m de altura. As corolas são brancas como a neve, tornando-se verde-claras em direção ao centro. Este lírio floresce na segunda metade do verão.
  2. Raposa Branca. Os caules têm 1 a 1,3 m de comprimento. O diâmetro do botão aberto é de cerca de 13 cm. As pétalas são brancas como a neve com um leve tom amarelo-creme.

Encaracolado

Uma das híbridas mais fáceis de cultivar, capaz de se adaptar até mesmo ao norte do país. As corolas têm formato de turbante com pétalas curvadas para fora. Os botões não são muito grandes, com apenas cerca de 10 cm de diâmetro. Quando totalmente abertas, as flores de lírio-de-corda exalam uma fragrância sutil e discreta. As variedades mais famosas são:

  1. Claude Shride. Os ramos atingem 1,5 a 2 metros de comprimento. A floração começa no início do verão. A cor é um tom bordô escuro com nuances roxas profundas e pintas amarelas.
  2. Manhã de Ardósia. Cresce até um metro e meio e floresce por volta de meados de junho. As pétalas são brancas e rosadas com manchas marrons. O centro é amarelo-limão.
O lírio encaracolado é um híbrido fácil de cultivar.

Tigre

Os lírios desta seção também são chamados de lírios lanceolados por alguns jardineiros. Os lírios-tigre tradicionais deram origem a toda uma linha de híbridos em diversas cores. A corola tem formato de turbante e as pétalas são pontilhadas com manchas escuras ao longo de todo o seu comprimento. Aqui estão apenas algumas das variedades:

  1. Flore Pleno. Cresce um pouco mais de um metro de altura. Distingue-se pelos seus botões duplos, de uma tonalidade laranja-coral uniforme com manchas castanhas escuras.
  2. Leopardo Fofo. Uma variedade de tamanho médio, atingindo uma altura de aproximadamente 0,9 m. As corolas são exuberantes e dobradas. As pétalas de um laranja brilhante são pontilhadas com manchas marrons de tamanho médio ao longo de todo o seu comprimento.
A variedade tigre é amplamente cultivada em jardins na Rússia.

Tubular e Orleans

O segundo maior grupo, depois do lírio asiático. Esta espécie é muito resistente e possui forte imunidade a infecções fúngicas. As plantas prosperam em qualquer tipo de solo, mas adoram sol. Abaixo, apresentamos algumas das mais belas variedades de lírio de Orleans:

  1. Rainha Africana. A haste atinge um metro e meio de comprimento. As corolas são tubulares, com cerca de 15 cm de diâmetro. As pétalas são amarelo-damasco, ligeiramente acastanhadas na superfície externa.
  2. Pink Perfection. Uma variedade alta (até 2 m). As inflorescências são racemosas, com 10-13 cm de diâmetro. A cor é lilás-púrpura, com uma faixa esbranquiçada e um centro verde-amarelado.
O lírio-trombeta é o segundo maior grupo depois do asiático.

Híbridos interespecíficos

O cruzamento seletivo de diversas espécies produziu uma infinidade de híbridos fáceis de cultivar. Eles incorporam as melhores qualidades de seus pais e se adaptam bem a quaisquer condições.

Híbridos de LA

Esses lírios foram criados através do cruzamento de variedades asiáticas e longiflorum. Este grupo se caracteriza por uma variedade de cores, uma fragrância delicada e formas florais elegantes.

A floração da maioria das espécies representativas desta seção começa na segunda metade do verão.

Os mais originais são:

  1. Um sucesso de vendas. Uma planta de porte médio, não ultrapassando um metro de altura. A flor é bastante grande, de um delicado amarelo cremoso, com o centro finamente salpicado.
  2. Miragem. O comprimento da haste é de 0,9 a 1,1 m. O diâmetro da corola é de aproximadamente 20 cm. As pétalas têm uma tonalidade vermelho-bordô uniforme.
  3. Diamante indiano. A flor cresce até um metro e meio de altura. Os botões têm uma textura cerosa, são grandes e apresentam uma rica coloração amarelo-alaranjada, sem manchas indesejadas.

Híbridos OT

Os pares parentais desta variedade são os lírios orientais e os lírios trombeta. De todos os híbridos existentes, estes são os maiores. Seu tamanho avantajado lhes rendeu o apelido de "lírios-árvore". Aqui estão alguns deles:

  1. Débbie. A haste atinge dois metros de comprimento. O botão em forma de funil tem cerca de 25 cm de diâmetro. As pétalas são marrom-bordô na base, com bordas amarelo-damasco.
  2. Labrador. A planta cresce mais de 1,5 m. O tamanho dos botões tubulares abertos é de 25 a 30 cm. A cor é uniforme, um rosa intenso.

Híbridos LO

Essa variedade foi desenvolvida relativamente recentemente através do cruzamento de variedades oriental e longiflorum. As corolas são tubulares ou em forma de funil. As plantas florescem em uma variedade de cores vibrantes e exalam uma fragrância delicada e leve. Os híbridos mais populares são:

  1. Prince Promise. Cresce até 1,3 m. O tamanho do botão é de cerca de 15 cm. A cor é rosa perolada, mais escura na base e mais clara nas bordas.
  2. Divina. Uma variedade de porte médio, que atinge 0,8 m de altura. A corola tubular possui bordas ligeiramente onduladas. As pétalas são de uma tonalidade carmesim uniforme.
  3. Coroa Ensolarada. O comprimento da haste não ultrapassa um metro. A cor é amarelo-limão com largas pinceladas vermelho-escuras no centro e pequenas manchas claras perto do polo.

Híbridos OA

Para criar essa espécie, os criadores cruzaram variedades orientais e asiáticas. Os lírios resultantes são ligeiramente menores em tamanho do que suas variedades parentais, mas com maior imunidade a infecções virais. Os híbridos mais famosos desse subgrupo são:

  1. Fest Crown. A planta cresce até cerca de um metro de altura. Sua cor é amarelo-alaranjada, desbotando para um escarlate suave na base. O centro é levemente salpicado.
  2. Coroa Elegante. Uma variedade de tamanho médio (até 1 m). Pétalas cor de fúcsia, sem manchas indesejadas, com uma fina borda amarela. O centro é amarelo-limão.
Os híbridos OA são o resultado do cruzamento de variedades orientais e asiáticas.

Espécies selvagens de lírios

A seção de lírios selvagens é dividida em várias subespécies:

  • Daurian;
  • calejado;
  • bonito;
  • irmãos solteiros;
  • fileira dupla;
  • aveia;
  • caído;
  • tigre falso.

Ao coletar sementes de flores silvestres, você poderá plantá-las com sucesso em seu jardim. Essas plantas não exigem cuidados especiais e sobrevivem facilmente aos invernos rigorosos do norte.

A história apresenta muitos exemplos do lírio como símbolo heráldico. Sua popularidade deve-se a inúmeros mitos. Os antigos gregos associavam as pétalas brancas como a neve à deusa da fertilidade Hera, e os cristãos associavam a flor à Virgem Maria.

Pera

Uva

Framboesa