Segredos do cultivo e uso da spireia-de-folhas-de-bétula no paisagismo.

A spireia-de-folhas-de-bétula é uma planta ornamental de floração exuberante, muito utilizada em paisagismo e arranjos florais. É extremamente resistente ao inverno, podendo ser cultivada até mesmo nos climas mais frios. Descrições de variedades populares e recomendações de cultivo são fornecidas abaixo.

Descrição e área de distribuição da spireia de folhas de bétula

Spiraea betulifolia é o nome científico da spireia. Popularmente, é frequentemente chamada de "doce-do-prado", o que causa alguma confusão. Ambas as plantas pertencem à mesma família, Rosaceae, mas a spireia-do-prado é uma erva com inflorescências paniculadas, enquanto a spireia-de-folhas-de-bétula é um arbusto decíduo com inflorescências corimbosas.

A espiraea é nativa da Ásia, do Extremo Oriente e da Sibéria. Ela cresce em florestas de coníferas e mistas, em encostas de montanhas e ao longo de costas. É um arbusto de porte baixo, com altura média de 50 a 70 cm, raramente atingindo 1 m. A copa é esférica e densa, com ramos estriados curvados em ziguezague. As folhas são pequenas, elípticas, com nervuras proeminentes e bordas serrilhadas, assemelhando-se às folhas de bétula.

Spiraea betulifolia é um arbusto de folha caduca ornamental.

O arbusto começa a florescer no seu terceiro ou quarto ano. A floração dura cerca de três semanas, do final de junho até meados de julho. As inflorescências são densas, com 5 a 9 cm de diâmetro, e consistem em numerosas flores pequenas brancas, creme ou rosadas. O arbusto não é menos ornamental no outono. A folhagem fica amarela brilhante ou roxa e cai no final de outubro.

As melhores variedades de spireia de folhas de bétula

Ainda não existem muitas variedades de Spiraea de folhas de bétula, mas já existem alguns cultivares populares.

Thor

A Spiraea 'Tor' cresce como um arbusto baixo e espalhado (70-80 cm), atingindo até 1,5 m de diâmetro. Sua copa densa e hemisférica, graças às suas folhas brilhantes, é decorativa mesmo sem flores. As inflorescências são branco-creme e abrem no início de julho. No outono, o arbusto adquire uma coloração amarelo-alaranjada.

Thor Gold

A variedade Thor Gold difere da anterior apenas na cor da folhagem — esta é mais vibrante, verde-amarelada, com inflorescências brancas. Os arbustos dourados tornam-se especialmente decorativos no outono, quando a folhagem muda de tonalidade, passando do amarelo com um brilho dourado para o vermelho e até mesmo o roxo-violeta.

Islândia

A variedade Island distingue-se pelos seus arbustos vigorosos e robustos, que atingem uma altura de 1 a 1,5 metros, com um diâmetro de copa de 1,5 a 1,8 metros. As inflorescências de cor creme florescem de meados de junho a agosto. No outono, a folhagem adquire uma tonalidade púrpura-carmesim. A spireia Island normalmente refloresce no outono, o que pode ser estimulado pela remoção das inflorescências murchas.

Jato rosa

Pink Sparkler é a variedade mais bonita e decorativa. O arbusto é de porte baixo, não ultrapassando 60 cm de altura, com folhas verde-escuras e inflorescências rosa com um leve tom lilás. A floração é prolongada, de junho a agosto. Pink Sparkler é atualmente a única variedade com essa coloração de inflorescências, o que a torna particularmente apreciada.

Vídeo "Descrição da Spiraea de folhas de bétula"

Este vídeo descreve as principais qualidades decorativas do arbusto.

Regras para o plantio e os detalhes do cuidado com arbustos

Os arbustos de spireia podem ser plantados na primavera ou no outono. É importante escolher materiais de alta qualidade e seguir as orientações de plantio.

Seleção e compra de mudas

O ideal é comprar mudas em lojas especializadas ou viveiros. Elas devem apresentar as seguintes características:

  • As raízes são fibrosas, frescas e elásticas;
  • Os brotos são lisos, a casca não está danificada;
  • Quando compradas no outono, as folhas têm coloração uniforme, sem manchas;
  • Na primavera, os botões devem estar inchados, mas ainda não abertos.

Antes do plantio, as mudas de raiz nua são embebidas em um estimulante de crescimento. As plantas em vasos são regadas para garantir a fácil remoção do rizoma e do torrão de raízes.

As mudas são vendidas em lojas especializadas ou viveiros.

Selecionar um local e preparar o solo

Os arbustos de spireia adoram o sol. Também podem crescer na sombra, mas não produzirão flores em abundância. Não são exigentes quanto à composição do solo, mas desenvolvem-se melhor em solos argilosos bem drenados, com pH neutro a altamente ácido.

Curiosidade: Em solos ácidos, as cores da folhagem de outono tornam-se mais vibrantes e saturadas.

As covas de plantio devem ter de 40 a 50 cm de profundidade e largura equivalente a 1,5 vezes o diâmetro da raiz. No fundo, coloca-se uma camada de 10 a 15 cm de material de drenagem. A terra é misturada com húmus, o solo é preenchido até a metade e deixado descansar por algumas semanas. Ao plantar várias mudas, mantenha um espaçamento de 70 a 80 cm entre elas.

Processo de plantio e métodos de propagação

O plantio de arbustos ocorre da seguinte forma:

  1. A muda é colocada no buraco de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo.
  2. O buraco é preenchido com terra, compactando-a periodicamente.
  3. Por fim, a muda é regada abundantemente, formando um sulco ao redor do buraco.
O plantio das mudas em campo aberto é realizado na primavera ou no outono.

Existem três maneiras de propagar a spireia:

  • Sementes - são coletadas em outubro, secas e semeadas para produção de mudas na primavera, após 1 a 2 meses de estratificação;
  • por meio de alporquia - para isso, um broto lateral forte é plantado na primavera e, no outono, o arbusto jovem é transplantado;
  • Estacas - Estacas de 10 a 15 cm de comprimento são cortadas no final da primavera ou no verão e enraizadas em estufas com alta umidade.

Regar e fertilizar

A planta não tolera seca prolongada, portanto, regue-a uma vez a cada duas semanas, utilizando 1,5 baldes de água por planta. Para evitar a evaporação da umidade, cubra o solo com cobertura morta ou, na ausência dela, afofe a terra. Pare de regar quando a temperatura do ar cair para 10°C.

A spireia deve ser adubada duas vezes por temporada: na primavera, imediatamente após a poda, e antes da floração. Para a primeira adubação, utilize verbasco líquido com adição de superfosfato (10 g por balde de solução). Na segunda adubação, aplique um fertilizante rico em potássio e fósforo.

Poda de arbustos

A poda de formação é realizada no início da primavera, antes da abertura dos botões. Consiste na limpeza e encurtamento de todos os ramos: em arbustos jovens, até o primeiro botão externo; em plantas de 3 a 4 anos, a uma altura de 25 a 30 cm. Essa poda profunda resulta em numerosos ramos, conferindo ao arbusto uma aparência mais cheia e densa. Os ramos com mais de 5 anos são podados completamente.

Durante a floração, remova regularmente os botões murchos. Isso melhorará a aparência do arbusto, pois a planta não desperdiçará energia amadurecendo os frutos.
Conselho do autor
O arbusto esférico é um dos métodos de poda mais comuns.

Preparando-se para o inverno

Os arbustos de spireia são bastante resistentes à geada, por isso não precisam de abrigo. A preparação para o inverno consiste simplesmente em cobrir a área ao redor do tronco com turfa ou húmus. À medida que esses materiais se decompõem, liberam calor e mantêm a planta aquecida. Recomenda-se envolver a parte inferior do arbusto com uma rede para evitar danos causados ​​por roedores.

Controle de pragas e doenças

Os arbustos de spireia raramente são afetados por infecções fúngicas, como mofo cinzento ou manchas foliares. Para prevenir isso, pulverize as plantas com calda bordalesa no início da primavera. Se surgirem sinais de doença, use os fungicidas Fundazol e Fitosporin.

Pulgões, ácaros e moscas-brancas podem danificar a aparência ornamental dos arbustos. Sinais de sua presença incluem folhas enroladas, manchas e teias. Inseticidas como Decis, Aktara e Actellic são eficazes contra esses insetos.

Espireia de folhas de bétula em projetos paisagísticos

Sua simplicidade e qualidades decorativas excepcionais permitem que a spireia seja amplamente utilizada:

  • no paisagismo de parques urbanos;
  • em composições puras e mistas com plantas herbáceas e florais;
  • como limites e cercas vivas;
  • para o zoneamento do território;
  • Em jardins rochosos, canteiros mistos, perto de fontes;
  • como um elemento marcante na fachada da casa;
  • Para podar arbustos e árvores altas.
Espireia de folhas de bétula como elemento de um canteiro misto.

Essa beleza ornamental combina bem com outras espécies de spireia, rosas, peônias, lilases e coníferas. Arbustos de porte baixo devem ser plantados de forma que outras plantas não os escondam.

Se você precisa embelezar sua propriedade, mas não tem tempo para cuidar das plantas, plante a Spiraea de folhas de bétula. Ela é fácil de manter e sempre atraente — floresce abundantemente no verão e enfeita o jardim com folhagem carmesim no outono, tudo isso sem dar trabalho algum.

Pera

Uva

Framboesa