Decorando seu jardim: regras de plantio e cultivo para Spiraea Billardii
Contente
Descrição botânica de Spiraea billardii
Existem aproximadamente 80 a 100 espécies de spireia encontradas na natureza. A spireia é um arbusto ornamental decíduo da família Rosaceae. Apenas os exemplares mais vistosos são utilizados em jardins residenciais e projetos paisagísticos, incluindo a spireia-cinzenta ou prateada, a spireia-de-dentes-afiados, a spireia-japonesa, a spireia-de-folhas-de-carvalho, a spireia-de-folhas-de-salgueiro, entre outras. Devido às suas elevadas qualidades ornamentais, a spireia 'Billardii' é particularmente popular.

A Spiraea Billardii foi desenvolvida através da hibridização das variedades de folhas de salgueiro e Douglas. Desenvolvida por meio de cruzamentos seletivos, esta cultivar herdou as melhores qualidades de suas variedades parentais: alta resistência ao inverno, rápida adaptação às condições de cultivo e uma aparência marcante.
A Spiraea Billardii é um arbusto decíduo com floração exuberante, que pode atingir de 2 a 2,5 m de altura. Seus caules eretos formam uma copa esférica. A base dos ramos é forte, robusta, lenhosa e marrom-acinzentada. As pontas dos ramos e os galhos jovens são marrom-avermelhados. As folhas são lanceoladas e bipontadas. O comprimento médio da lâmina foliar é de 10 cm. O verso da folha é de um verde intenso, enquanto a superfície externa é glauca-tomentosa.
Billarda pertence ao grupo de variedades de floração tardia. O período de floração começa no final de julho e dura até as primeiras geadas de outono. As inflorescências caracterizam-se por uma forma piramidal alongada. O grande pedúnculo, que atinge 20 cm de comprimento, é constituído por pequenas flores rosa-framboesa e estames. Durante a floração, o arbusto exala um delicado aroma de mel.

Distribuição e habitat
Em seu habitat natural, esta planta ornamental é encontrada em florestas, estepes florestais e zonas semidesérticas do Hemisfério Norte. Na Rússia, este belo arbusto florido cresce no Cáucaso.
Espécies domesticadas podem ser encontradas em toda a Rússia, desde o Território de Krasnodar até a Região de Arkhangelsk. Elas preferem zonas florestais e de estepe florestal, e prosperam perto de corpos d'água e em áreas montanhosas.
Vídeo “Descrição de Spiraea Billarda Triumphans”
Este vídeo apresenta as principais características da cultura.
Cultivar e cuidar da planta
A Spiraea billardii tornou-se popular recentemente no cultivo de plantas domésticas. Por isso, muitos jardineiros iniciantes têm interesse em aprender a cuidar adequadamente desse arbusto ornamental.
Seleção do local e qualidade do solo
A spireia é uma planta pouco exigente quanto às condições de cultivo. Na maioria dos casos, uma muda plantada em solo aberto cria raízes rapidamente e se adapta facilmente ao novo ambiente. Para garantir que o arbusto apresente flores belas e vibrantes, o ideal é escolher um local ensolarado.
Quanto ao solo, a variedade Billard prefere um substrato solto e nutritivo com um nível de acidez neutro.
Técnica de plantio
A melhor época para plantar uma muda é nos primeiros dez dias de setembro. Jardineiros experientes recomendam escolher um dia nublado ou chuvoso para o plantio. Se o tempo estiver quente e ensolarado, remarque o procedimento para a noite.
As raízes da spireia são muito delicadas e frágeis. Por esse motivo, as mudas desse arbusto ornamental são vendidas em vasos. Preste atenção ao estado da casca ao comprar mudas.

Antes do plantio, retire cuidadosamente a muda do recipiente e borrife-a com um pulverizador. Não remova nenhum torrão de terra do sistema radicular. Caso contrário, há um alto risco de danificar os brotos da raiz.
A cova de plantio deve ter 40 x 40 cm. A primeira camada deve ser composta de material de drenagem e a segunda, de fertilizante misturado com terra. Ao plantar, certifique-se de que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo.
Se você planeja plantar vários arbustos de Spiraea Billardii, mantenha uma distância de 40 a 50 cm entre os buracos.
Regar e pulverizar
Regue o arbusto ornamental quando a camada superficial do solo estiver seca. Evite regar em excesso, pois a Billarda reage negativamente ao excesso de umidade no solo. Após a rega, cubra a área ao redor do tronco com feno, palha ou turfa. Essa camada de cobertura impede o crescimento de ervas daninhas e mantém os níveis de umidade.
Os arbustos de spireia devem ser pulverizados periodicamente com um borrifador. Isso deve ser feito no final da tarde. Caso contrário, podem aparecer marcas de queimadura nas folhas.
adubação de cobertura e fertilização
Durante o primeiro ano após o plantio em seu local definitivo, a muda de Billard é alimentada com esterco de vaca rico em nitrogênio e excrementos de pássaros. Essa matéria orgânica ajuda a planta a desenvolver folhagem.
Nos anos subsequentes, os arbustos floridos podem ser fertilizados com composições minerais complexas, como Kemira Lux, AgroMaster, Plantafol, Sudarushka, etc.
Regras de poda
A Spiraea billardiana, uma variedade de floração estival, deve ser podada no outono, de 1,5 a 2 semanas antes da chegada das geadas. Os ramos velhos, secos e danificados devem ser cortados rente ao solo. Os ramos saudáveis devem ser encurtados em um terço. Após a poda, a copa do arbusto adquire uma forma hemisférica.

Características da preparação para o inverno
Apesar de sua alta resistência ao inverno (até -35°C), é melhor proteger esta planta ornamental durante o inverno. Galhos de pinheiro, sacos de polipropileno branco ou agrofibra podem ser usados como material de cobertura.
O material de cobertura protege a planta de possíveis flutuações de temperatura. Um degelo repentino geralmente ocorre após uma geada, o que pode levar ao congelamento de brotos jovens e rizomas.
Métodos de propagação de arbustos ornamentais
A variedade Billarda é propagada vegetativamente: por estacas, alporquia e divisão. Vamos considerar o método mais comum entre os jardineiros: a divisão.
Após o término da folhagem de outono, o arbusto deve ser desenterrado. Lave o rizoma em água corrente e deixe-o secar completamente. Em seguida, divida a raiz da spireia em várias partes iguais. Você pode usar uma faca de jardim ou tesoura de poda previamente tratada com desinfetante.
Os locais de corte são polvilhados com pó de carvão vegetal triturado. Agora, as plantas propagadas podem ser plantadas em seus locais definitivos.

Prevenção e proteção contra doenças e pragas
Se os intervalos de rega não forem respeitados, a Spiraea billardii pode ser afetada por vários tipos de podridão. A inação por parte do jardineiro resultará na morte do arbusto. Portanto, ao primeiro sinal de infecção fúngica, o arbusto ornamental deve ser tratado com Fitosporin, Fundazol ou qualquer outro fungicida.
Este belo arbusto florido atrai insetos nocivos, incluindo ácaros, lagartas enroladoras de folhas e pulgões. Para controlar rapidamente essas pragas, use inseticidas como Karbofos, Fosfamide, Inta-Vir, Metaphos ou Fury.
Utilizando a Spiraea Billardii no projeto paisagístico
A variedade Billarda é amplamente utilizada no paisagismo para caminhos de jardim, bordaduras mistas, jardins de pedras e canteiros de flores, bem como para a formação de sebes. A planta fica atraente tanto como exemplar isolado quanto em composições de jardins.
Considera-se que os melhores "vizinhos" são o zimbro, a tuia, o abeto, o pinheiro, a lilás, o corniso, o viburno, a deutzia e a árvore-da-fumaça. No entanto, é melhor evitá-los perto de plantações de frutos.
- Plantio composto
- Projeto de jardins de rochas
- Plantio solitário
Cultivar a Spiraea billardii, que floresce no verão, é fácil. Uma rega regular, adubação oportuna e poda anual aumentam o vigor deste arbusto ornamental.



