30 das mais belas e interessantes espécies de plantas rasteiras para o jardim, com fotos.
Contente
Descrição geral de plantas rastejantes
As plantas rasteiras são perenes, de caule longo, que raramente ultrapassam 0,5 m de altura. Sua principal característica é o rápido crescimento e o enraizamento independente. Como resultado, as flores formam rapidamente um tapete exuberante e denso.

As plantas rasteiras não são cultivadas apenas para decorar um canteiro.Os "tapetes" protegem as camadas superficiais do solo da erosão causada pelo vento e pela chuva. Também impedem o crescimento de ervas daninhas. Frequentemente, são plantados como cobertura morta para melhorar a retenção de umidade.
Hoje, os botânicos conhecem um grande número de espécies e variedades de plantas rasteiras. Algumas são perenes, mantendo sua aparência ornamental durante todo o verão e continuando a produzir folhas mesmo no inverno. Discutiremos as mais conhecidas a seguir.
Vídeo: "Plantas rasteiras populares na jardinagem"
Este vídeo apresenta as variedades mais interessantes de plantas perenes de caule longo.
Coberturas de solo de baixo porte
Essas plantas crescem até uma altura máxima de 0,2 m, o que as torna ideais para jardins de pedra, jardins rochosos alpinos e outras composições com pedras. Esses "tapetes" ficam ótimos com arbustos coníferos ou flores altas.
Acena
Esta planta perene de folhagem persistente é nativa da Austrália, Chile e Nova Zelândia. Ela prospera em áreas rochosas e cresce até 15 cm de altura. As lâminas foliares são ovais, finamente serrilhadas nas bordas e possuem um brilho metálico. As inflorescências são esféricas e, após a floração, ficam cobertas por agulhas multicoloridas.

Lysimachia nummularia
A planta prospera perto de corpos d'água ou em áreas úmidas. Seus caules rastejantes variam de 0,2 a 0,6 m de comprimento. As folhas são redondas, opostas e sedosas ao toque. Floresce continuamente, produzindo inflorescências simples de cor amarelo-limão. É resistente ao pisoteio.

Verônica
Uma planta rasteira muito comum, que cresce em climas temperados. Seus caules rastejantes podem ser muito longos, chegando por vezes a um metro. As folhas são verde-escuras, em forma de coração, com bordas serrilhadas. A superfície é coberta por pelos finos. As flores são simples, de um tom semelhante ao do miosótis.

Briozoário
O habitat natural desta planta é o Hemisfério Norte. Esta planta perene, semelhante ao musgo irlandês, cresce de 15 a 20 cm de altura. As folhas são muito estreitas e pequenas, de um verde brilhante. As inflorescências são minúsculas, brancas como a neve e cobrem densamente todo o "tapete". Durante a floração, a planta exala uma fragrância delicada e suave.
Onfalodes, ou cordão umbilical
Essas flores são originárias das florestas do sul da Europa e do Cáucaso. Esse "tapete" não cresce mais do que 0,2 m de altura e, após a floração, produz gavinhas semelhantes a morangos. As folhas são ovais, alongadas, com ponta aguda e de cor verde-clara. As inflorescências são pequenas, de cor azul brilhante, com o centro branco.
Tomilho rastejante, ou tomilho selvagem
Uma planta rasteira perene de floração intensa, que atinge de 15 a 20 cm de altura e é encontrada em toda a Eurásia. Com o tempo, seus caules flexíveis ficam cobertos por uma casca resistente na base. As folhas são alongadas e ovais. As inflorescências são pequenas, de cor lilás-púrpura, às vezes com um tom rosado. Após a floração, formam-se bagas marrom-escuras em seu lugar.
- Tomilho rastejante, ou tomilho selvagem
- Onfalodes, ou cordão umbilical
- Briozoário
Subulate phlox
Esta planta, nativa da América do Norte, possui muitas espécies. Seus caules variam de 15 a 50 cm de comprimento. À medida que cresce, a planta perene forma um tapete denso e exuberantemente florido. As folhas são lanceoladas e verde-escuras. As inflorescências são simples, compostas por cinco pétalas. A coloração é variada.

Flores que gostam de sombra
Este grupo de plantas rasteiras prospera mesmo em sombra total. Podem ser plantadas com segurança no lado norte de um terreno ou usadas como elemento decorativo ao redor de troncos de árvores. Mesmo na ausência de luz solar, florescem abundantemente e mantêm sua cor vibrante.
Vinca
Planta ornamental de crescimento rápido, que não ultrapassa 0,2 m de altura. Suas folhas são brilhantes, ovais e pontiagudas na extremidade. Durante a floração, fica densamente coberta por flores de diversas cores (branco neve, azul suave ou rosa pálido). Variedades variegadas também podem ser encontradas.
A vinca, uma planta perene, é bastante resistente à geada e, portanto, não perde as folhas mesmo em invernos frios.

Heuchera
A planta é originária da América do Norte e do México. Seus brotos têm aproximadamente 50 cm de comprimento. Ela cresce em arbustos compactos cobertos por folhas espalhadas e de bordas serrilhadas. Sua cor varia do verde-amarelado ao bordô intenso. A heuchera floresce em panículas rosa-claro.
Jenny rastejante
Esta planta perene é encontrada em quase toda a Europa. Caules de 20 a 35 cm de comprimento formam um arbusto exuberante com inflorescências violeta-azuladas em forma de vela. As lâminas foliares são verde-escuras, ovaladas-alongadas e ligeiramente onduladas. Algumas espécies apresentam uma tonalidade predominantemente roxa ou suaves manchas amarelas na folhagem.
Zelenchuk
O habitat natural desta planta rasteira são as florestas decíduas temperadas. Seus caules prostrados crescem até um metro e meio de comprimento e são densamente folhosos. As folhas são manchadas, lanceoladas ou cordiformes, serrilhadas e cobertas por pelos finos. As inflorescências são pequenas e amarelo-limão.
- Zelenchuk
- Jenny rastejante
- Heuchera
Saxifraga
Planta ornamental perene nativa de prados alpinos, raramente ultrapassa 15-20 cm de altura. Seus ramos são prostrados e suas folhas ovais formam rosetas. As flores são simples, com cinco pétalas, de cor branca como a neve ou rosa-framboesa. Em locais sombreados ou com sombra parcial, a cor desbota.

Asarum
Originária do Sudeste Asiático, esta planta rasteira de crescimento lento prospera em áreas sombreadas e solo úmido. Apresenta folhas grandes e arredondadas de um tom verde-esmeralda escuro, com superfície lisa e brilhante. As pequenas flores vermelho-bordô, escondidas sob a folhagem, são quase invisíveis.

Hera
A planta é nativa da Austrália e do Hemisfério Norte. É um arbusto rastejante que pode crescer verticalmente ou se espalhar pelo solo. Seus caules podem atingir vários metros de comprimento. As folhas são espalhadas, com bordas angulares e cobertas por pelos finos. A hera é frequentemente usada para decorar sebes, muros e cercas.
Estaquitos Lanosos
Esta planta perene é encontrada em toda a Eurásia. Ela cresce até cerca de 0,3 m de altura. O gênero Stachys caracteriza-se por suas folhas duplas, cinza-prateadas e pubescentes. Elas são lanceoladas, com bordas afiadas e ponta ligeiramente acuminada. Esta planta rasteira floresce com espiguetas rosa-lilás.
urtiga-morta
Essa planta é nativa da Europa, Norte da África e Ásia. A urtiga-morta caracteriza-se por longos caules rastejantes e folhas em formato de coração com um padrão marmorizado. Essa planta perene floresce com pequenas inflorescências roxas. Ela não tolera solos muito secos, mas se recupera rapidamente assim que a umidade retorna.
- urtiga-morta
- Estaquitos Lanosos
- Hera de jardim
Rastejando pelo chão
A capacidade de se espalhar rapidamente, formando um tapete denso e florido, é a principal característica das plantas rasteiras perenes. Elas são ideais para preencher espaços vazios em canteiros ou camuflar imperfeições do solo. Esses "tapetes" ficam lindos ao lado de coníferas e rochas.
Árabes
Uma planta rasteira com caules de cerca de meio metro de comprimento. Ela cresce naturalmente no Norte da África. As folhas são alongadas, profundamente recortadas e espinhosas nas bordas. Floresce em uma variedade de tonalidades, do branco puro ao lilás-púrpura.

Budra
Esta planta é originária das florestas da Eurásia. Distingue-se pelos seus longos caules rastejantes, densamente cobertos por folhas pubescentes em forma de coração com bordas serrilhadas. Quando floresce, produz pequenas inflorescências azul-lavanda.
A arruda-de-terra não forma um "tapete" duradouro, mas fica bem em vasos individuais ou contra as paredes dos edifícios.

Dianthus herbaceus
Uma planta perene de porte baixo, que não ultrapassa 0,3 a 0,4 m de altura. Ela cresce naturalmente em toda a zona climática temperada e prospera em pleno sol. As folhas são muito estreitas, longas e verde-escuras. As flores são simples, com pétalas serrilhadas, e apresentam uma variedade de cores vibrantes.
Ibérica
Esta planta rasteira perene é nativa da Ásia Menor e do sul da Europa. Ela cresce até 0,2-0,3 m de altura, formando touceiras de até um metro de diâmetro. As folhas são estreitas e lanceoladas. As inflorescências complexas, com aproximadamente 15 mm de diâmetro, são densamente agrupadas. As pétalas são brancas como a neve, mas também podem apresentar tons rosados ou lilás.
Arenária, ou Arenaria
A planta cresce muito rapidamente, formando um "tapete" de no máximo 0,3 m de altura. Ela cresce em todo o Hemisfério Norte. As lâminas foliares são oval-alongadas, pontiagudas e brilhantes. As flores são simples, em forma de estrela, e podem ser de um lilás suave ou branco como a neve.
- Arenária, ou Arenaria
- Ibérica
- Dianthus herbaceus
Aubrieta
Esta planta perene de floração prolongada, originária do sul da Europa, prospera em áreas rochosas ou perto da água. Seus longos caules se espalham rapidamente, formando um denso "tapete" de 0,2 a 0,3 m de altura. As pequenas flores de um roxo brilhante são tão densamente agrupadas que a folhagem verde-escura por baixo fica quase invisível.

Cerástio
Ela cresce em todo o Hemisfério Norte e é a cobertura de solo mais pouco exigente. A planta atinge até 15 cm de altura, ocupando uma área considerável. As folhas são lanceoladas, muito finas e cobertas por delicados pelos prateados. As flores são simples, brancas como a neve, às vezes com um leve tom creme.

Florescendo durante todo o verão
A vantagem desse grupo de plantas perenes rasteiras é a floração contínua desde o início do verão até o final do outono. Ao plantar essas plantas em seu jardim, você não precisa se preocupar com a perda de seu apelo estético.
Alissum
Uma planta ornamental comum, que cresce aproximadamente 0,4 m de altura, apresenta caules muito ramificados em uma ampla gama de cores. As folhas são alongadas-ovais com pontas agudas. As inflorescências são esféricas, formadas por numerosos botões. O alisso caracteriza-se por um longo período de floração.

Antenária alpina
Esta planta perene é nativa da América do Sul. A altura de seu "tapete" espalhado não ultrapassa 15 cm. Seu apelo decorativo reside em suas folhas incomuns: ovais, alongadas e cobertas por uma penugem glauca. Balançando ao vento, a antennaria brilha prateada ao sol.

Economia
É encontrada em toda a zona climática temperada e, às vezes, até na Sibéria. Cresce até 0,3 m e é altamente ornamental. As folhas são aciculares, finas e verde-escuras. Durante a floração, formam-se "bolas" roxo-framboesa nos longos ramos.

Highlander
Essa planta rasteira de fácil cultivo prospera em áreas rochosas ou perto de corpos d'água. Seus arbustos verde-brilhantes atingem de 15 a 20 cm de altura. Suas folhas lanceoladas e brilhantes têm pontas agudas. Suas inflorescências em forma de vela mudam de cor ao longo da estação, variando do rosa pálido ao marrom-bordô.
Duquesa indiana
A planta é originária do Sudeste Asiático. À medida que cresce, forma um "tapete" de até 0,2 m de espessura. Visualmente, esta planta perene é facilmente confundida com morangos — possui as mesmas folhas, flores e frutos, que aparecem no final da estação. A única diferença é que os frutos da Duchesnea não são comestíveis.
Beldroega
Planta rasteira nativa dos trópicos, de floração contínua e grande valor ornamental. Possui caules prostrados de 15 a 30 cm de comprimento, densamente cobertos por folhas ovais e brilhantes de estrutura compacta. As flores são simples, com cinco pétalas, e apresentam uma variedade de cores vibrantes que desbotam visivelmente na sombra.
- Beldroega
- Duquesa indiana
- Highlander
Sedum ou sedum
Em seu habitat natural, essa suculenta cresce em amplos prados ou encostas secas. O denso "tapete", que floresce durante toda a estação, raramente ultrapassa 0,2 m de altura. Dependendo da espécie, os sedums podem apresentar uma variedade de aparências, variando em cor, forma e tamanho. Eles prosperam em pleno sol ou meia-sombra.

Plantas rasteiras no paisagismo
A vantagem das plantas rasteiras é a sua versatilidade. Utilizando arbustos ornamentais, você pode obter uma variedade de opções de plantio:
- preencher os espaços vazios no site;
- delimitar bordas ou caminhos;
- decorar canteiros de flores;
- decorar escorregas alpinos;
- Utilizado para criar jardins de pedras;
- Criar gramados "tapete".

Para manter seu jardim com uma aparência impecável, recomendamos seguir algumas regras de paisagismo:
- Coloque diferentes variedades de plantas lado a lado, que difiram em cor e forma;
- É melhor delimitar canteiros ou bordas de flores com tapetes do mesmo tipo;
- As suculentas são mais adequadas para jardins de pedra, encostas alpinas ou outras composições rochosas.
Com suas diversas espécies, essas plantas rasteiras descomplicadas podem rivalizar com qualquer planta ornamental. Além disso, exigem pouca manutenção e preservam o apelo estético do jardim por muito tempo.















