Qual a melhor maneira de adubar abóboras em campo aberto?

De todos os vegetais cultivados por jardineiros russos, a abóbora é a maior. Um fruto maduro pode pesar cerca de 200 kg. Isso se aplica à Rússia central. No entanto, o cultivo bem-sucedido de abóboras também é perfeitamente possível em outras regiões do país. Para isso, basta seguir as recomendações básicas de cuidado e escolher o local adequado para o plantio. A adubação no momento certo também é crucial e merece atenção especial.

Como preparar o solo na primavera

Saber como adubar abóboras ao ar livre ajudará você a cultivar frutos grandes e nutritivos em sua horta ou quintal. No entanto, o cultivo dessa planta não será bem-sucedido sem seguir todas as etapas preparatórias. O ideal é começar aplicando um fertilizante completo no solo. O preparo para o plantio de abóboras deve começar no início da primavera. Primeiramente, avalie a composição do solo na área escolhida.

A adubação permitirá que você cultive abóboras com frutos grandes.

Especialistas afirmam que o cultivo de abóboras e outras hortaliças requer solo com pH médio ou ligeiramente ácido. Outro fator importante é a umidade do solo. Essa cultura prosperará se o solo não conseguir acumular umidade. Caso contrário, o sistema radicular da planta pode simplesmente apodrecer.

No entanto, nem todos os agricultores têm a mesma sorte com a composição nutricional do solo. Se for ácido, precisa ser corrigido antes do plantio das sementes de abóbora. Adicione calcário ou cal ao solo. Outro problema comum para os jardineiros é o solo pesado. Nesse caso, deve-se adicionar composto ou húmus. O ideal é aplicar fertilizante no outono e, em seguida, enriquecer o solo com composto de folhas na primavera. Entre os métodos tradicionais de preparação do solo para o plantio de sementes está o plantio de adubo verde. Nem todos os jardineiros adotam essa prática, mas os resultados valem a pena. Recomenda-se plantar adubo verde na estação anterior ao plantio das sementes de abóbora. Isso enriquecerá o solo com os nutrientes necessários para o cultivo das abóboras.

Quando fertilizar a abóbora

As abóboras não crescem em solo aberto sem adubação.

Cultivar abóboras ao ar livre é impossível sem fertilização oportuna. Mas é preciso saber quando e com o que nutrir o solo. Se você decidiu cultivar abóboras a partir de mudas, é melhor adiar a fertilização. O cultivo dessa hortaliça ao ar livre envolve várias etapas:

  • Ao semear, utilize fertilizante orgânico. Espalhe-o na cova antes do plantio e, em seguida, regue bem com água morna antes de semear as sementes.
  • A próxima adubação será necessária quando a planta apresentar de três a cinco folhas;
  • A terceira etapa da introdução de misturas de nutrientes é necessária durante a formação de gavinhas ou brotos na planta.

Também é necessário adubar as abóboras cultivadas a partir de mudas, mas isso é feito segundo um princípio ligeiramente diferente:

  • A primeira aplicação de fertilizante deve ser feita uma semana após o surgimento dos primeiros brotos;
  • Durante o processo de transplante das mudas para o solo, a fertilização é aconselhável, pois representa um estresse significativo para uma planta jovem e frágil;
  • De 10 a 12 dias após o transplante, realizamos a seguinte adubação das abóboras:
  • A última alimentação geralmente é realizada durante o período de surgimento das gavinhas.

Uma semana após o surgimento dos primeiros brotos, inicia-se a fertilização.

Antes e depois do plantio, é necessário fertilizar o solo para que a colheita de abóboras atenda às suas necessidades.

Fertilizar abóboras durante a frutificação.

Escolher o fertilizante certo para o cultivo de abóboras é relativamente simples. Mas, quando chega a fase de frutificação, muitos agricultores iniciantes ficam confusos. No entanto, a chave é prestar atenção às características da planta durante esse período, o que facilita a escolha de misturas de nutrientes benéficas. Entre as misturas benéficas, vale destacar:

  • Esterco. Este remédio caseiro é uma boa alternativa aos fertilizantes comerciais. Contém praticamente todos os componentes necessários para o solo e também reduz sua acidez. Quando as abóboras começam a amadurecer ativamente, recomenda-se adicionar esterco líquido ao solo;
  • Esterco de galinha. Você não encontrará um fertilizante mineral caseiro melhor. A mistura contém nitrogênio, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. É fácil de preparar. Basta adicionar o esterco à água na proporção de 1:20 e deixar descansar por 10 dias. Use esta mistura com cuidado. Não a despeje diretamente nos buracos de plantio, pois isso pode queimar as raízes.

O esterco de galinha é um excelente fertilizante para abóboras.

Saber como nutrir as abóboras durante o período de frutificação ajudará você a obter uma colheita abundante.

Como fertilizar plantações em campo aberto

Depois de plantar abóboras na horta, muitos agricultores iniciantes se perguntam com o que nutri-las. Antes de escolher uma solução nutritiva, estabeleça como regra regar as abóboras regularmente. Sem umidade adequada no solo, nenhuma quantidade de fertilizante ajudará no cultivo das abóboras.

Quais fertilizantes são recomendados para abóboras cultivadas em campo aberto?

  • Nitrofosfato. Quando as primeiras folhas da planta começarem a se formar ativamente, você pode usar nitrofosfato seco. Polvilhe 10 g por planta e regue. Se precisar aplicar o fertilizante no solo assim que os brotos estiverem se formando, aumente a quantidade para 15 g. Dilua o pó em água primeiro.
  • Cinzas. Este produto também é espalhado seco sob arbustos. Sua principal vantagem é que ele solta bem o solo;
  • Esterco de vaca. Logo após o plantio das sementes de abóbora, o esterco de vaca líquido pode ser usado como fertilizante. Dilua-o com água na proporção de 1:8.
  • Fertilizantes de potássio e fósforo. Estes são comumente usados ​​no cultivo de abóboras. Se desejado, composto orgânico, vermicomposto e esterco de galinha podem ser adicionados ao solo.

Fertilizantes à base de potássio e fósforo também são adequados para abóboras.

É possível cultivar abóboras ao ar livre, mas isso não será possível sem fertilização adequada e no momento certo. Preste atenção especial a este momento – e você colherá uma farta safra de abóboras em sua horta no final da temporada.

Vídeo: Plantando abóboras em campo aberto

Este vídeo mostrará como plantar abóboras corretamente em solo aberto na primavera.

Pera

Uva

Framboesa