Cultivando a incrível abóbora butternut
Contente
Descrição e características
Uma característica universal de qualquer variedade de abóbora butternut é seu sabor maravilhosamente doce. De acordo com análises químicas da polpa, o teor de açúcar da fruta pode ultrapassar 14%, tornando esta variedade a mais doce entre as suas semelhantes. Além disso, os membros desta espécie oferecem inúmeros benefícios para a saúde. Quem controla o peso apreciará o baixo teor calórico. E quem se preocupa com a saúde apreciará a grande quantidade de nutrientes contida na polpa da fruta.
Essas características incluem vitaminas K, E e do complexo B, além de um teor de caroteno significativamente maior do que o encontrado nas cenouras. Quanto à sua aparência, o formato e a cor da abóbora podem variar bastante dependendo da variedade. No entanto, seu tamanho é sempre pequeno e seu peso raramente ultrapassa 8 kg. As principais vantagens dessa variedade são a resistência à seca, a facilidade de transporte e as excelentes qualidades culinárias.
Principais variedades
Vamos analisar algumas variedades mais de perto. Em nossa região, as variedades de abóbora butternut mais conhecidas incluem a Butternut (também conhecida como abóbora-moranga), a Prikubanskaya e a Muscade Agro. As abóboras butternut são originárias do México. Essa espécie tem formato arredondado ou cilíndrico e o fruto é coberto por uma casca laranja brilhante com algumas listras. O cultivo de abóboras butternut em climas mais quentes produz frutos que chegam a pesar até 7 kg.
A polpa desta variedade é muito doce e suculenta, variando em cor do amarelo canário ao creme. Naturalmente, como o membro mais notável da espécie, a polpa tem aquele sabor único de moscatel. A variedade Prikubansky produz frutos menores do que a variedade Abóbora, mas não menos doces. Os frutos normalmente pesam entre 2 e 3 kg e têm entre 20 e 25 cm de comprimento. A descrição da variedade menciona um formato semelhante ao de uma pera, coberto por uma casca densa de cor amarelo-clara.
Muscadet Agro é uma variedade de abóbora relativamente nova em hortas domésticas. Essa variedade se distingue por seu formato esférico achatado clássico com uma textura peculiar. Sua casca é verde-escura e a polpa é laranja, densa e crocante.
Características do cultivo
As abóboras são originárias do clima árido do sul, por isso prosperam em climas tropicais, subtropicais e subequatoriais. Nesses climas, podem ser cultivadas ao ar livre. No entanto, dadas as condições adequadas, podem até ser cultivadas nas regiões do norte do país.
Independentemente das temperaturas regionais, agricultores experientes recomendam o cultivo de abóboras a partir de mudas. Isso porque os primeiros dias são cruciais para que a abóbora desenvolva o sabor desejado, e condições climáticas adversas devem ser evitadas ao máximo. As mudas são cultivadas de acordo com as práticas agrícolas padrão – em vasos de barro durante um mês antes do transplante para o solo definitivo. O solo do jardim deve ser fertilizado com adubo mineral e a temperatura deve ser mantida em pelo menos 18 graus Celsius (geralmente do final de maio ao início de junho). Recomenda-se um local seco, protegido do vento e bem iluminado para o plantio de abóboras.
As mudas de abóbora devem ser plantadas em covas com no máximo 5 cm de profundidade. O espaçamento entre as plantas deve ser de pelo menos 70 cm, pois as abóboras produzem frutos grandes e pesados. Recomenda-se regar a futura abóbora uma vez por semana até a formação dos frutos e, posteriormente, a cada duas semanas. Independentemente da sua origem, as abóboras prosperam em solos úmidos, mas evite o excesso de água, pois isso pode causar rachaduras nos frutos. Portanto, utilize no máximo 6 litros de água por planta.
A tarefa mais importante de um jardineiro antes do surgimento das trepadeiras é a remoção de ervas daninhas. Depois que as trepadeiras se formarem, isso não será mais necessário. Além disso, evite mover quaisquer nós ou trepadeiras que já tenham se formado, especialmente durante a floração. Perturbar o delicado sistema da planta da abóbora pode fazer com que as flores caiam e os frutos parem de se formar. Lembre-se também de remover as pontas dos ovários e fertilizar as plantas regularmente. Por exemplo, você pode aplicar uma mistura de cinzas e sulfato de potássio no solo.
Se você decidir cultivar a variedade de abóbora, preste atenção ao solo. A abóbora butternut não gosta de solos muito ácidos, mas prefere solos leves. O ideal é escolher um local com baixa umidade e boa incidência de luz. O período de crescimento dura cerca de 130 dias. A abóbora Prikubanskaya, de formato semelhante a uma pera, amadurece em meados do terceiro mês após o plantio ao ar livre, enquanto a variedade Muscadet Agro está pronta para frutificar em apenas 70 dias.
Colheita e armazenamento
A colheita em latitudes mais ao sul pode começar em meados de agosto. Para isso, separe o fruto do caule com uma tesoura de poda e, em seguida, seque-o cuidadosamente em um local aquecido por 14 dias.
Se você colheu frutas verdes antes da geada, basta colocá-las em um local escuro e quente onde elas terminarão de amadurecer.
A abóbora moscatel, ou melhor, algumas de suas variedades, pode ser armazenada por muitos meses. Os frutos também são fáceis de transportar e conservam seu sabor original por muito tempo. A abóbora moscatel é um verdadeiro "monstro milagroso" entre as abóboras. No entanto, com os devidos cuidados, uma colheita certamente se transformará de mito em realidade.
Vídeo: Cultivando Abóboras
Neste vídeo você encontrará dicas úteis sobre como cultivar abóboras.





