Plantar sementes de abóbora em campo aberto.

A abóbora é um vegetal incrivelmente saudável e muito fácil de cultivar, o que a torna um complemento perfeito para quase qualquer jardim. A maneira mais fácil de cultivar sementes de abóbora é plantá-las ao ar livre. Isso é especialmente verdadeiro se a primavera for quente o suficiente e o verão for longo o bastante para que a colheita amadureça antes da chegada das geadas.

Como selecionar e preparar sementes para o plantio

Sementes de abóbora para plantio podem ser compradas em lojas especializadas ou coletadas de abóboras plantadas em seu jardim em anos anteriores e que estejam completamente maduras. Todos sabem como coletar sementes: basta retirá-las e lavá-las após cortar uma abóbora madura, secá-las e guardá-las em um saco de tecido natural para plantio futuro. Elas são consideradas viáveis ​​por até quatro anos, mas sementes frescas não devem ser plantadas; é melhor armazená-las por alguns anos, pois isso aumentará significativamente a germinação. Uma semente grande e bem formada produzirá uma planta saudável, portanto, o material de plantio é calibrado pelo tamanho e as sementes inadequadas são descartadas. Para isso, basta mergulhar as sementes de abóbora em água com sal antes do plantio – as sementes de pior qualidade flutuarão na superfície.

As sementes de abóbora são consideradas adequadas para plantio por até 4 anos.

Os produtores de hortaliças costumam falar sobre como preparar as sementes corretamente. Elas precisam não só ser selecionadas, mas também desinfetadas e estimuladas para germinar. Para proteger as futuras plantas de doenças, as sementes são tratadas com diversas substâncias. O tratamento mais comum é a imersão em uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio por várias horas, mas também podem ser utilizados humato de potássio, crezacina e infusão de cinzas de madeira.

Antes do plantio, as sementes de abóbora são colocadas em uma solução de permanganato de potássio.

Todas essas medidas visam proteger as plantas após o plantio de abóboras ao ar livre. É possível dispensá-las? Claro que sim. Deixar ou não as sementes de abóbora de molho antes do plantio é uma decisão pessoal. Mas, em geral, todo o trabalho preparatório exige pouco tempo e atenção, ao mesmo tempo que melhora a germinação e a qualidade das plantas.

Germinamos e endurecemos as sementes.

Antes de plantar as sementes de abóbora ao ar livre, deixe-as de molho ou espere até que os brotos apareçam e, em seguida, aclimate-as. Isso ajudará a acelerar a germinação, reduzindo o tempo total de crescimento e permitindo que você colha mesmo que o verão termine mais cedo. As abóboras, por serem plantas de dias curtos, prosperam em períodos de luz solar mais curtos, com menos de 12 horas. A aclimatação das sementes também aumentará a imunidade das plantas, tornando-as mais resistentes às mudanças climáticas.

Para ajudar o broto a penetrar na casca da semente, as sementes são aquecidas por 8 a 9 horas a 50-60 graus Celsius. Você pode usar um forno para isso ou simplesmente deixá-las ao sol, virando-as periodicamente para um aquecimento uniforme. Depois disso, elas são colocadas em uma solução de cinzas (2 colheres de sopa de cinzas de madeira e 1 litro de água fervente, em infusão até atingir uma temperatura adequada de cerca de 50 graus Celsius) por 12 horas. Como alternativa, elas podem ser simplesmente envoltas em gaze embebida na solução, dobrada várias vezes previamente.

As sementes germinadas são colocadas na geladeira por um dia antes do plantio.

Antes do plantio, as sementes germinadas ou eclodidas são colocadas na geladeira durante as últimas 24 horas, na prateleira inferior. Às vezes, elas são mantidas na geladeira por 10 horas seguidas e depois por 2 horas, antes do plantio.

Fertilização e outros preparativos do solo

Para o plantio de abóboras, escolhe-se um local ensolarado, embora muitas variedades cultivadas em meia-sombra também apresentem bom desempenho na colheita. O solo deve ser fértil, não ácido e suficientemente solto para evitar o encharcamento e permitir a circulação de ar até as raízes. Solos arenosos ou argilosos férteis são os mais indicados. As abóboras devem ser plantadas no mesmo local no mínimo a cada cinco anos. Boas opções de cultivo para substituir as abóboras incluem cereais, leguminosas, repolho, adubo verde e gramíneas perenes.

Antes de plantar sementes de abóbora na horta, vale a pena fazer alguns trabalhos preparatórios. O ideal é preparar o terreno no outono. Deve-se limpar o solo, remover as ervas daninhas, cavar até a profundidade de uma pá e preencher com húmus e composto, inclusive esterco bovino não curtido, numa proporção total de até 10 kg por metro quadrado.

É melhor preparar a área para o plantio de abóboras no outono.

Adicione fertilizantes superfosfato e potássio (até 20 g de cada) e um frasco de 1 litro de cinzas de madeira. Se o solo for muito pesado, adicione serragem (de preferência semi-decomposta) e areia; se for muito arenoso, adicione terra vegetal. Se o solo for ácido, adicione farinha de dolomita ou mesmo calcário no outono. Quem não teve tempo de enriquecer o solo no outono costuma aplicar o fertilizante diretamente no fundo da cova antes do plantio.

Datas de plantio

A época de plantio da abóbora depende do clima da região. Geralmente, as abóboras são semeadas ao ar livre no início de maio no sul e no final de maio no norte. No verão (se o clima não permitir o plantio mais cedo), é melhor cultivar este vegetal a partir de mudas em vez de sementes. Antes de plantar as abóboras ao ar livre, certifique-se de que o solo esteja aquecido a uma profundidade de pelo menos 10 cm, atingindo 12 graus Celsius. Em temperaturas mais baixas, as abóboras germinarão muito lentamente e podem até apodrecer.

O tempo de plantio é calculado da seguinte forma: a colheita deve ser feita antes da chegada da geada; do surgimento dos brotos ao amadurecimento dos frutos, geralmente leva de 3,5 a 4 meses; sementes preparadas germinam em menos de uma semana, sementes não preparadas – de 10 a 14 dias.

Saber quando chega o frio no outono e quando o solo aquece até a temperatura ideal na primavera pode ajudar a determinar a época certa para o plantio.

As abóboras costumam ser semeadas no solo no sul no início de maio.

Plantar sementes na terra

Agora é hora de falar sobre como plantar sementes de abóbora. No canteiro escolhido e preparado, remova todas as ervas daninhas na primavera, revolva (ou simplesmente afofe) a terra e faça buracos rasos de 30 cm de diâmetro, com intervalos de 80 a 100 cm. Deixe uma distância de 1,5 a 2 metros entre as fileiras. O ideal é que os buracos sejam dispostos de forma intercalada. Se não foi aplicado fertilizante no outono, adicione pelo menos 5 kg de fertilizante orgânico, 1 colher de sopa de fertilizante mineral complexo e cinzas de madeira no fundo de cada buraco (que deve ser mais profundo). Misture levemente com a terra. Adicione de 1 a 1,5 litros de água quente (cerca de 50 °C) em cada buraco. Assim que a água for absorvida, plante as sementes.

Coloque de 3 a 5 sementes de abóbora em cada buraco.

Coloque de 3 a 5 abóboras em cada buraco, a uma profundidade de 5 a 8 cm, plantando-as o mais afastadas possível umas das outras. Em seguida, cubra-as com terra, serragem ou composto. Quando todas as plantas brotarem e desenvolverem um par de folhas verdadeiras, restam apenas duas. A condição delas determinará qual abóbora escolher; as restantes devem ser removidas rente ao solo.

Vídeo: Plantando abóboras em campo aberto

Neste vídeo você encontrará dicas úteis sobre o plantio de abóboras.

Pera

Uva

Framboesa