Cultivando abóboras ao ar livre nos Urais

A abóbora, como qualquer melão, é uma cultura que aprecia o calor e é bastante exigente. Nos climas temperados e do sul do país, ela cresce e amadurece sem problemas, mas o que os jardineiros devem fazer se quiserem cultivar abóboras nos Urais? Antes de mais nada, precisam escolher as variedades com sabedoria. Graças ao melhoramento genético moderno, existem variedades de abóbora resistentes à geada, adequadas para os Urais e outras regiões com verões curtos e frescos, e este artigo abordará o seu cultivo.

Variedades de abóbora adequadas

Geadas noturnas que duram até meados de junho são comuns nos Urais, portanto, as melhores variedades de abóbora para esta região são as precoces e de maturação rápida, que amadurecem ainda mais durante o armazenamento. De acordo com os jardineiros dos Urais, as seguintes variedades produzem as melhores colheitas:

  • Pearl. Uma variedade de ciclo médio-precoce que amadurece em pouco mais de 100 dias. As plantas toleram bem flutuações climáticas extremas e geadas leves, proporcionando alta produtividade (15 kg/m²). Os frutos são bastante grandes (5–7 kg), em formato de pera, carnudos, com poucas sementes e longa vida útil. A polpa tem um sabor adocicado maravilhoso e aroma de moscatel.

Abóbora da variedade popular Pérola

  • Abóbora-arbustiva laranja. Uma abóbora precoce, que amadurece em 90 a 102 dias. Os arbustos são compactos e não trepadeiras. Os frutos são redondos, com casca laranja, e pesam de 4 a 7 kg. A polpa é muito macia e doce, com alto teor de caroteno.
  • Golden Bush. Outra variedade com arbustos compactos. Os frutos são arredondados e achatados, com segmentação visível na superfície. São de cor laranja brilhante e amadurecem em 90 a 100 dias. As abóboras pesam de 2,8 a 4 kg, com uma produção de aproximadamente 15 kg por metro quadrado.
  • Dachnaya. Uma das variedades de maturação mais precoce (75–85 dias), também é muito resistente ao frio. Os frutos são de tamanho médio, pesando de 3 a 4 kg. A casca é firme, verde com listras amarelas. A polpa é amarela, aromática e doce. Pode ser armazenada por até 4 meses.
  • Medicinal. Variedade precoce (90–95 dias), caracterizada por alta resistência ao frio e à alta umidade. Os frutos são redondos, achatados, com nervuras na superfície, pesando de 3 a 5 kg. A casca é verde-acinzentada, a polpa é laranja brilhante, doce e rica em caroteno.

A abóbora medicinal é altamente resistente ao frio.

Como preparar mudas

O plantio de abóboras nos Montes Urais pode ser feito diretamente em campo aberto ou por meio de mudas. No primeiro caso, o canteiro deve ser mantido coberto com plástico por um bom tempo, até que o risco de geadas noturnas tenha passado, por isso muitos jardineiros preferem plantar mudas. As mudas são cultivadas da maneira usual, mas para garantir uma colheita satisfatória, deve-se prestar atenção especial ao preparo das sementes. Primeiro, elas precisam ser aquecidas e depois germinadas.

Você pode aquecer as sementes colocando-as ao sol ou perto de um radiador por alguns dias. Em seguida, selecione as sementes menores, porém mais pesadas, desinfete-as em permanganato de potássio ou outra solução e coloque-as em um pano úmido até que germinem (os brotos apareçam). Depois, semeie as sementes em uma mistura de solo composta por turfa, grama e húmus (2:2:1) ou em vasos de turfa.

Mudas de abóbora para plantio

Quando os primeiros brotos aparecerem, a temperatura deve ser reduzida para 15–18°C para evitar que as mudas cresçam demais e, após 6–7 dias, a temperatura pode ser elevada. O cuidado com as mudas consiste em regá-las regularmente. Aos 7 dias de idade, aplica-se a primeira adubação com nitrofósforo (15 g/10 l de água). Assim que o clima esquentar, as mudas são transferidas para o exterior para se aclimatarem. Quando as plantas tiverem 2–3 folhas verdadeiras verde-escuras, elas são plantadas no solo.

Plantar uma colheita

As abóboras devem ser plantadas na área mais aberta do jardim, onde o sol incida sobre o canteiro durante a maior parte do dia. O ideal é que essa área tenha sido previamente utilizada para o cultivo de batatas, cenouras, tomates ou leguminosas. Plantar outros melões e abóboras perto dos canteiros de abóbora não é recomendável, pois há um alto risco de doenças e infestação por pragas.

Você precisa plantar a abóbora no local mais aberto do jardim.

O cultivo de mudas de abóbora ao ar livre nos Montes Urais só será bem-sucedido se o solo estiver aquecido. Para isso, recomenda-se regar os buracos preparados com água fervente. O ideal é transplantar as mudas com a terra, de preferência para um vaso de turfa. As plantas devem ser espaçadas de 0,7 a 1 metro, dependendo da variedade. Inicialmente, considere cobrir as mudas com plástico para protegê-las das geadas noturnas.

Cuidando da abóbora

Até que as plantas floresçam, regue-as uma vez por semana. A rega deve ser uniforme e profunda (pelo menos 1 m), pois as abóboras têm raízes profundas. Durante a floração e frutificação, regue com mais frequência. Se a variedade for trepadeira, recomenda-se cobrir os caules com mais de 1 m de comprimento com terra em vários pontos. Isso estimula a formação de novas raízes, fortalecendo a planta e fornecendo nutrientes.

Antes que o arbusto se estabeleça, é hora de amontoar terra ao redor e começar a moldar as plantas. Normalmente, as abóboras são cultivadas com 1 ou 2 hastes, deixando apenas os 2 ou 3 frutos maiores. O restante é removido e os caules em excesso são aparados.

Até as plantas florescerem, a rega deve ser feita uma vez por semana.

As abóboras são bastante resistentes a doenças e pragas, mas as noites frias e os dias quentes nos Montes Urais podem desencadear o desenvolvimento de doenças como a queima bacteriana e a podridão. Ao primeiro sinal de doença, as plantas devem ser tratadas com calda bordalesa e a rega deve ser reduzida.

Problemas no crescimento

As abóboras prosperam em climas quentes, e cultivá-las nos Montes Urais pode ser um grande desafio. Na maioria das vezes, os problemas surgem devido às frequentes geadas noturnas, que podem ocorrer nessa região até mesmo em junho. Os produtores locais de hortaliças aprenderam a resolver esse problema usando um canteiro aquecido. Trata-se de um canteiro elevado simples, sob o qual é cavada uma vala, preenchida com uma camada de galhos, composto e húmus, e coberta com terra. Depois que o fertilizante seca e o solo esfria, as abóboras podem ser plantadas em cerca de um mês.

As sementes também são semeadas sob filme plástico. Assim que os brotos surgem, o filme é cortado, permitindo que as plantas cresçam ao ar livre. Alternativamente, as abóboras podem ser plantadas em uma estufa de plástico, e então as trepadeiras maduras podem ser transferidas para o exterior para amadurecerem ainda mais.

Vídeo: Plantando mudas de abóbora em campo aberto

Este vídeo mostrará como plantar corretamente mudas de abóbora em campo aberto.

Pera

Uva

Framboesa