Cultivo de abóbora doce de inverno Benincasa

A abóbora doce de inverno com o nome incomum de "Benincasa" surgiu recentemente em nossos jardins, mas o interesse dos cultivadores por ela cresce a cada ano. O que torna essa variedade tão interessante? Em primeiro lugar, ela tem a excepcional capacidade de ser armazenada por mais de um ano em condições normais de temperatura ambiente. Uma camada cerosa na casca protege o fruto da deterioração e do ressecamento, o que lhe confere outro nome: "abóbora-de-cera". Recomendações sobre como cultivar essa abóbora exótica em seu jardim, bem como uma descrição dela, são oferecidas neste artigo.

Descrição e características

A planta é originária das regiões tropicais do Sudeste Asiático, onde cresce selvagem. Formas cultivadas de Benincasa são comuns na China, Índia, Japão e outros países asiáticos, onde a planta é considerada não apenas um valioso alimento, mas também um remédio medicinal para diversas doenças. A Benincasa, ou cabaça-de-cera, é uma planta anual rastejante de crescimento rápido, com um rizoma bem desenvolvido. Os caules são facetados, finos em toda a sua extensão (comparáveis ​​à espessura de um lápis) e podem atingir 4 metros de comprimento. As folhas, em comparação com outras variedades de abóbora, são pequenas e arredondadas, semelhantes às de um pepino.

A abóbora é originária dos trópicos do Sudeste Asiático.

As flores também são semelhantes às flores do pepino, consistindo em 5 pétalas, só que muito maiores – 8–15 cm de diâmetro. Durante o período de floração, os canteiros de abóbora ficam muito decorativos: as inflorescências amarelo-alaranjadas e perfumadas, contrastando com o verde vibrante, criam um efeito inesquecível e atraem muitos insetos. Os frutos de Benincasa têm uma descrição muito peculiar.

Quando verdes, podem ser confundidas com abobrinhas — são igualmente verdes, alongadas e cobertas por cerdas finas e uma camada pegajosa. À medida que amadurecem, tornam-se lisas, a casca engrossa e desenvolve uma densa camada cerosa que protege a abóbora de danos e da perda de sabor. A polpa da abóbora é branca, doce e suculenta, e possui propriedades medicinais.

A abóbora Benincasa possui propriedades medicinais.

A abóbora-de-cera apresenta diversas variedades, variando em tamanho, formato e tempo de maturação. Pode ser redonda, oval-oblonga ou alongada como uma abobrinha. O tempo de maturação varia de 60 a 120 dias, dependendo da variedade e do clima, mas a Benincasa é geralmente uma abóbora de inverno de maturação tardia, colhida não antes de outubro.

Graças a uma espessa camada de cera cinza-azulada, os frutos se conservam bem em casa por cerca de 2 a 3 anos. Tanto os frutos jovens quanto os maduros são comestíveis. As abóboras jovens são consumidas como abobrinhas: fritas, em conserva, refogadas com legumes e recheadas com carne. Os frutos maduros têm uma polpa mais suculenta e doce e são usados ​​principalmente para frutas cristalizadas, mas também são excelentes aperitivos quentes e até sopas.

Em climas tropicais amenos, as cabaças-de-cera podem atingir 10 kg de peso, mas em nossas latitudes, mesmo com cuidados rigorosos e práticas agrícolas adequadas, raramente ultrapassam 5 kg. Os frutos maduros são colhidos em outubro.

A abóbora não deve ser armazenada no frio, como estamos acostumados, mas sim em um local aquecido, de preferência à temperatura ambiente.

A abóbora Benincasa é colhida durante o mês de outubro.

Características do cultivo

A abóbora Benincasa, descrita acima, adora muito calor e é um tanto exigente. Devido a essa característica, o ideal é cultivá-la a partir de mudas, já que os brotos tenros podem não sobreviver às geadas superficiais da primavera. No entanto, mesmo assim, nem sempre é fácil — jardineiros que não tiveram uma boa colheita na primeira vez observam que a Benincasa também não se adapta bem ao transplante. Portanto, o melhor é tentar plantá-la diretamente no solo, utilizando métodos de isolamento, como lona plástica ou um canteiro aquecido.

Para o plantio, escolha uma área ensolarada e sem vento. O ideal é preparar o solo previamente, adicionando húmus (5-6 kg/m²) e fertilizantes fosfatados e potássicos na proporção de 20-40 g/m². As sementes ou mudas devem ser plantadas apenas em solo bem aquecido. Espaçamento recomendado: deixe pelo menos 1,5 m² de espaço entre as plantas. A abóbora-de-cera não é exigente quanto à planta-mãe ou à planta vizinha e pode ser cultivada junto com outras cucurbitáceas.

A abóbora Benincasa precisa de rega regular.

Os cuidados são os mesmos que para outras abóboras: rega regular, afofamento e remoção de ervas daninhas do solo e amontoamento de terra uma ou duas vezes. Os caules mais longos devem ser cobertos com terra para fortalecer a planta e fornecer nutrientes adicionais. O ideal é remover alguns dos ovários, deixando apenas dois ou três dos maiores na planta.

Prós e contras da variedade

A longa vida útil da abóbora Benincasa, que permite desfrutar de seus frutos saudáveis ​​por um longo período, é sem dúvida sua principal vantagem. Apenas a abóbora Gribovskaya Winter, cultivada localmente, possui características semelhantes, e mesmo assim, só pode ser armazenada até a próxima colheita. Portanto, a chegada dessa nova variedade exótica despertou um interesse crescente entre os jardineiros.

Além disso, a abóbora Benincasa possui propriedades medicinais. Quase todas as suas partes — a polpa e as sementes — são utilizadas com sucesso na medicina tradicional em países orientais. Por exemplo, na China, a polpa é usada como antipirético, analgésico e diurético. As sementes de abóbora têm efeito tônico, são usadas para tratar distúrbios nervosos e são uma iguaria quando torradas.

E, claro, seu valor culinário reside justamente na qualidade pela qual a variedade Benincasa é cultivada aqui. Os frutos jovens podem ser consumidos crus, em saladas e aperitivos frios. As abóboras maduras são excelentes em caçarolas, sopas, pratos quentes de legumes, mingaus e também como doces saudáveis, como sucos e frutas cristalizadas.

A cabaça-de-cera não tolera bem temperaturas baixas.

É difícil avaliar as deficiências da Benincasa, já que o produto não nos é totalmente familiar, mas a única coisa que se pode notar é a sua baixa adaptabilidade. A cabaça-de-cera não tolera bem as baixas temperaturas, incluindo as geadas recorrentes típicas do nosso clima. De resto, a variedade é muito promissora.

Vídeo "Benincasa ou Cabaça de Cera"

Neste vídeo você ouvirá uma descrição da variedade de abóbora Benincasa.

Pera

Uva

Framboesa