Variedades e cultivo da uva Amur
Contente
Descrição e características
Esta é a representante mais antiga da cultura da uva, ainda encontrada em estado selvagem no Extremo Oriente e na China. Ao longo de sua história, a uva Amur permaneceu praticamente inalterada e sempre demonstrou excelente adaptabilidade a qualquer clima. Ela prospera tanto na região de Moscou quanto na Sibéria, e sua produtividade permanece alta em todos os lugares — de 60 a 80 centners por hectare. Esse alto rendimento se deve ao fato de que 80% dos ramos são frutíferos e as videiras são muito altas — sem poda adequada, podem atingir 30 metros.
Os cachos de uvas Amur são cilíndricos, às vezes cônicos, com um peso total de 150 a 500 g. As bagas são pequenas (1–1,2 cm), redondas, tradicionalmente pretas com um tom azulado ou roxo, porém, entre as variedades híbridas, também existem uvas brancas e rosas. A casca das bagas é muito densa, o que faz com que os cachos não se deformem e sejam fáceis de transportar.
A polpa é de cor clara, com um sabor ligeiramente ácido ou agridoce (dependendo das condições de maturação e das características da variedade). Os frutos são utilizados principalmente para fins industriais (suco, vinho, vinagre), mas a maioria dos híbridos apresenta um sabor excelente.
Quase todas as variedades de uva Amur são de meia estação e amadurecem no início do outono. O bom tempo e a poda oportuna podem antecipar esse período para a segunda quinzena de agosto, pois mais espaço no vinhedo permite que os cachos recebam mais sol e calor.
A resistência e a tolerância a fatores adversos (pragas, doenças, geadas) são características marcantes das uvas Amur. No entanto, elas não são cultivadas comercialmente, pois dá-se preferência a variedades selecionadas com frutos de maior qualidade.
Formas varietais
Reconhecendo a grande adaptabilidade das uvas Amur, os produtores começaram a cruzá-las com variedades clássicas já conhecidas. O resultado foram novas variedades com as mesmas características, porém com bagas maiores e mais doces:
- Uma uva com o nome simbólico "Amur Breakthrough". Este é um dos primeiros híbridos obtidos pelo criador Ya. I. Potapenko a partir de uvas selvagens do Amur. Em termos de rendimento e sabor, é quase equivalente a variedades europeias renomadas e pode ser consumida fresca. Amadurece no final do verão. Os bagos são relativamente grandes, de cor rosa-arroxeada, com uma leve camada de pruína e sabor agridoce.
- Amur Triumph. Outro híbrido de mesa com alta produtividade e excelente sabor. A variedade de uva Triumph caracteriza-se pela maturação precoce e ampla gama de utilizações. Os cachos são grandes (até 500 g), com bagas pretas cobertas por uma camada azulada. A uva Triumph possui um sabor rico, que lembra moscatel;
- Victoria. Uma das variedades híbridas de mesa mais bem-sucedidas desta linha. É muito resistente a doenças e amadurece cedo. Os cachos são grandes, os frutos são oblongos e têm uma rica cor rosa-framboesa. O sabor é agradável e doce.
- As uvas Amursky Zolotoy Potapenko e Liepajas Dzintars são uvas brancas com uma descrição varietal muito atraente. Quando completamente maduras, as bagas desses híbridos são transparentes, de cor âmbar, doces, com um agradável sabor residual de moscatel.
Para a produção de vinho e suco, são utilizadas as seguintes variedades técnicas: Neretinsky, Ametistovy, Marinovsky, Em Memória de Thor Heyerdahl (Amursky nº 9), Agat Donskoy e muitas outras.
Características do cultivo
As uvas Amur são fáceis de cultivar, portanto, o plantio e os cuidados são simples. Elas prosperam em qualquer terreno, exceto em áreas com sombra excessiva, mas para mudas da variedade, um local ensolarado e sem vento é o ideal – isso resultará em bagas mais doces. Como os híbridos de Amur são frequentemente plantados em regiões com climas instáveis, o plantio é feito em canteiros elevados ou valas.
Ao cavar valas e buracos para plantio, assegure-se de que haja boa drenagem, cobrindo o solo com uma mistura de terra, areia grossa, turfa de charneca e húmus. Adicione também cinzas e fertilizantes minerais complexos. As videiras crescem vigorosamente, portanto, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 0,8 a 1 m, e entre as fileiras, até 2,5 m.
Cuidar de um vinhedo jovem consiste em regar e afofar o solo. A estrutura de suporte deve ser instalada imediatamente para permitir o crescimento das videiras.
Durante o período de crescimento vigoroso, as pontas dos ramos devem ser beliscadas. A poda de formação é realizada no outono, a partir do segundo ano. Caso contrário, as bagas ficarão menores e mais ácidas. Nas regiões mais frias, as videiras são cobertas durante o inverno.
No método de vala, a planta é colocada em uma vala e coberta com terra, sendo posteriormente coberta com agrofibra e ramos de abeto.
Vantagens e desvantagens
Apesar do sabor um tanto medíocre de alguns híbridos de Amur, os jardineiros encontram muitas vantagens nessa linha de variedades:
- Extremamente resistente à geada (até -40°C), a videira consegue suportar qualquer inverno e, quando cultivada na região de Moscou, não necessita de abrigo;
- imunidade natural a doenças;
- boa taxa de sobrevivência e crescimento intenso das plantas (até 2,5 m por ano);
- Maturação precoce dos híbridos e possibilidade de colheita antes da primeira geada;
- amplo uso de frutos silvestres;
- As qualidades decorativas dos vinhedos permitem que sejam usados como cerca viva.
A única desvantagem óbvia dessas variedades é o crescimento vigoroso dos arbustos, o que significa que alguns cachos não podem ser removidos durante a colheita.
Vídeo: Cultivando uvas a partir de estacas
Este vídeo mostrará como cultivar uvas a partir de estacas.





