As melhores variedades e características de cultivo das uvas Kishmish
Contente
Histórico de aparições
Os cientistas não conseguem precisar a data exata da origem desta uva. Acredita-se que a planta tenha surgido como resultado de uma mutação natural. E graças ao trabalho meticuloso dos melhoristas, surgiram variedades sem sementes, incluindo uvas Kishmish verdes, rosas e brancas.
As melhores variedades
Moldávio
Essa variedade demora bastante para amadurecer — de 150 a 160 dias. Os frutos aparecem três anos após o plantio. Setembro e outubro são a época perfeita para apreciar as uvas Kishmish Moldavsky. Os frutos são doces, sem sementes e têm um sabor requintado.
Esta variedade é altamente produtiva. Um único arbusto pode render até 50 kg de frutos. A Moldavskiy tolera bem o transporte e pode ser armazenada por até seis meses. No entanto, a variedade apresenta algumas desvantagens: além do amadurecimento lento, é muito suscetível a doenças e não tolera bem geadas.
Radiante
Esta é uma variedade de alto rendimento com bagas de tamanho médio a grande. É chamada de "Radiant" porque, quando as uvas estão maduras, os raios de sol filtram-se através delas, criando um efeito "radiante". Os cachos cônicos podem atingir até 40 cm de comprimento e pesar quase 1 kg. As bagas, perfumadas e de cor rosa brilhante, com polpa firme, têm um sutil sabor de moscatel. Esta variedade não só produz um alto rendimento, como também se transporta e armazena bem. 'Radiant' requer cuidados especiais, pois é instável e reage a algumas doenças.
Esta videira requer rega abundante. Por vezes, são necessários até nove baldes de água por videira. Uma das vantagens desta variedade é a sua maturação precoce (125-130 dias). Entre as suas desvantagens, destaca-se a baixa resistência à geada. As plantas devem ser cultivadas na primavera ou no outono, com um espaçamento de 2,5 metros, uma vez que a videira prefere espaços abertos. Para proteção contra o frio, cubra as videiras com serragem e, por vezes, turfa.
húngaro
A variedade húngara é particularmente popular por aqui. Dificilmente existe alguém que não aprecie estas uvas suculentas e carnudas. Esta uva verde é considerada precoce e tem um delicado sabor de moscatel. As uvas húngaras apresentam alta produtividade. Se deixadas na videira por muito tempo, os cachos ficarão pequenos e poderão apresentar sementes nas bagas.
Encontrar
Esta variedade é resistente à geada, suportando temperaturas tão baixas quanto -23°C. Foi criada através do cruzamento das uvas Talisman e Radiant. Em meados de agosto e início de setembro, podem ser colhidos cachos enormes de polpa densa, doce e rosada, com aroma de moscatel. A variedade amadurece em 116 a 125 dias (em média), tem alta produtividade e é resistente a muitas doenças, incluindo as fúngicas.
Bola russa aprimorada
Esta variedade foi desenvolvida na Rússia. A variedade Rusbol Melhorada possui um arbusto grande e cachos grandes (mais de 1,5 kg). As bagas, com peso entre 2 e 2,5 g, contêm de 20 a 22% de açúcar. Os primeiros frutos são colhidos no segundo ano após o plantio. A variedade é resistente ao míldio, tolera geadas severas e suporta bem o transporte.
Reliance Rosa Sem Sementes
Esta uva veio dos EUA. A videira é alta, com cachos que pesam entre 100 e 300 gramas. As bagas rosadas são agradáveis ao paladar e exalam um aroma característico da uva labrusca. O teor de açúcar chega a 24%. As uvas são fáceis de cultivar e resistentes à geada, mas a alta umidade é prejudicial à colheita.
Júpiter
Mais uma vez, temos um convidado americano. Um arbusto de porte médio produz cachos que pesam meio quilo. As bagas grandes e ovais têm uma cor rosa intensa e, quando completamente maduras, podem atingir um azul profundo. A fruta tem um sabor suave de moscatel. Os primeiros frutos geralmente aparecem de 1 a 2 anos após o plantio. Esta variedade tem resistência moderada a doenças fúngicas, portanto, os jardineiros precisarão tomar cuidado para proteger as uvas da infecção.
Novocherkassky
Essa variedade produz rendimentos consistentes, tolera geadas severas e é altamente resistente a doenças fúngicas. No entanto, apesar de todas as suas vantagens, a planta requer alguns cuidados: tutoramento e proteção no inverno. O arbusto começa a frutificar no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Características do cultivo
Cultivar esta maravilhosa variedade em seus vinhedos é o sonho da maioria dos jardineiros, já que todas as variedades são sem sementes. A Kishmish requer os mesmos cuidados que outras variedades de uva, incluindo poda, rega, fertilização e controle de pragas. Durante o inverno, as videiras precisam ser mantidas isoladas e, na primavera, devem ser tratadas com produtos químicos.
Plante os arbustos com 2 metros de distância entre si. Pode as trepadeiras durante o primeiro ano após o plantio, removendo todos os brotos fracos. Para evitar a deficiência de potássio, certifique-se de que o arbusto não esteja sobrecarregado. Regue os arbustos abundantemente durante todo o verão. Reduza a rega pela metade algumas semanas antes da colheita dos frutos.
Vantagens e desvantagens
As variedades de uva Kishmish oferecem muitas propriedades benéficas, mas também apresentam algumas desvantagens. As vantagens incluem:
- saturar rapidamente;
- Ajudar a fortalecer o sistema imunológico;
- remover toxinas;
- Prevenir o desenvolvimento de tromboflebite;
- Proporciona um efeito rejuvenescedor notável;
- Aumentar os níveis de hemoglobina;
- reduzir o risco de aterosclerose.
Esta lista está longe de ser completa em relação às propriedades benéficas da uva Kishmish. No entanto, é importante observar algumas contraindicações. Este produto não deve ser consumido por pessoas que sofrem de:
- pancreatite;
- úlceras estomacais;
- doença da vesícula biliar.
A couve-flor é rica em açúcares, por isso é melhor que os diabéticos evitem consumi-la.
Essas uvas também têm um efeito negativo no esmalte dos dentes, por isso você deve enxaguar a boca com água limpa depois de comê-las.
Vídeo “Uvas de Kishmish”
Este vídeo mostrará como cultivar uvas Kishmish corretamente.





