Descrição detalhada e orientações de cultivo para a variedade de uva Lydia.
Contente
Histórico de aparições
Esta variedade de uva foi trazida da América do Norte para a Europa logo após sua descoberta. Ao contrário da maioria das variedades europeias, a Lydia era resistente a doenças como a filoxera e o oídio. Por isso, variedades de uva populares da época foram enxertadas em seu sistema radicular, preservando assim um grande número de variedades muito procuradas.

Descrição e características das uvas Lydia
Essa variedade é tão popular que pode ser facilmente chamada de planta "popular". Os arbustos de Lydia são cultivados não apenas em canteiros de jardins, mas também em parques e praças.
Retrato botânico
As videiras de porte médio são densamente cobertas por uma folhagem verde e densa, dividida em três ou cinco seções. Oitenta por cento dos ramos produzem frutos, e a planta floresce com flores de ambos os sexos. Os cachos de uva Lydia são frequentemente divididos em várias seções, são redondos e pesam de 100 a 150 g. Os frutos são cobertos por uma casca densa de tonalidade azul-rosada ou avermelhada, atingem 15 mm de diâmetro e pesam cerca de 4 g. A polpa carnosa tem um sabor suculento, ligeiramente ácido, e um aroma que lembra morango.
Produtividade e frutificação
O pequeno tamanho dos frutos permite aos jardineiros colher uma grande quantidade – até 40 kg por arbusto. Isso se deve ao rápido amadurecimento das trepadeiras, que permite que seis cachos de tamanho normal amadureçam em um único broto, resultando em uma colheita de até 120 centners por hectare. O arbusto de Lydia não requer poda regular, pois consegue sustentar toda a produção.
Os frutos amadurecem ao longo de um período de 150 a 160 dias, tornando esta variedade uma cultura de maturação tardia. As bagas do lado ensolarado amadurecem primeiro, seguidas pelas restantes.
Aplicação de frutas
As qualidades da uva Lydia são aproveitadas na produção de sobremesas como geleias, marmeladas, compotas e marmeladas, e os frutos também são consumidos frescos. A alta concentração de oligoelementos é benéfica para pessoas fisicamente ativas. O teor de açúcar, que chega a 19%, permite que a uva Lydia seja utilizada na produção de suco e vinho. No entanto, devido ao alto teor de pectina na polpa, a produção de vinho a partir dessa variedade foi oficialmente proibida no final do século passado, apesar dos efeitos benéficos de outros oligoelementos presentes no fruto.

Resistência à seca, resistência à geada
Ao contrário da maioria das variedades de uva que preferem o calor, a Lydia é bastante resistente ao inverno. Apesar disso, especialistas agrícolas recomendam cobrir os arbustos durante o inverno, especialmente se a planta ainda for jovem. A cobertura também é necessária em climas temperados e frios.
As uvas precisam de rega regular e abundante. A falta de umidade pode levar a uma redução significativa no tamanho dos frutos e a uma alteração no sabor — as bagas perdem açúcar e ficam azedas.
Vídeo "Uvas de mesa e técnicas Lydia"
Este vídeo apresenta as principais características da variedade.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como todas as culturas frutíferas, o cultivo da uva Lydia tem seus lados positivos e negativos.
- alta produtividade;
- resistência às geadas de inverno (a planta requer apenas um pouco de proteção em áreas com climas moderados e frios);
- capacidade de autopolinização;
- resistência a doenças;
- Alta segurança durante o transporte;
- armazenamento de longo prazo;
- Capacidade de tolerar umidade em abundância;
- Uso de arbustos para fins decorativos.
- requer poda e corte oportunos;
- propenso a doenças como mofo cinzento e antracnose;
- Se a colheita não for feita a tempo, ela cai;
- Contém elementos nocivos, razão pela qual o cultivo industrial da variedade é proibido.

Cultivo de uvas Lydia
Esta planta não é particularmente difícil de plantar ou cuidar, mas o cultivo adequado em todas as fases de crescimento recompensará os jardineiros com uma colheita abundante de frutos deliciosos.
Regras de aterrissagem
Ao escolher um local para plantar mudas, preste atenção ao solo — ele precisa ser fértil. Para isso, escolha um local com solo escuro ou argiloso. O local deve ser ensolarado e protegido dos ventos frios do norte.
O plantio deve ser feito na primavera. Durante os dias quentes seguintes, a planta criará raízes e se tornará resistente a possíveis geadas de inverno. Na estação seguinte, as uvas produzirão seus primeiros frutos. Espaçamento entre as covas: aproximadamente 80 cm. Fertilize o solo previamente e assegure a drenagem no fundo das covas utilizando brita ou outro material.

Nas regiões do sul, as videiras são plantadas no outono. Mesmo com geadas leves, as plantas jovens não serão prejudicadas pela queda de temperatura. Somente mudas com sistema radicular desenvolvido são selecionadas e deixadas de molho por dois dias. O plantio é feito em profundidade, deixando até duas gemas visíveis. Após o plantio, o círculo ao redor do tronco é bem regado e coberto com cobertura morta.
Regar e fertilizar
Regue moderadamente, garantindo que a água não fique parada. Durante a formação dos frutos, regue a planta abundantemente, mas no final do verão e início do outono, minimize a quantidade de água, eventualmente suspendendo a rega por completo.
A cinza é utilizada como fertilizante anual. Um ano após o plantio, adiciona-se húmus.

Soltar e enrolar
A terra ao redor do tronco é revolvida num raio de no máximo meio metro. Este círculo é afofado a cada duas semanas. Uma vez por ano (no início da estação), a videira é enrolada. Este procedimento consiste na remoção das raízes superficiais, localizadas a uma profundidade de até 25 cm, com tesouras de poda. Isso promove um bom crescimento e maior produção, independentemente das condições de cultivo desafiadoras.
Formação
A poda adequada melhora a produção e dá à planta o formato desejado. Até oito gemas são removidas durante a poda. E no final de junho, os brotos desnecessários são removidos tanto na parte interna quanto nas bordas externas do arbusto, e a poda é realizada.
Preparando as vinhas para o inverno
Embora a variedade Lydia suporte temperaturas de até -26°C, as videiras precisam ser cobertas, principalmente nos primeiros anos após o plantio. Para isso, deite os brotos no chão e cubra-os com folhas caídas e terra, ou utilize um material de cobertura não tecido.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção.
Infelizmente, certas doenças afetam negativamente as uvas Lydia. Vejamos algumas delas mais de perto:
- O mofo cinzento aparece como uma camada sobre as bagas, que apodrecem rapidamente. As medidas preventivas incluem podas drásticas, e o tratamento consiste em pulverizar a planta com uma solução de bicarbonato de sódio.
- A clorose calcária manifesta-se pelo amarelecimento das folhas e pelo ressecamento dos brotos. Para prevenir a doença, selecione os porta-enxertos com base no seu teor de carbonato. O tratamento é feito com pulverização de anticlorozina.
- O aparecimento de manchas marrons e bordas escuras na folhagem indica antracnose. Para prevenir isso, remova regularmente qualquer vegetação remanescente e trate o problema pulverizando com Horus ou Ridomil.
- podridão cinzenta dos frutos
- Clorose por cal
- Antracnose
As principais pragas da Lydia são as lagartas enroladoras de folhas e os ácaros. Uma boa ventilação previne o aparecimento de lagartas, e a capina regular impede a infestação de ácaros nas folhas da videira. Caso algum desses problemas surja, utilize inseticidas, como o "DNOC".
Os pássaros adoram comer os frutos dessa variedade. Para proteger a colheita, eles usam dispositivos colocados nos cachos, preservando assim as bagas.
Além disso, recentemente, discos de computador antigos têm sido pendurados em árvores e arbustos frutíferos, o que também serve para afastar ladrões de uvas.
Depoimentos de moradores de verão
Uma das primeiras plantas que meu marido e eu plantamos em nossa casa de campo há 10 anos foi a uva Lydia. Eu a fertilizei e cobri nos primeiros anos, mas agora me esqueço completamente dela, regando-a apenas em dias quentes. Mesmo assim, todos os anos temos uma colheita farta. Fazemos compotas, vinho e queremos experimentar outras variedades.
Estou muito satisfeita com esta variedade de uva. Não me lembro há quanto tempo a plantei, mas podo-a regularmente e rego-a nos dias quentes. A planta faz sombra ao gazebo, que fica muito aconchegante num dia quente de verão. No outono, não tenho onde guardar a colheita: dou-a aos vizinhos e amigos.
A baixa necessidade de manutenção dessa variedade de uva a torna popular entre jardineiros amadores. Suas qualidades decorativas permitem que ela crie sombra em um local desejável do jardim.
Ao preparar o vinho Lydia, lembre-se de que não só a Europa, mas também a América, abandonaram essa prática. Embora o corpo neutralize substâncias nocivas identificadas em laboratórios de todo o mundo, em grandes quantidades elas podem ser prejudiciais à saúde.



