Cultivo da uva de mesa Monarch: dicas práticas

As rápidas mudanças climáticas estão motivando os produtores a criarem variedades resistentes a condições adversas. A uva Monarch é uma dessas variedades, que se destaca por seus bagos grandes e sabor requintado. Aprender o segredo do cultivo dessa variedade pode aumentar a produtividade.

Descrição e história da uva Monarch

Evgeny Pavlovsky, um viticultor amador da região de Krasnodar, criou um híbrido de duas variedades bem conhecidas, "Talisman" e "Cardinal". Graças aos seus esforços, nasceu a uva branca de mesa "Monarch". Uma variedade técnica (vinífera) preta, com a qual é frequentemente confundida, foi desenvolvida na Alemanha, mas as duas não têm relação alguma.

Variedade de uva Monarch

Aparência do arbusto e da trepadeira

A casta Monarch distingue-se pelas suas videiras vigorosas e robustas, que atingem 2,5 a 3 metros de altura. Produzem numerosos rebentos verde-claros com até 140 cm de comprimento. Devido ao seu tamanho, a videira necessita de suporte adicional.

Vídeo: Adubação e nutrição de uvas na primavera e no outono

Este vídeo mostrará como adubar corretamente as videiras na primavera e no outono.

Descrição de cachos e bagas

As uvas tendem a produzir bagas abundantes, com o cacho pesando em média mais de 500 a 600 g. As bagas são ovais, afilando-se ligeiramente em direção à ponta. Elas pesam até 20 g. As uvas maduras adquirem uma tonalidade amarelo-âmbar, às vezes com um leve tom bronzeado devido ao excesso de luz.

Características de sabor e utilização dos frutos silvestres

A nota da degustação é "boa". As uvas apresentam um sabor agradável e harmonioso, com um toque de moscatel. No entanto, o retrogosto é sutil. A degustação revela uma polpa densa, porém macia e suculenta, coberta por uma casca fina e comestível.

Produtividade

Esta é uma variedade de ciclo médio-precoce. O período de crescimento dura de 120 a 140 dias. As uvas amadurecem rapidamente devido ao seu alto teor de açúcar. Mais de 7 kg de bagas grandes e maduras são colhidas de um único arbusto por temporada. Você pode saborear uvas deliciosas a partir do final de agosto ou da segunda quinzena de setembro: isso depende da região de plantio.

Resistência à seca, resistência à geada

Essa variedade é pouco exigente e produz frutos mesmo em condições climáticas adversas. O arbusto tolera bem secas de curta duração e sobrevive bem ao inverno a temperaturas tão baixas quanto -25 graus Celsius. No entanto, jardineiros experientes recomendam, por precaução, cobrir a planta durante o inverno.

Vantagens e desvantagens

Uma descrição da casta de uva Monarch estaria incompleta sem destacar seus aspectos positivos:

Prós:
  • sabor e aparência apresentável das bagas;
  • Os frutos maduros não precisam ser retirados imediatamente da videira;
  • resistência à seca ou ao alagamento;
  • baixa porcentagem de podridão da uva;
  • imunidade genética a diversas doenças;
  • Preservação das qualidades comerciais durante o transporte.

Plantando e cultivando uvas Monarch

A variedade de uva Monarch é fácil de cuidar, o que a torna uma escolha ideal para viticultores iniciantes. No entanto, requer o cumprimento de requisitos agronômicos importantes que impactam a produção.

Quando e onde plantar

O híbrido é considerado uma espécie que aprecia o calor, necessitando de bastante luz solar para que seus frutos amadureçam. As mudas são plantadas na parte sul do jardim, pois não toleram bem os ventos do norte. O vinhedo está localizado próximo a construções, que não só proporcionarão proteção, mas também suporte para a planta alta.

As videiras são plantadas em solos leves e moderadamente úmidos. O solo preto, que contém nutrientes suficientes e permite a oxigenação das raízes, é o mais indicado. Solos arenosos ou argilosos não são adequados para o plantio de estacas. O nível do lençol freático não deve ultrapassar 1,5 metros; caso contrário, é necessário um bom sistema de drenagem.

Plano de plantio de uvas

Seleção e preparação do material de plantio

A taxa de sobrevivência e o rendimento de uma plantação dependem diretamente da qualidade do material de plantio adquirido em lojas especializadas. Ao comprar mudas, recomenda-se prestar atenção ao seguinte:

  • O sistema radicular deve ser forte;
  • Uma muda saudável tem um corte verde;
  • O broto deve ter 3 botões formados;
  • Os ramos da raiz devem ter uma coloração esbranquiçada.

Antes do plantio em campo aberto, a estaca é colocada em água ou solo umedecido. Após o desenvolvimento do sistema radicular e o surgimento da parte verde, a muda é plantada no local escolhido.

Rega e cobertura morta

A descrição da uva indica que ela não requer regas frequentes e abundantes. As técnicas de cultivo recomendam duas regas obrigatórias quando as uvas entram em floração e começam a formar os ovários. No restante do ano, recomenda-se levar em consideração as condições climáticas e o estado da planta.

A cobertura morta, que utiliza diversos materiais e substâncias, ajuda a reter a umidade no solo. O composto orgânico, espalhado regularmente ao redor da planta, é eficaz. A espessura da cobertura morta não deve ultrapassar 3 cm, caso contrário, o sistema radicular ficará sem ar e começará a apodrecer.

Poda de Pavlovsky

Muitos viticultores têm se deparado com um dos principais problemas dessa variedade híbrida: a queda inexplicável dos bagos. O criador dessa forma híbrida concluiu que a queda ocorre nos ramos mais robustos. Seu segredo para preservar a colheita reside em podar as videiras não no outono, mas na primavera, quando os bagos estão no estágio de ervilha.

Cronograma de alimentação e fertilização

As videiras respondem bem à fertilização, mas a aplicação fora de época pode atrasar a frutificação. Os fertilizantes são aplicados de 2 a 3 vezes por temporada: após a floração, de 14 a 21 dias antes da colheita e no outono. A última aplicação deve incluir esterco de cavalo ou de vaca. Em outras ocasiões, podem ser utilizados amófos, nitrofós e rastvorina. Os fertilizantes são colocados em sulcos previamente cavados ao redor do tronco, com 0,2 a 0,5 metros de profundidade.

Cronograma de alimentação e fertilização

Proteção contra doenças e pragas

Os tempos em que o tratamento com sulfato de cobre era suficiente já passaram. Posteriormente, foi desenvolvido um novo método de tratamento mais eficaz:

  • brotação – o medicamento “Tirovit Jet 800 WG”, na proporção de 40 g por 10 l;
  • Crescimento foliar (tamanho de uma lâmina ungueal) – “Topaz 100 ES”, concentração de 6 ml por 10 l;
  • Antes da floração – “Quadris 250 SC”, 6 ml por balde;
  • Após a floração – “Ridomil Gold MC 68 WG” 50 g por 10 l de água;
  • Amadurecimento dos frutos - "Ridomil Gold MC 68 WG" 50 g por 10 l, após 3 semanas repetir a pulverização com "Quadris 250 SC" na proporção de 12 ml por 10 l de água.

Ao trocar constantemente os fungicidas, evita-se que as substâncias nocivas se acumulem ou se tornem um ambiente propício ao seu uso na videira.

Avaliações de viticultores

A uva de mesa Monarch conquistou minha família. As videiras crescem rapidamente e produzem uma colheita abundante. Uso a parede de um anexo como vinhedo, mas a qualidade das uvas não diminui.

As uvas são incríveis, com um sabor delicioso e bagas grandes. No ano passado, algumas bagas caíram, o que foi um pouco constrangedor. Tirando isso, não tenho queixas da variedade.

A variedade de uva Monarch foi desenvolvida por um produtor russo e atende a todos os requisitos de um clima variável. É geneticamente resistente à maioria das doenças conhecidas e produz bagas grandes e saborosas, próprias para consumo in natura.

Pera

Uva

Framboesa