Quais são os tipos de variedades de uva existentes e como são utilizadas?
Contente
Mediante agendamento
Dependendo da utilização das bagas, todas as variedades de uvas cultivadas são divididas nos seguintes tipos:
Cantinas
As uvas de mesa, em comparação com outras variedades, são as mais populares e predominantes nos jardins domésticos. São cultivadas tanto para consumo in natura quanto para venda no varejo. As principais características de qualidade dessas variedades incluem cachos bonitos com bagas grandes, muitas vezes alongadas, um sabor agradavelmente doce e um aroma rico.
Normalmente, essa descrição se aplica a híbridos de mesa de elite ou clássicos que, além do excelente sabor, possuem propriedades medicinais e são utilizados na alimentação. Devido à casca fina, suas bagas não são particularmente adequadas para o transporte, mas, recentemente, novas variedades de uva que suportam longos períodos de transporte têm se tornado cada vez mais disponíveis.
Técnico
Essas variedades são destinadas ao processamento para suco e vinho. Sua principal característica é o alto teor de suco das bagas (75–85% do peso total). Características externas (tamanho da baga, cor) têm pouca importância. Muito mais importante é a composição química — a relação entre acidez e açúcares, que determina o sabor do produto final. A proporção entre o ráquis (o esqueleto do cacho de uvas) e o peso das bagas também é levada em consideração. Quanto mais denso o cacho, mais valiosa a variedade.
As uvas técnicas são as variedades mais produtivas. Elas exigem poucos cuidados e são resistentes à geada, mas a qualidade das uvas depende inteiramente da região de cultivo. Ao contrário das uvas de mesa, as uvas industriais são específicas de cada local e dividem-se em variedades introduzidas e nativas. As variedades nativas são mais valiosas para a produção de vinho, resultando em bebidas únicas.
Na Europa, os vinhedos mais extensos estão localizados no sul da França, na Itália — berço de vinhos de elite famosos — e na Geórgia. Aliás, as variedades de uva industriais georgianas são tão excelentes que podem ser usadas para muito mais do que apenas a produção de vinho. Também existem vinhedos industriais em diversas regiões da Rússia: nas regiões de Stavropol e Krasnodar, e no Cáucaso.
Universal
As uvas universais têm uma ampla gama de usos. São adequadas tanto para consumo quanto para processamento (suco, vinho, geleia). Essas são as variedades de uva mais populares em pequenas propriedades rurais onde o espaço é limitado e é impossível cultivar múltiplas variedades. Seus cachos e bagas não são tão grandes quanto os das uvas de mesa, nem tão pequenos quanto os das uvas industriais, mas seu rendimento e sabor são sempre excelentes.
Sem sementes
As variedades sem sementes são aquelas cujos frutos não possuem sementes. São muito apreciadas pelos consumidores devido ao seu sabor adocicado e à sua aparência atraente — cachos bonitos de frutos pequenos e uniformes. Também são práticas para uso em papinhas de bebê e para secagem (produção de passas).
Esta casta de uva é representada por dois tipos: Kishmish (grupo asiático) e Korinka (seleção nacional). A Kishmish é a casta mais numerosa e, todos os anos, novas e promissoras variedades com cores e tempos de maturação diversos são adicionadas a este grupo.
Por prazos amadurecimento
Ao escolher uma nova variedade, o período de maturação da colheita é sempre levado em consideração. Com base nesse critério, as variedades de uva descritas acima são divididas em:
Muito cedo
Essas variedades têm um período de maturação de apenas 85 a 100 dias, desde o início da estação de crescimento (brotamento) até a maturação completa. O cultivo dessas uvas é economicamente vantajoso, pois os primeiros frutos são sempre muito procurados. Além disso, as bagas de maturação precoce são menos suscetíveis a doenças e podridão e, devido ao calor intenso, são mais doces.
As melhores variedades de uva desta categoria são as sem sementes. Elas apresentam os maiores rendimentos, com 70 a 80% dos ramos frutíferos. O único problema que enfrentam é a sobrecarga de frutos. Para evitar que as videiras se quebrem sob o peso dos belos cachos, é necessário realizar podas regulares e racionamento da produção durante a fase de floração.
Cedo
As uvas precoces também são muito procuradas. Seu período de crescimento é ligeiramente mais longo do que o das variedades superprecoces (100 a 120 dias), mas as bagas e os cachos são maiores. Esta categoria inclui variedades com uma ampla gama de cores e sabores.
Como as videiras deste tipo de uva despertam mais tarde, não temem a geada, podendo ser plantadas até mesmo em regiões do norte com verões curtos.
Média
Essas variedades produzem frutos um pouco mais tarde do que as variedades precoces (após 120 a 130 dias). Para as regiões do sul, essa é uma boa oportunidade para estender o período de consumo desse produto saudável. No entanto, no norte, as uvas não têm tempo suficiente para amadurecer antes da chegada do frio. Outro perigo que ameaça essas uvas são as doenças e pragas, principalmente vespas. A categoria de uvas de meia estação inclui principalmente híbridos versáteis com excelente sabor.
Meio-tarde
As variedades de maturação média-tardia começam a ser colhidas após 130 a 140 dias, em outubro ou início de novembro, quando em muitas regiões até mesmo os cuidados pré-inverno do vinhedo já foram concluídos. As uvas de maturação tardia não são tão doces quanto as uvas de verão, mas podem ser armazenadas por mais tempo (na adega ou geladeira até dezembro). Esta categoria inclui muitas variedades viníferas.
Tarde
Variedades com um ciclo de crescimento de 140 a 150 dias só conseguem amadurecer em regiões mais ao sul, onde as temperaturas anuais atingem um total de pelo menos 2800 °C. Caso contrário, as uvas permanecem verdes e perdem o sabor. A vantagem das variedades de maturação tardia é que a fruta fresca já está esgotada em novembro, tornando as uvas cultivadas nessa época especialmente valorizadas. Além disso, com armazenamento adequado, podem ser consumidas durante todo o inverno.
Vídeo: "Regras para regar uma vinha"
Este vídeo vai te ensinar como e quando regar as uvas.





