Características da tecnologia agrícola para uvas Victoria resistentes à geada e produtivas

Cultivar uvas em um jardim não é tarefa fácil. O plantio das mudas e os cuidados com a plantação exigem atenção e paciência. A maioria das variedades aprecia o calor, o que aumenta os desafios para o jardineiro. As uvas Victoria prosperam em diversos climas, e até mesmo viticultores menos experientes podem cultivá-las.

História e descrição da variedade Victoria

Os criadores russos desenvolveram essa variedade híbrida cruzando variedades como Vitis vinifera, Save Vilar e Vitis amurensis.

Retrato botânico

A videira é de porte médio e possui uma aparência atraente e ornamental. As folhas verde-escuras, com cinco lóbulos e nervuras de profundidade média, são muito delicadas ao toque, lembrando veludo. Os cachos suculentos e cônicos geralmente pesam 500 gramas, mas às vezes podem atingir pesos ainda maiores. Esta variedade produz frutos em abundância: aproximadamente 80% dos ramos frutificam, indicando uma alta produtividade, que começa um ou dois anos após o plantio. O ciclo de crescimento dura de 100 a 120 dias, portanto a colheita começa no final de agosto.

As uvas Victoria são uma variedade de maturação precoce.

Características das bagas

Os cachos de uva Victoria são tipicamente de densidade média. Os frutos grandes, de cor rosa ou vermelho framboesa, têm formato oval e pesam de 6 a 7 g. A polpa, envolta por uma fina casca, possui um sabor característico de moscatel e um aroma inimitável, diferente de outras variedades. Seu sabor e aparência atraente fizeram da Victoria uma das principais variedades populares. O teor de açúcar da fruta é de aproximadamente 18% e sua acidez é de 5,5 g/l.

Produtividade e âmbito de aplicação

Devido à frutificação densa, a produção desta variedade é alta e o arbusto fica frequentemente sobrecarregado de frutos. Além de serem consumidas cruas, as bagas, devido ao seu alto teor de açúcar, são utilizadas na produção de vinho. A quantidade de açúcar determina a potência da bebida final. Quanto mais doces as frutas vermelhas, mais forte será o vinho.

A bebida aromática resultante é envelhecida por pelo menos um ano após o engarrafamento. O vinho adquire uma rica tonalidade vermelha e sua potência permite apreciá-lo mesmo durante a degustação.

As uvas da variedade Victoria são utilizadas na produção caseira de vinho.

Vantagens e desvantagens da variedade

A alta produtividade da variedade Victoria não é a única vantagem dessa variedade.

Vantagens:
  • Resistente à geada, mas quando a temperatura cai para -25 °C, recomenda-se cobrir a videira;
  • Aumentar a produtividade com os devidos cuidados;
  • A variedade é resistente a doenças;
  • Os rebentos amadurecem bem e a maioria deles dá frutos;
  • A cultura se adapta facilmente a quaisquer condições;
  • As estacas sempre enraízam bem.
Imperfeições:
  • A maioria das flores é feminina, e isso exige polinização obrigatória (para esse fim, outras variedades com um período de floração correspondente são plantadas perto da Victoria);
  • A alta produtividade sobrecarrega o arbusto, o que leva a uma diminuição gradual no tamanho dos frutos;
  • a necessidade de regular as colheitas para evitar a sobrecarga da plantação;
  • A doçura dos frutos atrai vespas, que danificam a plantação.

Vídeo: "Uvas de maturação precoce em Victoria"

Este vídeo apresenta as características das culturas de frutas e bagas.

Características do cultivo da variedade Victoria

Esta uva, como a maioria das variedades, caracteriza-se pela frutificação precoce. Requer cuidados especiais durante os primeiros 3 a 4 anos.

Hora de pouso

As lírios Victoria são plantadas por meio de estacas ou enxertia. A primeira produz uma cultivar pura, enquanto a enxertia em porta-enxerto maduro produz uma variedade de alto rendimento e crescimento rápido.

Na primavera, o plantio começa no final de março, e as mudas criarão boas raízes mesmo se plantadas no primeiro mês do verão. É importante concluir o plantio de outono até meados de outubro.

A uva Victoria é plantada apenas no outono em regiões do sul. Para climas temperados, recomenda-se o plantio na primavera ou no verão.

Padrão de enxertia recomendado para estacas verdes

Seleção do local e do solo

Para o plantio, escolha um local protegido de ventos frios e bem iluminado pela luz solar. A sombra pode afetar negativamente a frutificação da uva.

O solo deve ser fértil. A qualidade do solo é melhorada com o uso de fertilizantes orgânicos e minerais, aplicados um ano antes do plantio. O nível do lençol freático deve estar acima de 2 metros da superfície.

Enraizando uma muda

As mudas de Victoria prosperam em qualquer condição. Elas devem ser regadas antes do plantio, e a drenagem deve ser garantida nos buracos de plantio. Esta variedade não requer rega abundante nem fertilização excessiva.

Cuidados adicionais

É preciso dar atenção especial às mudas durante os primeiros anos de crescimento. Para isso:

  • Solte o solo sistematicamente, remova as ervas daninhas, regue regularmente e cubra a camada superficial do solo com cobertura morta;
  • A poda sanitária é realizada na primavera, antes do início da circulação da seiva, ou no final do outono, após a queda das folhas;
  • Após a floração, as videiras são adubadas, e a próxima aplicação de fertilizantes é realizada somente no final de agosto ou início de setembro.
Você pode fertilizar as uvas com complexos minerais.

A rega da variedade Victoria requer atenção especial, pois os frutos são propensos a rachaduras. Durante o período de maturação, a planta deve receber o mínimo de água possível. No restante do ano, fique atento à previsão do tempo e suspenda a rega em caso de chuvas fortes.

Na poda, os cachos inferiores são removidos e, para evitar sobrecarregar as videiras, cerca de 30 gemas frutíferas são deixadas. Não se formam mais de dois cachos em cada ramo, o que impede que os frutos murchem.

Regras de inverno

Durante os primeiros 3 a 4 anos, as plantas jovens devem ser cobertas para resistir às geadas sem sofrer danos. Folhas caídas ou material não tecido podem ser usados ​​para esse fim. A resistência ao frio da variedade significa que os arbustos adultos não precisam ser cobertos durante o inverno, mas em latitudes temperadas e setentrionais, as plantas são protegidas da geada independentemente da idade.

Pragas e doenças

Como todas as variedades de uva, a Victoria é suscetível a doenças fúngicas como oídio e podridão. Também costuma sofrer de clorose. Essas doenças são causadas por excesso de água ou poda inadequada. Elas se manifestam como uma camada branca nas folhas, com odor desagradável. A clorose se caracteriza pelo murchamento e amarelecimento da folhagem. Doenças fúngicas são tratadas com fungicidas como Topaz ou Falcon. A deficiência de clorofila é tratada com produtos à base de ferro. Na maioria das vezes, os jardineiros utilizam sulfato de cobre.

As principais pragas das bagas de Victoria são as vespas. A casca fina da fruta e a abundância de açúcar na polpa tornam a colheita vulnerável a esses insetos agressivos.

Para reduzir os danos causados ​​por essas pragas "gulosas", armadilhas especiais são fabricadas e instaladas perto das uvas durante o período de maturação.
Conselho do autor

Opiniões de jardineiros:

Comprei mudas há quatro anos e elas enraizaram bem. Pude experimentá-las no ano seguinte. Todos os anos, tenho uma colheita abundante que compartilho com todos. No verão passado, houve muita chuva, o que causou o aparecimento de uma camada branca nas folhas. Tratei-as com preparações especiais e as manchas brancas desapareceram gradualmente. Este ano, está tudo bem.

Comprei mudas há dois anos e, no segundo ano, já estava colhendo. Eu as cubro durante o inverno e as fertilizo na primavera e no outono. Estou muito feliz: os cachos são grandes e os frutos são deliciosos.

Após estudar a descrição detalhada das especificidades do cultivo e dos cuidados agrícolas desta popular variedade de uva resistente à geada, qualquer jardineiro, mesmo o iniciante, pode plantar uvas Victoria em seu jardim e colher uma safra gratificante. A abundância de vitaminas e microelementos benéficos nas uvas as torna uma das frutas mais saudáveis ​​que você pode cultivar em seu jardim. Ao cultivar esta variedade em regiões mais frias, é importante lembrar de proteger a planta durante o inverno, apesar de sua resistência à geada.

Pera

Uva

Framboesa