Quais são os diferentes tipos de uvas Vostorg? 6 variedades com descrições e fotos.

A uva Vostorg pode ser considerada um verdadeiro avanço no melhoramento genético soviético. Através de desenvolvimento experimental, cientistas soviéticos criaram uma variedade de fácil cultivo e com alta qualidade comercial. Discutiremos esse híbrido e suas variedades com mais detalhes em nosso artigo.

História da criação e descrição geral da uva Vostorg

Há meio século, pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR) começaram a desenvolver a variedade Vostorg. Os melhoristas cruzaram três variedades: Russkiy Ranniy, Zarya Severa e Dolores. O híbrido resultante incorporou todas as qualidades positivas de suas variedades parentais e, em 1992, foi adicionado ao Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético da Federação Russa.

A uva Vostorg representa um verdadeiro avanço na seleção nacional.

A variedade Vostorg caracteriza-se por uma maior resistência ao inverno, imunidade a doenças e alta produtividade. A uva adapta-se bem a quaisquer condições, tornando-a adequada para cultivo em regiões com climas rigorosos.

Este híbrido não pode ser confundido com outras variedades. O arbusto de porte médio caracteriza-se por um tronco grosso e robusto e ramos fortes. As folhas têm uma tonalidade verde-clara com bordas serrilhadas. Os cachos são grandes, pesando de 0,5 a 2 kg. Os frutos são redondos, pesando de 6 a 12 g. A polpa suculenta e doce é coberta por uma casca densa, o que permite que as bagas se conservem melhor durante o transporte.

Delight é uma variedade de maturação precoce com 100% de amadurecimento. Os cachos maduros podem permanecer nos arbustos por até dois meses sem perder sua qualidade comercial. As bagas são usadas para fazer vinho, suco, passas ou são consumidas frescas.

Vídeo "Descrição da uva Delight"

Este vídeo apresenta as características botânicas e varietais da cultura.

Variedades de uvas Delight

Ao longo de sua história de meio século, o híbrido desenvolveu diversas subespécies. Todas as variedades possuem características semelhantes, mas cada uma tem suas próprias características únicas.

Branco

Variedade universal autopolinizável com ciclo de maturação precoce (115-120 dias). Os cachos são cônicos, muito grandes, pesando de 0,8 a 1,5 kg. Os frutos são ovais, amarelo-esverdeados com um tom dourado, pesando de 5 a 7 g. A polpa é doce e crocante. A produtividade por hectare é de 100 a 120 centners. A cultura é adequada para transporte de longa distância e possui alta qualidade comercial.

A variedade White Delight é imune a doenças fúngicas, mas suscetível à filoxera. Ela suporta temperaturas de até -25°C.

Preto

A variedade também é conhecida como Black Baron. Este híbrido feminino de maturação precoce amadurece em 109 a 125 dias. Os cachos, pesando de 0,8 a 2,5 kg, são densos e em formato de cone. Os frutos são redondos, ligeiramente alongados, pesando de 7 a 12 g. A polpa é suculenta, com sabor agridoce, e coberta por uma casca grossa de cor roxa escura. A produção é de 200 centners por hectare.

A variedade tolera temperaturas de até -26°C e possui maior imunidade a muitas doenças, exceto clorose, mofo cinzento, rubéola, murcha bacteriana e antracnose. A colheita tolera bem o transporte prolongado e é adequada para uso geral.

Vermelho

Uma variedade versátil de uva de mesa com maturação precoce (120-130 dias). As uvas são de floração feminina e não autopolinizáveis. Os cachos são densos e em formato de cone, pesando entre 500 e 800 g. As bagas são redondas, pontiagudas na extremidade e cobertas por uma fina casca rosa-arroxeada. São doces e suculentas. A produtividade por hectare é de 100 a 120 centners. As bagas têm boa durabilidade e são adequadas para transporte de longa distância. Este híbrido caracteriza-se por maior resistência à geada (até -25°C) e imunidade a doenças fúngicas.

Diversos relatos de viticultores indicam que a Red Delight praticamente não sofre danos causados ​​por vespas e pássaros.

Noz-moscada

Uma variedade de uva extremamente precoce, a colheita pode começar já no final de julho. A maturação completa ocorre após 105-110 dias. Os cachos são densos, com peso médio de 0,5 a 1 kg. Os frutos são redondos, pesando de 6 a 8 g, e de cor amarelo-esverdeada. A variedade é muito semelhante em aparência à Bely Vostorg, mas tem um sabor mais frutado, com notas sutis de moscatel. A produtividade é de 150 a 200 c/ha. Este híbrido tolera bem o transporte de longa distância e mantém suas qualidades comerciais por um longo período.

A uva é resistente a infecções fúngicas, mas suscetível à rubéola, antracnose, murcha bacteriana e clorose. Tolera geadas até -26°C e é adequada para uso geral.

Ideal

Uma variedade versátil de maturação precoce (130 dias). Dependendo do clima, a colheita pode ocorrer desde a segunda dezena de junho até meados de agosto. Os cachos são cônicos, densos e pesam de 0,6 a 1,5 kg. Os frutos pesam de 8 a 10 g, são redondos, ligeiramente alongados e verde-claros com uma camada esbranquiçada. A polpa é suculenta, crocante e doce, coberta por uma casca fina e resistente a rachaduras.

Ideal Delight possui alta imunidade à deterioração e infecções fúngicas, podendo também suportar temperaturas de até -30°C.

Original

Uma variedade híbrida de mesa ultraprecoce, que amadurece completamente em 105-110 dias. Esta é uma variedade feminina, que requer polinização. Os cachos são cônicos, grandes e densos, pesando de 1 a 1,5 kg. Os frutos são redondos, verde-claros com um tom rosado, cobertos por uma camada esbranquiçada. A polpa é crocante, doce e suculenta. Uma única planta produz de 30 a 40 kg. As bagas são adequadas para suco, vinho ou consumo in natura.

A variedade Original Delight caracteriza-se por uma elevada imunidade a diversas doenças, resistência ao inverno (até -26°C) e rápida adaptação.

Segredos do cultivo bem-sucedido

A variedade Delight é fácil de cultivar. Ela é plantada em casas de veraneio, hortas e em maior escala. No entanto, para obter uma colheita abundante, é preciso conhecer alguns segredos do cultivo.

Local e hora de aterrissagem

Viticultores experientes recomendam o plantio antes da chegada das geadas. Isso permite que as plantas jovens se adaptem mais rapidamente, estabeleçam raízes mais fortes e também se fortaleçam e consolidem seu sistema imunológico. Escolha um local elevado com lençol freático a no máximo 2,5 metros de profundidade. Uma exposição ensolarada, sem vento, voltada para o sul ou sudoeste é a ideal. As uvas preferem solos férteis — solos negros ou argilosos.

As uvas adoram dias ensolarados e sem vento.

Recomendações de rega

Embora o híbrido seja resistente à seca, ainda requer rega regular. A primeira rega é feita imediatamente após o plantio. O procedimento é repetido no início da primavera, antes do início da circulação da seiva. As regas subsequentes são feitas durante a frutificação e a rega final é realizada após a colheita.

Após cada rega, a terra ao redor do arbusto é bem solta e uma camada de cobertura morta feita de grama seca, musgo ou aparas de madeira é colocada.

Regras de aplicação de fertilizantes

O ideal é combinar a adubação das videiras com a rega, utilizando um sistema de drenagem. A variedade Delight responde bem a fertilizantes à base de potássio e fósforo. Este procedimento deve ser realizado uma vez por mês, a partir da formação dos cachos de uva, diluindo o fertilizante em água.

Se a muda for fertilizada imediatamente após o plantio, a planta jovem terá nutrientes suficientes para durar 3 anos.
Conselho do autor

A necessidade de poda

Para manter uma alta produtividade e preservar a qualidade das uvas, a Vostorg requer poda regular. Viticultores experientes recomendam que isso seja feito no outono. As videiras são podadas bem rente, deixando de 6 a 10 gemas.

Na primavera, antes do início da floração, recomenda-se podar as pontas dos ramos. Este procedimento impede que o arbusto se ramifique em excesso, permitindo que toda a sua energia seja direcionada para a formação dos frutos.

Opções para a poda de culturas de frutos e bagas.

Avaliações de viticultores

Cultivo a uva Krasny Vostorg na minha dacha, juntamente com outras variedades, como Krasnoye Plamya e Vesta. Ela amadurece cedo — começo a colheita em meados de julho. O sabor é excelente, tem uma longa vida útil e as uvas podem permanecer nos vinhedos até o final do verão sem estragar. E a principal vantagem é que as bagas não são comidas por vespas, o que não se pode dizer de outros híbridos.

Há um ano, nossa videira Muscat Delight deu frutos pela primeira vez. As mudas enraizaram perfeitamente e sobreviveram ao inverno sem qualquer proteção. Os cachos eram grandes e as uvas muito doces. Conservei o suco de uva para o inverno — nem precisei de açúcar.

Cultivo uvas para venda há vários anos. Entre as diversas variedades, a Black Baron é a minha favorita. Em primeiro lugar, tem um sabor e uma apresentação excelentes. Em segundo lugar, os frutos amadurecem cedo. Em terceiro lugar, produz rendimentos muito elevados e tem uma excelente resistência a doenças.

A uva Vostorg conquistou merecidamente seu lugar entre os viticultores da Rússia e da antiga CEI. Este híbrido adapta-se facilmente a quaisquer condições, produzindo uma colheita rica e de alta qualidade.

Pera

Uva

Framboesa