Segredos para o cultivo bem-sucedido da variedade de uva Julian, muito precoce.
Contente
Histórico da seleção de variedades
A uva Yulian é uma criação do criador amador Vasily Kapelyushin, de Rostov, que conduziu mais de 75 experimentos bem-sucedidos no desenvolvimento de novas variedades e híbridos de frutas e bagas. A Yulian é o resultado do cruzamento entre as variedades Kesha e Rizamat.

Características varietais e descrição da uva Julian.
Apresentada no concurso Golden Bunch 2001, a uva Julian recebeu os principais prêmios nas categorias de Melhor Seleção Privada e Melhor Uva de Mesa.
Aparência do arbusto
Este arbusto de porte médio apresenta crescimento vigoroso, permitindo que os ramos amadureçam em toda a sua extensão, o que é especialmente importante para as regiões do norte. Os ramos são ramificados e vigorosos. O sistema radicular, consequentemente, caracteriza-se por abundante ramificação e rápido crescimento.
A casca das videiras maduras tem uma bela cor castanha intensa, enquanto os rebentos jovens são verde-claros. As folhas têm formato arredondado-cordiforme e uma agradável cor verde-oliva.
Descrição de cachos e frutos
Os cachos têm formato cilíndrico-cônico. Como as bagas, formadas em longos pedúnculos, ficam frouxamente agrupadas, a estrutura do cacho é frouxa. Tradicionalmente, o peso do cacho varia de 700 g a 1 kg. Em condições climáticas favoráveis e com os devidos cuidados, já foram observados exemplares com peso entre 1,5 e 2 kg.
As bagas caracterizam-se por um formato pontiagudo, semelhante a um mamilo. Pesam entre 15 e 20 g. A cor da casca varia do rosa claro ao rosa-arroxeado, considerada a cor padrão da variedade original, Rizamat. Vale ressaltar que a casca fina é praticamente imperceptível ao ser consumida. A polpa é densa, firme e ligeiramente crocante. Os frutos da variedade Julian distinguem-se por um sabor doce com um toque final de morango. Apresentam também um aroma subtil de moscatel.

Produtividade e frutificação
A variedade Yulian é considerada de maturação precoce. Leva de 95 a 110 dias desde a floração até que os frutos atinjam a maturidade ideal para a colheita. O período e a duração da colheita dependem da zona climática. No sul, a primeira colheita ocorre em meados de julho. Nas regiões central e norte, a colheita ocorre em agosto.
A produção depende do método de poda escolhido. Por exemplo, se forem deixados até 45 botões em um arbusto, a produção média será de 30 a 35 kg.
Aplicação de frutas
Graças ao seu sabor incrível, as uvas Julian são consumidas frescas. A fruta também pode ser usada para fazer sucos, compotas e geleias.
A variedade se destaca pela sua alta transportabilidade e longa vida útil. Por esse motivo, a Julian é frequentemente cultivada em escala industrial para exportação.
Resistência à seca, resistência à geada
Apesar da boa tolerância à seca, a deficiência de umidade no solo pode afetar negativamente a produção de frutos. Sonhando com uma colheita abundante? Monitore os níveis de umidade do solo.
Conforme mencionado na descrição da variedade, a resistência ao frio da Yulian varia de -23 a -26°C. A planta é adequada para cultivo no sul. As videiras cultivadas nas zonas central e norte são cobertas durante o inverno.
Vantagens e desvantagens da variedade
Para formar uma opinião subjetiva sobre a casta de uva Julian, é útil familiarizar-se com as suas desvantagens e vantagens.
- maturação precoce;
- frutificação consistentemente ativa;
- boa produção;
- Sabor interessante e aplicação universal;
- Qualidades incríveis do produto;
- armazenamento de longo prazo;
- alta transportabilidade;
- excelente resistência ao inverno;
- resistência a rachaduras.
- exigente para o local de cultivo;
- Diminuição da produtividade agrícola na ausência de calor e sol intenso.
Vídeo "Descrição da uva Julian"
Este vídeo apresentará as principais características varietais da cultura.
Regras para o plantio e cultivo de uvas Julian
A uva Julian é considerada uma fruta de fácil cultivo. No entanto, a adoção de algumas práticas agrícolas ajudará a melhorar a viabilidade da planta.
Prazos recomendados
Esta variedade é adequada para plantio na primavera e no outono, em campo aberto. A primeira opção é preferível para regiões com invernos precoces e frios. A segunda opção, o plantio no outono, é frequentemente utilizada em regiões mais ao sul.
Dicas de plantio
Uma área ensolarada, mas protegida do vento e das correntes de ar, é ideal para o cultivo desta variedade. O melhor é plantar a muda numa superfície voltada para sul ou sudoeste.

O solo deve ser leve, nutritivo e ligeiramente ácido. A calagem pode ajudar a reduzir a acidez. Por exemplo, são necessários 200 g de calcário por 1 m² de solo.
Ao selecionar o material para plantio, inspecione a planta em busca de danos na casca e sinais de apodrecimento. Uma muda adequada para o plantio deve ter pelo menos três brotos radiculares grandes, várias folhas e gemas. A extremidade cortada do broto radicular deve ser branca e a extremidade cortada do tronco deve ser verde-clara.
Os buracos para o plantio das videiras são preparados com 10 a 14 dias de antecedência, com uma distância de 2,5 a 3 metros entre eles. O fundo é forrado com argila expandida e tijolos quebrados. Para um melhor enraizamento, as mudas são plantadas em solo misturado com húmus.
Regime de rega e regras de fertilização
A irrigação para repor a umidade é realizada duas vezes por temporada: antes da floração e após a colheita. Durante o período de frutificação, as videiras são regadas a cada 3-4 dias. A quantidade de água é determinada pelas condições climáticas.
Para aumentar a frutificação, a planta é fertilizada com misturas de potássio e fósforo. A adubação foliar é feita pulverizando as videiras com uma solução de Plantafol.
A cada primavera, adiciona-se composto orgânico decomposto sob a videira. A camada de nutrientes deve ter pelo menos 4 a 5 cm de profundidade.
A necessidade de poda
Um dos cuidados essenciais para a videira Julian é a poda. De sete a dez gemas são deixadas nos ramos do ano corrente. Essa poda deve ser feita, de preferência, no início da primavera, antes do início da produção ativa de seiva.
Durante a época de crescimento, os ramos secos, danificados pelo clima ou feridos por insetos devem ser removidos.
- Sistema de irrigação por gotejamento para vinhedos
- Alimentação foliar
- Poda de videiras
Preparando as colheitas para o inverno.
Para evitar que as videiras congelem, é necessário isolá-las. Materiais como juta, fibra agrícola, sacos de polipropileno branco, ramos de pinheiro, ramos de abeto ou folhas secas caídas são utilizados para a cobertura. Os vinhedos cultivados no sul não são cobertos durante o inverno.
Doenças e pragas típicas
A variedade Yulian é resistente à maioria das infecções fúngicas e bacterianas, mas infelizmente apresenta baixa resistência à Alternaria. Para proteger a planta, utilize uma calda bordalesa a 2%, além das variedades Topaz, Hom e Kurzat.
As principais pragas desta variedade são vespas e pássaros. Por esse motivo, jardineiros experientes recomendam o uso de redes e sacos especiais para os ramos.

Opiniões de jardineiros
"Cultivo uvas Julian há muitos anos. Gostaria de salientar que elas são uma das frutas e bagas que exigem menos manutenção."
"Nossa região consegue cultivar quase qualquer variedade de uva, mas eu prefiro a Julian. Suas principais vantagens incluem frutificação precoce e colheitas abundantes."
A uva Julian é muito procurada por viticultores profissionais e jardineiros amadores. É valorizada por suas qualidades comerciais, sabor excepcional da fruta, frutificação abundante e boa taxa de sobrevivência.



