Como usar enxofre coloidal para tratar uvas

Muitos de nós adoramos uvas ou os pratos e bebidas feitos com elas. Mas, primeiro, a planta precisa ser plantada, cultivada e colhida. Isso não é fácil, pois as uvas são suscetíveis a certas doenças fúngicas e pragas que podem reduzir o número de frutos ao mínimo ou até mesmo destruir toda a planta. Neste artigo, abordaremos o enxofre coloidal, um produto usado para pulverizar as uvas com fins preventivos e terapêuticos.

Descrição e mecanismo de ação

O enxofre coloidal é considerado um dos fungicidas inorgânicos mais eficazes. O produto é um pó amarelo-acinzentado, composto principalmente de enxofre, com apenas uma pequena porção de excipientes. Inicialmente, o produto era usado para combater o oídio em pepinos. No entanto, o uso subsequente demonstrou que o enxofre coloidal é adequado para pulverização em outras culturas no combate a doenças fúngicas.

O enxofre coloidal é um dos melhores fungicidas inorgânicos.

Na horticultura, é utilizado, em particular, no tratamento de vinhedos para combater e prevenir doenças fúngicas às quais a cultura é suscetível, como oídio, oídio e mofo cinzento. O enxofre também ajuda a impedir a proliferação de ácaros, inibindo sua atividade. A eficácia do produto baseia-se no vapor que emite. O vapor envolve a planta e inibe o crescimento fúngico sem penetrar no tecido vegetal. As moléculas do vapor penetram nos esporos dos fungos e os destroem a nível celular, impedindo seu reaparecimento.

Instruções de uso

Usar enxofre coloidal é simples, por isso as instruções são fáceis de seguir, mesmo para um jardineiro inexperiente. Aplique o produto nas videiras por pulverização. Para isso, prepare uma solução e pulverize-a em ambos os lados das folhas da planta. Como diluir o pó? Despeje o enxofre em um recipiente e adicione água aos poucos, mexendo até que a mistura fique homogênea e fluida o suficiente para formar uma suspensão.

A solução diluída deve estar livre de grumos de pó. Para isso, dilua o pó em água morna, mas não quente. A solução deve ser usada no mesmo dia. É recomendável usar o enxofre separadamente de outros medicamentos, mesmo que não haja contraindicações. Siga as instruções cuidadosamente e evite correr riscos que possam prejudicar a planta. Não é necessário diluir o pó a olho nu, pois a dosagem correta desempenha um papel decisivo. Assim, para fins de prevenção, a concentração de enxofre na solução deve ser significativamente menor do que para o tratamento.

Usos do enxofre coloidal

O número de pulverizações na vinha e a duração do tratamento dependem da gravidade da infestação e estão especificados nas instruções. A aplicação preventiva de enxofre não deve exceder seis vezes durante o período de maturação das bagas. O tratamento deve ser interrompido no máximo 3 a 4 dias antes da colheita.

Como medida preventiva, as videiras são tratadas durante a brotação; a pulverização durante a floração é estritamente proibida. O tempo deve estar calmo e claro, com temperaturas entre 20 e 35 graus Celsius (68 e 95 graus Fahrenheit). Temperaturas baixas impedem a formação de vapor, enquanto temperaturas muito altas podem queimar as folhas e os frutos. Se a solução entrar em contato com o solo, não há problema: o enxofre atuará como fertilizante.

Medidas de precaução

Embora o uso de enxofre coloidal em uvas seja benéfico, as consequências para a saúde podem ser bastante graves, variando de alergias a intoxicações sérias. Portanto, ao trabalhar com o produto, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), preferencialmente um traje de borracha. Proteja os olhos e o sistema respiratório com óculos de proteção e máscara respiratória. Também é recomendável cobrir a cabeça.

O medicamento não deve ser usado sem proteção corporal.

Durante a pulverização, mantenha pessoas e animais afastados da área afetada. É proibido fumar, comer e beber enquanto estiver trabalhando com a solução. Após a aplicação, lave bem as mãos com água e sabão e enxágue o nariz e a boca com água. A solução deve ser armazenada em um recipiente separado, que não será utilizado para nenhum outro fim. É recomendável armazená-la longe de áreas residenciais e de serviços públicos.

A embalagem do pó também requer descarte especial; não pode ser simplesmente jogada no lixo comum ou no ralo. O produto em si deve ser armazenado em local seco e escuro, com temperatura não superior a 30 graus Celsius, fora do alcance de crianças e animais.

O pó não deve ser aquecido nem misturado com substâncias minerais ou nitrogenadas, caso contrário pode inflamar-se.

Prós e contras

O medicamento pode ser combinado com outros fungicidas.

A utilização de enxofre nas uvas apresenta, sem dúvida, mais vantagens do que desvantagens. Entre as vantagens, destacam-se:

  • O enxofre tem um efeito ativo, intenso e duradouro;
  • possui um efeito acaricida adicional;
  • Pode ser combinado com outros fungicidas e inseticidas. No entanto, alguns jardineiros observam que é melhor usar o enxofre sozinho;
  • Segurança ambiental: os vapores envolvem a planta, mas não penetram nos tecidos;
  • A forma em pó permite um controle fácil da dosagem;
  • A perda de matéria pelo vento é praticamente excluída;
  • Não polui o solo, mas, pelo contrário, acelera a síntese de proteínas e serve como um tipo de fertilizante;
  • lucrativo e econômico;
  • Igualmente eficaz tanto para prevenção quanto para tratamento.

É melhor usar enxofre coloidal em um traje.

A única desvantagem é o incômodo associado à proteção necessária durante o tratamento. No entanto, isso é o melhor, antes de tudo, para o usuário. Embora fungicidas de nova geração estejam disponíveis no mercado atualmente, muitos jardineiros ainda preferem usar o enxofre coloidal, comprovadamente seguro.

É claro que o ideal é evitar o uso frequente e excessivo, mesmo dos produtos mais seguros. Portanto, recomendamos o tratamento preventivo das uvas para evitar a possibilidade de infecções fúngicas e parasitárias.

Vídeo: Pulverização de uvas com enxofre coloidal

Este vídeo mostrará como e quando pulverizar uvas com enxofre coloidal.

Pera

Uva

Framboesa