Regras para processar uvas com bicarbonato de sódio

As uvas são uma fruta saborosa e saudável, por isso muitos jardineiros as cultivam em seus jardins. Para proteger a planta de doenças e pragas, pulverize-as com bicarbonato de sódio. Este produto não é prejudicial. No entanto, é importante saber como usá-lo corretamente.

Contra o que o bicarbonato de sódio pode proteger?

Tratar as videiras no jardim com bicarbonato de sódio é necessário se a planta apresentar sinais de doença. O bicarbonato de sódio é especialmente eficaz contra o mofo cinzento e outras doenças fúngicas. Pulverizar as plantas com esta solução protege contra as seguintes doenças:

  • Oídio (oídio). Causado por um fungo, manifesta-se como uma camada acinzentada nos frutos e folhas, acompanhada de um odor característico (especialmente em clima quente). Se não for tratado, pode levar à perda total do vinhedo. Uma solução de bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar a doença.
  • Mofo cinzento. Esta doença também é causada por um fungo. Geralmente ataca os frutos pouco antes de amadurecerem ou as plantas durante a floração. Como resultado, os brotos e botões começam a secar e os frutos amolecem. Todos os arbustos afetados devem ser tratados.

Tratar as uvas com bicarbonato de sódio as protegerá de doenças.

Além de prevenir doenças, o bicarbonato de sódio pode proteger os vinhedos de pragas (como lagartas). Para isso, misture o bicarbonato de sódio com farinha (na proporção de 1:1). Polvilhe o pó resultante sobre a folhagem afetada. As lagartas ingerem o pó e morrem.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado eficazmente para controlar ervas daninhas. Para isso, prepare uma solução de bicarbonato de sódio: misture o pó com água potável e regue as plantas com a solução resultante.

A combinação de bicarbonato de sódio, permanganato de potássio ou iodo é considerada um remédio eficaz contra parasitas e doenças. O tratamento com bicarbonato de sódio e permanganato de potássio é mais eficaz do que o uso de qualquer um dos agentes isoladamente.

O uso de iodo permite não só conservar a colheita, mas também enriquecê-la com esse microelemento útil. No entanto, é preciso ter cuidado com o iodo para não exagerar na dose.

Este remédio também é usado para acelerar o amadurecimento de frutas. No entanto, para isso, é preciso saber como acelerar o amadurecimento da uva sem prejudicar a planta.

Como podemos ver, o bicarbonato de sódio é um excelente agente de controle de insetos e fungos para qualquer variedade de uva. Seu uso em combinação com outros preparados (iodo, permanganato de potássio) não só protege a colheita como também melhora sua qualidade.

Regras de aplicação

Para o processamento, você precisa de bicarbonato de sódio comum.

Para manter seu vinhedo livre de doenças, você precisa saber como usar o bicarbonato de sódio corretamente. Este produto é utilizado não apenas em uvas, mas também em todas as árvores frutíferas.

Como a combinação de água e bicarbonato de sódio produz um remédio multifuncional contra parasitas, doenças e ervas daninhas, todo jardineiro deve saber como pulverizar corretamente os vinhedos com essa solução.

Para preparar uma solução de bicarbonato de sódio, você precisará de:

  • um balde de água;
  • refrigerante (uma colher de sopa);
  • óleo vegetal (uma colher de sopa);
  • detergente líquido (um copo).

Todos os componentes acima são adicionados a um solvente e misturados completamente. As plantas devem então ser pulverizadas. Após a secagem, a solução cria uma película alcalina invisível sobre as plantas. Essa película impede o crescimento de fungos provenientes de esporos transportados pelo vento e por insetos polinizadores.

É necessário pulverizar as plantas pelo menos 5 vezes por temporada.

Este tratamento é realizado no verão. As plantas devem ser pulverizadas pelo menos cinco vezes por estação. O primeiro tratamento deve ser feito antes da floração. Depois disso, cada pulverização subsequente deve ser feita sete dias depois. Este procedimento deve ser realizado em um dia nublado e calmo, sem previsão de chuva.

Outra opção para usar essa solução é combiná-la com permanganato de potássio. No entanto, é importante seguir rigorosamente as proporções. Vale ressaltar que a receita para preparar essa solução pode variar dependendo da finalidade de uso (controle de pragas, doenças ou ervas daninhas). Após o preparo, regue as plantas ou pulverize-as com a solução resultante.

Benefícios e malefícios

Para evitar danos às plantas com os tratamentos, os jardineiros devem estar cientes dos benefícios e riscos do uso do bicarbonato de sódio. Afinal, se usado incorretamente (principalmente quando combinado com outras substâncias), as plantas tratadas podem desenvolver alguns problemas.

O bicarbonato de sódio é inofensivo para as uvas.

É importante ressaltar que o bicarbonato de sódio em si é inofensivo para as uvas. Portanto, pode ser usado a qualquer momento sem receio de que as frutas acumulem substâncias nocivas aos humanos.

Os aspectos positivos da utilização deste produto incluem:

  • Para revitalizar plantas, adicione uma colher de chá de sal Epsom, algumas gotas de amônia e uma colher de chá de bicarbonato de sódio a um balde com água. Misture bem e a solução estará pronta para uso.
  • Controle de ervas daninhas. Pulverizar o solo ao redor das plantas ajuda a prevenir o crescimento de ervas daninhas. Vale ressaltar que esse é um efeito colateral da irrigação das videiras.
  • O produto é utilizado para eliminar o ambiente ácido do solo;
  • Este produto torna as frutas vermelhas mais doces e com um sabor mais açucarado. Isso pode melhorar significativamente o sabor da fruta. Todo jardineiro que se preze deveria saber disso.

O tratamento protege as plantas contra ervas daninhas.

Este produto é completamente inofensivo. A única ressalva é que ele altera o pH do solo. Portanto, o uso de bicarbonato de sódio em solos com pH alcalino deve ser feito com cautela. Fora isso, essa substância não representa nenhum perigo para as plantas e não causa nenhum dano.

Tratar as uvas corretamente com bicarbonato de sódio protegerá as plantações de doenças e garantirá uma colheita deliciosa no final da temporada.

Vídeo: "Pulverização de uvas contra doenças"

Este vídeo vai te ensinar como e com o que pulverizar as uvas para prevenir doenças.

Pera

Uva

Framboesa