Como realizar a poda apical das uvas e outras operações verdes.

As uvas são cultivadas em quase todos os jardins. Mas, para obter uma excelente colheita de uma única videira, os cuidados adequados são essenciais. Como podar as videiras e realizar outras tarefas de jardinagem é explicado a seguir.

Por que as operações sustentáveis ​​são necessárias?

Por que é necessário realizar a poda verde? Com ​​a chegada do verão, as plantas experimentam uma intensificação dos processos de crescimento, o que desencadeia a produção de massa verde. Para garantir que a planta dedique sua energia à produção de frutos em vez do crescimento da folhagem e do caule, a poda, o pinçamento e outros métodos são necessários. Se o excesso de massa verde não for removido, a colheita será pequena e sem sabor.

As uvas são cultivadas em quase todos os jardins.

É necessário livrar as videiras dos rebentos desnecessários no verão pelos seguintes motivos:

  • Aumentar o fluxo de ar para as folhas;
  • desaceleração do crescimento vegetativo;
  • Melhorar as características de sabor das frutas;
  • aceleração do amadurecimento das colheitas;
  • aumento no peso das bagas;
  • formação de caules saudáveis ​​e fortes;
  • Preparando a planta para o inverno.

É importante saber que é necessário realizar operações de cultivo sustentável dependendo das condições climáticas de crescimento da cultura, bem como da variedade. Com base nesses parâmetros, determina-se se essas práticas agrícolas são realmente necessárias. Por exemplo, nas regiões sul do país, onde os invernos são amenos e quentes, elas podem ser dispensadas. No entanto, nas regiões norte, esse cultivo será obrigatório.

Regras para a poda e remoção de rebentos de videira

Vale ressaltar que os cuidados com as plantas durante esses procedimentos diferem de outras épocas do ano. Antes da poda, reduza a rega. Ao mesmo tempo, utilize fertilizantes fosfatados e potássicos em vez de fertilizantes nitrogenados. Se não houver alternativas, não aplique fertilizante. O nitrogênio estimula o crescimento.

As operações verdes incluem diversas técnicas agrícolas: desbaste, poda, remoção de brotos laterais, etc. Vamos analisar cada operação com mais detalhes.

Cobertura

A poda ou o pinçamento são feitos para dar forma rapidamente à coroa da planta. Essa ação garante que as trepadeiras se desenvolvam adequadamente durante a maturação.

É importante saber o momento certo para podar as uvas e garantir que as videiras frutíferas amadureçam. Esse procedimento geralmente é realizado quando a videira está com poucos cuidados. Nesse caso, a videira não produzirá frutos sem a intervenção humana.

Ao beliscar as uvas no ponto em que essa operação é realizada, o caule se ramifica. Isso faz com que novos ramos se formem a partir das gemas. Dessa forma, o jardineiro pode determinar a direção ideal para o crescimento da planta.

O pinçamento é realizado utilizando dois métodos:

  • Antes da floração. Durante esse período, os ramos mais fortes devem ser removidos. Eles são quebrados um pouco acima do 10º nó. Esse procedimento permite a produção de mais ovários e flores;
  • Desponte. A diferença aqui é que a ponta de cada caule é removida. Você precisa quebrar alguns centímetros de cada vez. As seções removidas devem ter três folhas.

Beliscar ou beliscar

Não belisque os ramos fracos ou os ramos de substituição. Também não faça isso durante períodos prolongados de seca ou após tratamentos químicos.

Beliscando enteados

A poda apical das videiras na primavera e no verão é um procedimento importante realizado para:

  • estimular o crescimento de arbustos;
  • Melhorar a fotossíntese;
  • para permitir que a luz solar alcance os cachos;
  • como medida preventiva contra doenças fúngicas.

Na maioria das vezes, os ramos laterais são removidos das videiras na primavera. No entanto, se houver crescimento ativo no verão, os ramos laterais também devem ser removidos nesse período. Todos os ramos secundários devem ser podados ao longo do verão.

Os brotos laterais de qualquer videira devem ser removidos após a formação da primeira folha nos ramos secundários. Algumas folhas inferiores devem ser deixadas, mas a coroa do caule e as folhas superiores devem ser removidas. Os brotos laterais devem ser removidos assim que aparecerem.

Cada broto individual ao redor da inflorescência deve ser beliscado, caso contrário a polinização será difícil.

A poda correta permite que uma colheita maior amadureça, resultando em 25% mais frutos.

Após serem beliscadas, as bagas aumentam 25% de tamanho.

Cunhagem

Muitas vezes, as etapas acima não são suficientes para formar uma videira robusta e prepará-la para uma frutificação abundante. Portanto, a poda também é necessária para essa cultura. Quando as videiras devem ser podadas? A melhor época para isso é agosto. A poda das videiras em agosto é feita porque o ritmo de crescimento das plantas diminui nesse período.

Para evitar danos à videira, é fundamental podá-la corretamente. Esse procedimento consiste em cortar a parte superior do caule, onde se encontram as folhas subdesenvolvidas ou muito jovens. A poda redistribui os nutrientes dentro da planta, direcionando-os para a produção de bagas. Isso facilita o amadurecimento da colheita.

No entanto, é preciso ter cuidado. Se a poda de qualquer variedade de uva for feita no momento errado, a fotossíntese pode ser interrompida. Isso terá o efeito contrário: aumento do tempo de maturação dos cachos e redução do seu tamanho. Se a poda for feita corretamente, as bagas serão grandes e ricas em açúcar.

Padrão de cunhagem de uvas

O sinal para iniciar este procedimento é o aparecimento de extremidades dos brotos endireitadas. A ausência de extremidades dos caules curvadas indica uma desaceleração no crescimento da planta. Isso geralmente ocorre na segunda quinzena de agosto. Em regiões mais ao sul, este procedimento é realizado duas semanas depois.

Como podemos ver, para que as videiras produzam bons frutos, é necessário realizar diversas operações diferentes.

Como remover um bigode

Para manter o vinhedo organizado, os estolões precisam ser removidos periodicamente. Esses estolões fixam as plantas à treliça e a outras estruturas de suporte. Somente os estolões que não forem utilizados devem ser podados. Isso é feito para evitar que a planta desperdice nutrientes neles, nutrientes esses que poderiam ser usados ​​para a produção de frutos. Os estolões são aparados com tesouras de poda (deixando tocos de 2 a 3 cm de comprimento) ou simplesmente beliscados.

Como desbastar um pincel

Para conferir ao cacho uma apresentação mais atraente, o desbaste é realizado. Esse procedimento é normalmente aplicado em variedades de uva de mesa, que se caracterizam por cachos mais densos.

As bagas pequenas devem ser cortadas com uma tesoura. As pontas dos cachos também devem ser removidas, pois frutos subdesenvolvidos costumam ficar para trás.

As bagas pequenas são cortadas com tesoura.

Nas regiões do norte (como a Sibéria), o desbaste da vegetação rasteira é raro. Isso se deve ao clima mais rigoroso.

Como clarear um arbusto

Para melhorar a fotossíntese, faça o desbaste da planta removendo algumas folhas. Isso deve ser feito durante o período de enchimento dos cachos de uva. A remoção das folhas permite uma melhor ventilação. As folhas cortadas devem ser descartadas, pois podem abrigar microflora patogênica.

Sabendo como podar corretamente as videiras e realizar outras operações de cultivo, você pode obter uma excelente frutificação dessa cultura.

Vídeo "Colheita de Uvas no Verão"

Este vídeo mostrará como podar videiras no verão, removendo todos os brotos em crescimento e as folhas verdes.

Pera

Uva

Framboesa