Como cobrir as videiras no inverno e protegê-las da geada.
Contente
Corte preliminar
Preparar as uvas para o inverno é essencial na maioria dos casos. Isso porque, mesmo com a chegada do frio, os botões começam a aparecer nos ramos da videira e se abrirão na próxima estação. No entanto, essa é a parte mais vulnerável da planta, por isso é preciso ter cuidado para protegê-la.
Para conseguir cobrir todos os rebentos adequadamente, recomenda-se remover os rebentos em excesso. Isso deve começar logo após a colheita. Nesse momento, você ainda consegue se lembrar claramente de quais galhos produziram os maiores cachos de uva e quais não deram frutos. Sua principal tarefa é remover os seguintes:
- ramos nos quais as bagas estavam amadurecendo intensamente;
- partes subdesenvolvidas da mata;
- brotos nos quais não havia uvas.
Brotos d'água — aqueles ramos que se originam das gemas da videira antiga — devem ser removidos sem falta. No entanto, antes de pensar em como proteger as videiras para o inverno, conclua o processo de poda. A segunda etapa desse procedimento é melhor realizada no outono, quando ocorrem as primeiras geadas. É especialmente importante prestar atenção aos ramos que não produzirão frutos na próxima temporada. Isso inclui brotos que crescem muito perto da base da treliça (sob o arame da estrutura de suporte). Recomenda-se tratar os ramos restantes da seguinte forma: deixe 2 a 3 brotos fortes em cada ramo e corte o restante.
Se tiver interesse, procure diagramas específicos que mostrem claramente quais ramos devem ser removidos e em que épocas. Isso preparará suas videiras para a cobertura. No entanto, lembre-se de que a poda é apenas a etapa inicial. Para garantir que suas videiras sobrevivam ao inverno com sucesso e estejam prontas para a próxima safra, recomenda-se seguir outras orientações.
Preparando o arbusto para cobertura.
Antes de decidir como cobrir adequadamente suas videiras de interior para o inverno, é uma boa ideia desinfetar os materiais que você está usando. Isso deve ser feito imediatamente após o uso da cobertura. Por exemplo, com a chegada da primavera, quando as videiras não precisam mais de proteção, recomenda-se secar bem os tapetes, a juta ou o tecido não tecido. Depois disso, o material de cobertura deve ser limpo e tratado com agentes antifúngicos específicos. Agora, sua principal tarefa é armazenar todos esses materiais em um local limpo e seco até a chegada do frio.
Ao cobrir videiras, frequentemente utilizam-se diversos tipos de materiais, como decks de madeira, feltro para telhados e esteiras. Recomenda-se também o tratamento desses materiais. Utilize uma solução de sulfato de cobre. Outra opção é adquirir soluções específicas em lojas especializadas. Após a aplicação dos produtos necessários, armazene os materiais sob cobertura ou em um local de serviço. É comum que o material de cobertura não retenha totalmente suas propriedades mesmo após o tratamento.
Isso significa que é essencial revisar todos os itens que você usa para proteger suas videiras. Se as estruturas de madeira começaram a apodrecer, é melhor descartá-las. Se você planeja usar materiais naturais (palha, galhos de pinheiro ou folhas caídas) para cobrir suas videiras, eles devem estar completamente secos e tratados contra fungos e pragas.
Métodos básicos e tipos de abrigo
Sabendo como proteger as videiras durante o inverno, você pode ter certeza de que seus arbustos produzirão frutos com a mesma generosidade na próxima temporada.
No entanto, primeiro, escolha a melhor maneira de cobrir a planta:
- Amontoamento. Se as suas videiras ainda forem relativamente jovens, este método é o mais indicado. É muito simples de implementar: basta criar um monte de terra em volta das mudas, com cerca de 20 a 30 cm de altura;
- Método semiaberto. Neste caso, os viticultores preferem cobrir a parte inferior das videiras criando um monte de terra. Recomenda-se cobrir os ramos que permanecem acima do solo. Utilize filme plástico, tecido grosso ou palha como cobertura;
- Cobertura completa. Idealmente, este é o método correto para cobrir as videiras. Todos os ramos são removidos da treliça e, em seguida, desfolhados. Os brotos desnecessários são retirados e os ramos restantes são reunidos em um feixe e cuidadosamente dobrados até o chão. Tanto plástico comum quanto tecido grosso servem como cobertura.
Proteja suas videiras durante o inverno com sabedoria e, com a chegada da próxima estação, seus arbustos o encantarão com seus frutos.
Como proteger as videiras
Depois de descobrir como proteger suas videiras durante o inverno, comece a reunir os materiais necessários. Muitos viticultores preferem dobrar os galhos até o chão e depois colocá-los em uma vala previamente cavada ou simplesmente cobri-los com terra. Existem diversas outras opções para cobrir as videiras. Por exemplo, usar juta para cobrir os galhos e adicionar um pouco de terra por cima. As videiras também podem ser cobertas com tábuas grossas de madeira.
Cubra com feltro asfáltico ou filme plástico comum. Isso protegerá as trepadeiras da água do degelo quando o tempo frio acabar. Quaisquer que sejam os materiais de cobertura que você decida usar, eles devem ser tratados contra pragas e doenças fúngicas e preparados com antecedência.
Vídeo: "Como proteger as uvas durante o inverno?"
Este vídeo mostrará como cobrir corretamente as videiras durante o inverno.





