Como podar videiras e obter uma colheita abundante
Contente
O objetivo do procedimento
A poda de qualquer cultura frutífera tem um objetivo: aumentar a produção. A poda adequada das uvas não só ajuda a melhorar a produção, como também simplifica significativamente a manutenção. O ideal é podar as uvas anualmente, a partir do plantio (o primeiro ano permite moldar os futuros ramos principais).
A poda, o encurtamento e, por vezes, até mesmo a remoção completa de ramos individuais ajudam a estimular o crescimento de novos ramos produtivos. Como resultado, não só aumenta a formação de novos ovários, como também rejuvenesce a videira antiga. Além disso, o procedimento permite o desbaste da videira, conferindo-lhe uma aparência mais organizada e esteticamente agradável, facilitando os cuidados subsequentes. Em outras palavras, os viticultores podam as videiras para criar um equilíbrio ideal entre a raiz e a parte aérea da planta, o que impacta positivamente o sabor e a comercialização dos cachos.
Regras e técnica de implementação
Antes de podar as videiras, certifique-se de familiarizar-se com as técnicas básicas. O uso delas depende de diversos fatores, incluindo a variedade da uva, o grau de negligência das videiras e o local de plantio. Aqui estão elas:
- Método curto de poda de videiras. Nesse caso, todos os ramos são encurtados ao máximo, deixando apenas algumas gemas em cada broto. Esse método é usado para rejuvenescer e dar forma à planta.
- Poda moderada de videiras jovens. Cada videira deve ser podada, deixando no máximo oito gemas. Este método ajuda a planta a manter a resistência à geada;
- A poda longa de um arbusto antigo tende a aumentar a produção. Nesse caso, cerca de 15 gemas são deixadas em cada ramo;
- Técnica mista. Este método de poda da videira é o mais comum entre os jardineiros. Neste caso, alguns rebentos são removidos "na base" para rejuvenescer a videira após o plantio, e alguns ramos são podados para aumentar a produção.
Outra dúvida comum entre jardineiros iniciantes é se é possível podar as chamadas gavinhas. Por um lado, remover esses "parasitas" desnecessários que drenam a energia vital da planta pode ser benéfico. Por outro lado, é importante lembrar que nossa planta é um tipo de trepadeira, então essas gavinhas verdes a ajudam a se fixar melhor em suportes. Uma solução é remover apenas as gavinhas que a planta realmente não precisa.
Antes de podar as videiras, prepare cuidadosamente suas ferramentas: use apenas tesouras de poda afiadas. Ao desbastar os ramos, procure fazer cortes diagonais para facilitar a cicatrização da planta.
Para entender como podar videiras corretamente (e, mais importante, como fazê-lo na época certa), é fundamental determinar o objetivo do procedimento. Vamos analisar quando podar videiras de jardim e quais serão os resultados.
poda de primavera
A poda de primavera é recomendada principalmente em regiões com climas rigorosos, não ideais para o plantio de culturas, e requer manutenção sazonal. Nesse caso, é necessário inspecionar cuidadosamente o arbusto e remover quaisquer brotos danificados pelas geadas de inverno.
Outra opção é a chamada poda de formação das videiras de jardim, que consiste em dar forma a um arbusto plantado no outono. Tradicionalmente, este procedimento deve ser iniciado antes que a videira comece a produzir seiva ativamente: as videiras podadas após o período recomendado inevitavelmente adoecerão.
A poda das videiras na primavera é uma ótima maneira para os iniciantes se familiarizarem com o processo: a geada durante o frio do inverno é bastante comum para quem cultiva uvas, já que elas são conhecidas por sua necessidade de calor.
Características da poda de verão
O único procedimento possível para as videiras no verão é a poda verde. Esta consiste na manutenção rotineira da videira, na remoção de brotos laterais e de quaisquer ramos que não sejam benéficos para a planta. Tais procedimentos são geralmente realizados apenas por razões sanitárias, para permitir que mais luz solar chegue aos frutos e melhorar a ventilação.
Poda de outono e preparação para o inverno.
A poda das videiras no outono é comum em regiões onde o cultivo da uva exige proteção contra o frio no inverno. A remoção de alguns ramos permite cobrir a videira de forma mais completa, garantindo assim os cuidados adequados. Cada produtor determina o momento ideal para esses procedimentos, mas é importante seguir duas regras básicas:
- Em primeiro lugar, são processadas as variedades de culturas menos resistentes ao frio;
- É importante terminar a poda das videiras e construir um abrigo antes da chegada das primeiras geadas.
Como você pode ver, podar uvas para iniciantes não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.
Vídeo: "Como obter uma boa colheita de uvas"
Este vídeo vai te ensinar o que fazer para aumentar a produção de uvas.




