Regras para a poda de videiras no outono para iniciantes

A poda correta das videiras afeta significativamente a saúde, o crescimento e a produção da planta. A maioria dos especialistas acredita que a poda de outono é a mais importante. Vamos aprender como podar as videiras no outono para obter os melhores resultados.

O que você precisa saber sobre a poda de outono

No primeiro ano, a videira geralmente não é podada, a menos que esteja visivelmente deformada. O melhor é simplesmente amarrar os ramos que cresceram demais. A modelagem da copa começa no segundo ano.

No primeiro ano, a videira geralmente não é podada.

Existem dois métodos de poda: em leque e padrão.A copa em forma de leque facilita a proteção no inverno, razão pela qual é mais comum nas latitudes setentrionais e temperadas da Rússia e da Bielorrússia. Consiste na formação de vários ramos que crescem verticalmente em relação ao tronco principal, formando uma estrutura em forma de leque.

As videiras de porte padrão exigem a criação de um tronco principal forte e alto. São adequadas tanto para vinhedos arqueados quanto para vinhedos descobertos em regiões do sul. A pergunta "Como podar as videiras corretamente?" pode parecer intimidante para viticultores iniciantes. No entanto, qualquer diagrama de poda pode ser encontrado online, completo com imagens que mostram claramente todas as etapas.

Como escolher o momento certo

Viticultores experientes realizam a poda de inverno das videiras em duas etapas. A primeira, a poda sanitária, é feita após a colheita, quando as folhas começam a amarelar. Consiste na remoção de ramos velhos que já terminaram de produzir frutos, rebentos laterais e ramos fracos e doentes. A segunda etapa, que visa dar forma ou manter o formato desejado da copa, é realizada, em média, duas semanas após a queda das folhas.

A poda das videiras para o inverno é realizada em duas etapas.

Ao utilizar o método de cobertura, a poda de outono e a cobertura de inverno devem ocorrer quase imediatamente uma após a outra. Um clima relativamente quente é preferível, pois temperaturas abaixo de -5°C podem fazer com que as videiras quebrem. Alguns especialistas recomendam a poda após a primeira geada. Isso revelará os brotos fracos que seriam destruídos pelo frio do inverno de qualquer maneira.

Instruções passo a passo

A forma como você poda suas videiras para o inverno afeta muitos fatores: a produção, o tamanho das bagas e até mesmo a resistência da planta à geada.

À primeira vista, a poda de videiras no outono pode parecer difícil para iniciantes, mas seguindo o plano e as orientações escolhidas, é possível obter excelentes resultados. A poda de videiras jovens consiste na remoção dos ramos em excesso, de acordo com o padrão de crescimento escolhido. Vejamos o método em leque, o mais popular.

No segundo ano de cultivo, inspecione a muda e identifique os dois brotos mais fortes. O broto inferior deve ser podado, deixando pelo menos duas gemas. As 1 a 3 restantes podem ser usadas como reserva.

A poda de videiras jovens consiste na remoção de brotos em excesso.

Se todas sobreviverem, na primavera, os dois brotos maiores são deixados e os demais são podados. O segundo broto (o de cima) deve ter de 3 a 5 gemas restantes, além de algumas outras para uso posterior. Todos os outros brotos são removidos completamente.

No terceiro ano, os brotos formam ramos. Estes são podados, deixando-se dois dos brotos mais fortes em cada um. Novamente, o broto inferior é encurtado até a segunda gema (chamado de ramo de substituição), e o broto superior é encurtado até a sétima ou oitava gema. Um ramo de substituição sempre contém pelo menos duas gemas: uma se desenvolve em um broto frutífero, que produzirá uma videira frutífera; a outra se desenvolve em um ramo de substituição, que produzirá brotos fortes. No outono, os brotos frutíferos são cortados completamente, e dois brotos fortes são deixados nos ramos de substituição. Um deles dará frutos, e o outro, podado a duas gemas, se tornará um novo ramo de substituição. O ciclo se repete continuamente.

Dependendo da variedade, do tamanho do vinhedo e de outras condições, o número de brotos restantes pode ser maior. Em qualquer caso, deve-se deixar uma reserva de gemas. A poda pode rejuvenescer a planta se a produção diminuir drasticamente.

A poda pode ajudar a revitalizar as videiras.

Para isso, corte completamente a coroa e desenterre o tronco a uma profundidade de 15 cm. Em seguida, corte o tronco a uma profundidade de 10 cm e faça vários entalhes nos 5 cm restantes. As áreas cortadas são seladas com argila e depois cobertas com terra. Na primavera, a planta produzirá novos ramos, que podem ser usados ​​para formar um novo arbusto.

Se você possui um vinhedo sem poda, deve organizá-lo da seguinte forma: no início de setembro, pode todos os brotos jovens que crescem nos ramos mais velhos até 50 cm acima do nível do solo, encurte os brotos restantes em 10% e remova os brotos laterais. Após a queda das folhas, selecione os dois brotos mais desenvolvidos a uma altura de 50 a 80 cm, dos quais, utilizando o método de poda padrão, forme um broto de substituição (que deve reter de 2 a 4 gemas) e uma videira frutífera (de 5 a 12 gemas). Em seguida, continue a poda de acordo com o método geral.

No outono, as videiras são podadas com tesouras de poda (se os ramos tiverem menos de 3 cm de diâmetro) ou com uma serra de dentes finos (se forem mais grossos). As ferramentas devem estar afiadas, pois cortes irregulares ou esmagadores podem causar infecções ou enfraquecer a planta.

Para proteger as uvas do frio, elas são cobertas com uma lona.

Recomenda-se fazer os cortes em um ângulo de 45° em direção ao interior do arbusto. Por fim, a planta precisa ser coberta: remova os galhos restantes da treliça, disponha-os na direção do crescimento da trepadeira e fixe-os ao solo. Cubra-os com uma lona ou filme plástico grosso para protegê-los do frio.

Prós e contras da poda no outono

A poda das videiras no outono apresenta diversas vantagens. Em primeiro lugar, facilita significativamente a hibernação da planta – sem ela, a copa pode simplesmente não caber sob certos tipos de cobertura. Em segundo lugar, os ramos podados na primavera podem expelir seiva em excesso, o que por vezes leva a uma redução da produção e até à morte da planta.

Pelo mesmo motivo, durante o verão, as videiras só podem ser submetidas a poda lateral, pinçamento e desbaste. A poda propriamente dita não é permitida nessa época. No outono, o fluxo de seiva cessa e os cortes cicatrizam muito mais rapidamente. Em terceiro lugar, a poda de outono estimula a brotação precoce na primavera seguinte. Consequentemente, isso acelera o amadurecimento para a colheita, o que é especialmente importante em regiões mais frias.

A poda de outono das videiras acelera o amadurecimento da colheita.

Entre as desvantagens, destaca-se o risco de congelamento no local do corte, caso a poda seja feita no final do outono. Isso leva ao ressecamento da parte superior do broto. Além disso, o desenvolvimento precoce dos botões pode se tornar um problema se houver retorno de geadas.

Vídeo: "Poda de Outono das Videiras"

Este vídeo mostrará como podar corretamente as videiras no outono.

Pera

Uva

Framboesa