Plantio e cultivo de uvas na região de Moscou

As bagas doces das uvas protegidas são apreciadas por gourmets do mundo todo. E não estamos falando apenas de amantes de vinho. As uvas não protegidas são populares na região de Moscou há séculos, graças às suas propriedades nutritivas, medicinais e alimentares.

As melhores variedades

Cultivar uvas ao ar livre na região de Moscou durante o verão é uma tarefa árdua, mas os resultados prometem ser gratificantes. Saber como proteger adequadamente as videiras durante o inverno na região de Moscou, quando plantar mudas e quais variedades de uva são mais adequadas para cultivo em estufa ajudará você a se preparar para o inverno e a cultivar suas videiras com sucesso, mesmo em invernos rigorosos.

A popular variedade de uva Isabella

Para garantir o sucesso do plantio de uvas na região de Moscou (especialmente para variedades cultivadas a céu aberto), determine com antecedência quais variedades são mais adequadas para a região. Se você busca principalmente variedades resistentes ao inverno, considere Kay Gray, Alpha, Valiant e Agat Donskoy. Esta última variedade não só mantém suas propriedades em baixas temperaturas, como também conserva os cachos frescos por um longo período. As melhores variedades de uva para a região de Moscou incluem:

  • Isabella. Esta muda vigorosa produz bagas azul-escuras bastante grandes. O cacho médio pesa cerca de 140 g;
  • Denisovsky. Esta variedade é cultivada principalmente para a produção de vinho. Os bagos maduros adquirem uma rica tonalidade azul escura; não são particularmente grandes, mas os arbustos crescem com bastante vigor com os devidos cuidados;
  • Rusven. Esta videira produz bagas rosadas, relativamente grandes. A fruta tem um acabamento ligeiramente fosco;
  • Kishmish. Um único cacho pesa aproximadamente 300–500 g. Esta variedade é precoce, mas os frutos maduros conservam o sabor por muito tempo. Curiosamente, esta variedade é a preferida principalmente na região de Moscou. Caracteriza-se por uma boa resistência a baixas temperaturas (suporta temperaturas até -26 °C). Além disso, os frutos são sem sementes.

Saber como plantar uvas corretamente na região de Moscou, quais técnicas de cultivo utilizar e escolher as melhores variedades de uva para a região ajudará você a obter altas colheitas e garantir o cuidado adequado às suas mudas.

A popular variedade Kishmish

Dificuldades de crescimento

Cultivar uvas na região de Moscou é um processo desafiador para um iniciante. Essa cultura já foi cultivada exclusivamente nas regiões do sul, com climas amenos e quentes. Gradualmente, os produtores desenvolveram as melhores videiras resistentes à geada.

Hoje em dia, a perspectiva de cultivar uvas na região de Moscou ou nas regiões do norte do país já não parece tão impossível. Embora essa planta fosse inicialmente usada para criar arcos ou decorar caramanchões, agora é possível cultivar uvas para consumo na região de Moscou (e não apenas em estufa) se você adquirir variedades precoces e protegê-las durante o inverno.

Regras de aterrissagem

As uvas da região de Moscou rendem uma colheita abundante se você seguir todas as recomendações necessárias para o plantio em solo argiloso e outros substratos. Em primeiro lugar, preste atenção ao local de plantio — ele deve ser protegido do vento. No entanto, as mudas precisam de bastante luz solar, portanto, sombrear as videiras definitivamente não é aconselhável. Outro fator importante para o sucesso do cultivo e do sombreamento é o tipo de solo.

Padrão de plantio para uvas jovens

De modo geral, a planta tolera diversos tipos de solo (por exemplo, solos argilosos), mas os jardineiros ainda devem seguir algumas recomendações. Por exemplo, certifique-se de que o solo, e não argiloso, na área escolhida seja suficientemente profundo. Isso é necessário para garantir que o sistema radicular tenha espaço para se desenvolver. O solo também deve ter uma camada de drenagem.

Lembre-se que solos calcários não são os melhores para o plantio.

Cuidado

Saber como cultivar uvas no seu jardim ajudará você a colher uma safra abundante de frutas maduras e nutritivas. Mas, além das regras básicas de plantio, que são essenciais dominar, você também precisará seguir as recomendações de cuidado. Cultivar uvas na região de Moscou a partir de mudas geralmente não é muito difícil, pois elas não são particularmente exigentes. No entanto, a viticultura adequada deve incluir as seguintes etapas essenciais:

Plano de poda dependendo da idade.

  • Poda. Para saber como cultivar uvas com sucesso, lembre-se de que, nos primeiros anos após o plantio, as videiras produzem frutos em grande quantidade. Como resultado, as videiras podem ficar sobrecarregadas. Por isso, a poda é essencial. Este procedimento é realizado na primavera e no outono.
  • Rega. Para umedecer adequadamente o substrato, faça pequenos sulcos ao redor dos arbustos e despeje água diretamente neles. Não é recomendável molhar as raízes das plantas, pois elas são sensíveis a mudanças bruscas de umidade. Atenção especial à rega é recomendada durante o período de crescimento ativo.
  • Fertilização. Saber como plantar uvas Moscou não é suficiente para garantir seu pleno desenvolvimento. Para assegurar que a planta produza frutos abundantes e nutritivos, certifique-se de fertilizá-la anualmente no outono. As soluções nutritivas minerais devem incluir fertilizantes de potássio, fósforo e nitrogênio. Recomenda-se também adubar as videiras com matéria orgânica a cada três anos.
  • Pulverização. Como cuidar das videiras na região de Moscou? A planta é suscetível a doenças, principalmente fúngicas. O tratamento oportuno das mudas com fungicidas ajudará a preveni-las.

A poda das videiras no outono, a rega, a formação do formato dos ramos e a adubação com compostos minerais — todas essas recomendações de cuidado devem ser seguidas rigorosamente se você quiser obter altas colheitas de suas videiras.

A pulverização evitará a infestação de pragas.

Amadurecimento e colheita

As variedades de uva industriais resistentes à geada geralmente amadurecem em agosto ou início de setembro. Os cachos de uvas maduras podem permanecer na videira por até um mês após o amadurecimento final, sem afetar o sabor. No entanto, especialistas recomendam a colheita das uvas no momento certo, caso contrário, algumas frutas podem amadurecer demais e até começar a apodrecer, atraindo pragas.

Preparando-se para o inverno

Cobrir as videiras para o inverno na região de Moscou é uma etapa importante antes da chegada do frio. Se você cultiva variedades de uva que não precisam de cobertura na região de Moscou, essa medida não é necessária. Em todos os outros casos, cobrir as videiras para o inverno na região de Moscou é absolutamente essencial.

Abrigo de inverno na região de Moscou

Como proteger as videiras para o inverno? Prepare as videiras para o inverno da seguinte forma: incline os ramos em direção ao solo e coloque-os sobre suportes especiais para evitar que toquem o chão. Cubra com uma camada de serragem, palha ou folhas secas. Por fim, aplique um material de cobertura adequado.

O cultivo e o cuidado de uvas caseiras na região de Moscou podem ser bastante bem-sucedidos, mesmo em regiões com invernos rigorosos. A chave é saber como plantar uvas corretamente, seguir os conselhos de especialistas (como o viticultor Mikhail Sergeyevich Shchemerov) e escolher variedades que não necessitam de cobertura ou adquirir outras variedades de plantio com antecedência. Variedades de uva de alta qualidade que não precisam de cobertura, adequadas para a região de Moscou, estão disponíveis para compra no fórum de Mikhail Sergeyevich Parnikov.

Vídeo: Cuidando de uma muda de videira

Este vídeo vai te ensinar como cuidar adequadamente de uma vinha jovem.

Pera

Uva

Framboesa