Todos os procedimentos necessários e cuidados completos para as uvas no verão.
Contente
Serviços de cuidados de verão
Um iniciante definitivamente deve aprender como cuidar adequadamente das uvas durante os meses de verão. Aprenda o que fazer com as uvas em junho e logo poderá desfrutar dos primeiros frutos. Os cuidados com as uvas no verão — tanto no primeiro ano quanto nos anos seguintes — geralmente envolvem alguns procedimentos básicos. Estes incluem poda, fertilização do solo e pulverização contra pragas. Mas para garantir que todos esses componentes sejam executados corretamente, o cuidado com as videiras jovens deve ser feito passo a passo.
Todas as operações são ecológicas
Os cuidados adequados com as uvas durante o verão promovem um crescimento vigoroso e aceleram o amadurecimento dos frutos. Para saber por onde começar, considere os seguintes cuidados recomendados para as plantas em junho:
- É necessário controlar a intensidade e a direção do crescimento da folhagem e do arbusto como um todo;
- Uma etapa separada no cuidado com as uvas é a proteção contra pragas e doenças;
- É muito importante criar todas as condições favoráveis ao crescimento do arbusto;
- Recomenda-se também remover as ervas daninhas e cortar os rebentos atempadamente.
Para garantir que o cuidado com as uvas em junho seja realizado de acordo com as normas, é necessário analisá-las com mais detalhes.
Amarrando
O cultivo e o cuidado adequado das uvas começam com a amarração oportuna dos arbustos. Para isso, as videiras precisam ser amarradas a uma treliça após o plantio. Isso garantirá a direção correta de crescimento. O momento ideal para esse procedimento depende muito do clima da região. Por exemplo, em regiões onde normalmente não há geadas em abril, a colocação das treliças pode ser feita nessa época. No entanto, na maioria das regiões centrais e do norte do país, é melhor começar a colocação das treliças em junho.
Fragmento
Para garantir que as uvas frutifiquem em agosto, é importante dar atenção especial à poda de ramos velhos, fracos ou excessivamente densos. Primeiro, você livra a videira de ramos fracos, que têm pouca probabilidade de formar e amadurecer adequadamente os cachos de uva. Segundo, você consegue "regular" a carga sobre os ramos. Lembre-se: a poda só deve ser feita se os ramos ainda não tiverem atingido 15 a 20 cm de comprimento; caso contrário, você só prejudicará a planta.
Cobertura
O cuidado com as videiras em agosto geralmente envolve enxertia. Para isso, as estacas devem ser preparadas com antecedência, ainda lenhosas. A técnica de pinçamento consiste em implantar as estacas na videira. Isso pode rejuvenescer significativamente uma videira que não esteja mais produzindo tantos frutos como antes. O ideal é que cada ramo tenha pelo menos duas gemas.
Beliscando enteados
Cultivar vinhas em casa é uma tarefa que exige responsabilidade, por isso é preciso aprender a prestar atenção a vários detalhes. Por exemplo, a videira muitas vezes desenvolve folhagem que não afeta a intensidade da frutificação. Recomenda-se remover quaisquer rebentos laterais que surjam nas axilas das folhas, bem como os estolões. Desta forma, toda a energia da videira será concentrada na maturação dos cachos de uva.
Cunhagem
Os cuidados com as uvas em julho e início de agosto também incluem um procedimento chamado poda. Recomenda-se cortar as pontas dos ramos antes da primeira folha completa (aproximadamente após a 15ª). Esse procedimento é necessário porque, depois disso, a intensidade do crescimento dos ramos diminui, enquanto a videira dedica mais energia à aceleração do amadurecimento dos frutos.
Remover o excesso de inflorescências e folhas.
Os viticultores que cuidam de arbustos jovens também devem levar em consideração o fato de que, de tempos em tempos, é necessário remover o excesso de inflorescências e folhas da planta.
Digamos que faltem no máximo três semanas para a colheita. Isso significa que é hora de começar a remover algumas folhas. Primeiro, retire as folhas que crescem na base do arbusto. Em seguida, remova todas as folhas que estão sombreando os cachos de uva.
Fertilização e rega
As uvas cultivadas em jardim também precisam ser fertilizadas adequadamente e no momento certo. A intensidade da frutificação depende disso. Pulverizar as uvas com nutrientes líquidos não é a melhor solução. Normalmente, um pequeno buraco ou vala é cavado a 50–80 cm do rizoma da videira, onde o fertilizante será aplicado. É melhor dividir todo esse processo em três etapas principais:
- No início da primavera, vale a pena adicionar misturas de nitrogênio e superfosfato ao solo. Para uma fertilização eficaz, recomenda-se diluir o fertilizante em água;
- Antes do início da fase de floração, adicionam-se ao substrato misturas de superfosfato, potássio e nitrogênio;
- Quando os frutos amadurecem no arbusto, em julho e agosto, são adicionados fertilizantes de fósforo e potássio ao solo.
Lembre-se de regar as videiras durante a formação dos frutos. Assim que a fase de floração começar ou a colheita se aproximar, a irrigação deve ser interrompida.
Controle de pragas e doenças
O que você deve fazer para proteger suas uvas de diversas doenças e pragas? Para isso, você precisa descobrir quais pulverizações usar. Normalmente, as uvas são as mais afetadas por doenças fúngicas. O uso de produtos disponíveis no mercado ajudará a preveni-las. A escolha do produto depende de suas preferências e do seu orçamento. O importante é escolher produtos que contenham enxofre coloidal e cobre.
Como medida preventiva, procure inspecionar regularmente os cachos de uva. Se as bagas estiverem escurecidas em alguns pontos, rachadas ou começarem a apodrecer, recomenda-se removê-las da videira, pois podem causar doenças graves. O cultivo de uvas na Chuváchia, na região de Rostov ou na Ucrânia pode ser bastante produtivo se você seguir as recomendações básicas de cuidado.
Vídeo: Plantando e cuidando de uvas
Este vídeo vai te ensinar como plantar e cuidar de uvas.





