As melhores variedades de uvas de mesa e industriais da Crimeia
Contente
Características do cultivo
A produção de vinho é altamente desenvolvida nesta região. Longas e quentes estações do ano, com temperaturas acima de 10 graus Celsius, luz solar abundante e solos férteis criam as condições mais favoráveis para o cultivo de uvas de mesa e viníferas na Crimeia.
Normalmente, os vinhedos desta região são cultivados com enxertos, utilizando videiras expostas e espaldeiras verticais. O método de condução mais comum e considerado o mais eficaz é o cordão horizontal em árvores de porte médio a alto. O espaçamento ideal é de 3 x 1,5 m. A irrigação por gotejamento é obrigatória no plantio de novas videiras, pois é essencial para o rápido amadurecimento das uvas da Crimeia.
A maior concentração de vinhedos em área está localizada na zona de sopé (distrito de Bakhchisaray), na zona de estepe (distrito de Simferopol) e nas áreas administrativamente pertencentes às cidades de Yalta, Sudak e Alushta. Essas áreas oferecem as condições mais favoráveis para uma boa colheita.
As melhores variedades
Entre as melhores e mais populares variedades que amadurecem com sucesso na região da Costa Sul estão Muscat Amber, Early Magaracha, Nimrang e Shabash. Variedades de mesa como Moldova, Asma e Cardinal também são muito populares.
Quanto às variedades técnicas, os especialistas recomendam o cultivo das seguintes variedades nesta região: Cabernet Sauvignon, Pinot Gris, Semillon, Moscatel Rosa e Saperavi.
Na região do sopé da montanha, as melhores variedades para cultivo são consideradas Chaush, Muscat Hamburg, Cardinal e Early Magaracha — todas uvas de mesa. As melhores variedades de uva para vinho desta área são reconhecidas como Bastardo, Aligoté, Cabernet Sauvignon e Saperavi.
Para a região da estepe, a escolha ideal seriam uvas de mesa como Muscat Hamburg, Italia e Agadai. Variedades de uvas viníferas adequadas para esta região incluem Aligoté e Sylvaner.
Cantinas
A viticultura na Crimeia não se limita apenas a essas variedades. Com os devidos cuidados durante o verão, é possível obter uma boa colheita de aproximadamente 30 variedades diferentes de uva.
Dentre as principais que podem ser cultivadas aqui, vale destacar:
- Shabash. Caracteriza-se por crescimento vigoroso e desenvolvimento arbustivo. Os ramos são longos e fortes. Os entrenós são de espessura média e alongados. Resistente a doenças fúngicas. Os frutos são grandes. O sabor é mediano;
- Chaush. Os arbustos são fortes e grandes. Os brotos são longos, grossos e amarelo-acastanhados. Os frutos são grandes e redondos. A casca é fina. A polpa é suculenta. Esta uva amadurece na Crimeia em agosto;
- Moscatel de Hamburgo. As folhas são de tamanho médio. As flores são bissexuais. Os cachos e os frutos em si são grandes. A casca se separa facilmente da polpa. A polpa é suculenta, com aroma de moscatel;
- Nimrang. Os arbustos distinguem-se pelo seu crescimento vigoroso. As folhas são de tamanho médio. As flores são funcionalmente femininas. Os frutos são grandes e suculentos. Quando maduros, tornam-se amarelo-âmbar.
- Itália. Também conhecida como Muscat Italia. Grandes cachos pesados se formam nos arbustos durante o amadurecimento. As bagas são grandes;
- Cardinal. Caracteriza-se por bagas redondas. Amadurece rapidamente. Uma característica especial é a sua excelente transportabilidade. Os frutos podem ser transportados por longas distâncias sem danos.
- Agadai. Uma variedade de uva do Daguestão. Caracteriza-se pelo tamanho grande dos frutos, que têm um formato oblongo incomum. A cor da fruta é amarelo-esverdeada;
- Uma variedade precoce de Magarach. As folhas têm uma tonalidade bronzeada. Um único cacho pesa em média de 200 a 500 g. Os frutos são azul-escuros e redondos. Caracteriza-se por rendimentos elevados e consistentes.
Técnico
Entre as variedades tecnicamente mais populares e com melhor desempenho para cultivo na Crimeia, destacam-se:
- Pinot Gris. Caracteriza-se pela formação de pequenos cachos em forma de cone. As bagas são de tamanho médio e arredondadas. Devido à proximidade das bagas umas das outras em um mesmo cacho, existe o risco de deformação dos frutos;
- Cabernet Sauvignon. Uma variedade tinta, adequada para a produção de vinho tinto. Os bagos são redondos e de cor azul escura. Possuem uma camada cerosa característica. A polpa tem um aroma peculiar que lembra a beladona.
- Saperavi. Bagas ovais de tamanho médio. Apresentam uma cor azul escura intensa devido a uma camada cerosa. Adequadas para a produção de vinho tinto. Caracterizam-se por níveis de açúcar mais elevados do que a Cabernet Sauvignon.
- Bastardo (Magarach). Desenvolvida através do cruzamento de duas outras variedades (Bastardo e Saperavi). Como resultado, esta subespécie possui as melhores qualidades de ambas: bom rendimento e excelente sabor. Adequada para a produção de vinhos tintos de sobremesa;
- Aligoté. Uma variedade francesa. As bagas produzem excelentes vinhos de mesa e champanhe;
- Sylvaner. De origem austríaca. Cultivada principalmente para vinho branco e champanhe. Também é utilizada na produção de xerez.
Vídeo: "Como regar uvas corretamente"
Este vídeo vai te mostrar como regar as uvas corretamente.





