Descrição e cultivo da variedade de cereja ucraniana Chernokorka
Contente
Descrição e características
As cerejeiras Chernokorka são compactas e de porte baixo (até 3 metros), geralmente crescendo como arbustos com copa arredondada, achatada e bastante espalhada. Os ramos são de espessura média, muito flexíveis e pendentes, conferindo à copa uma aparência ligeiramente curvada. Esse formato de cerejeira é muito conveniente para manutenção, poda e colheita.
Continuando com a descrição da variedade, vale ressaltar que os frutos da Chernokorka são muito saborosos e visualmente atraentes. As bagas grandes (4,5–5 g), de uma cor vermelho-bordô intensa, quase preta, com casca fina e brilhante, impressionarão qualquer apreciador de cerejas. Sua polpa é muito suculenta e doce (9–10,6% de açúcar), com um leve toque ácido no final.
O caroço é pequeno e se separa facilmente da polpa, e as bagas são úmidas para facilitar a remoção. Um pedúnculo forte, de comprimento médio, segura a fruta firmemente, impedindo que ela caia mesmo quando muito madura. A fruta tem um uso versátil. Pode ser usada para fazer uma variedade de sobremesas e conservas, consumida fresca ou congelada.
A variedade de cereja Chernokorka é famosa por sua excelente produtividade. Dependendo da idade, do clima e das condições meteorológicas, uma única cerejeira produz entre 30 e 60 kg de bagas anualmente. Em termos de tempo de maturação, esta cerejeira é considerada uma variedade de ciclo médio-tardio. Os frutos começam a amadurecer no final de junho e a colheita inicia-se no começo ou meados de julho. A Chernokorka não é uma variedade muito precoce. As primeiras bagas só podem ser saboreadas quatro a cinco anos após o plantio.
As elevadas características varietais permitem que as cerejeiras sejam cultivadas em praticamente qualquer clima. Elas toleram bem as secas das regiões do sul e as baixas temperaturas de inverno, mas são muito suscetíveis a doenças fúngicas. Em verões particularmente chuvosos, as árvores são suscetíveis à cocomicose, que reduz significativamente a produção e causa o ressecamento e a queda prematura da folhagem já em agosto.
Características do cultivo e da polinização
A primavera é considerada a melhor época para plantar árvores jovens. Mudas com sistema radicular fechado (em vasos ou recipientes) podem ser plantadas no verão. Não é recomendável plantar esta variedade de cerejeira no outono, pois seu sistema radicular pequeno e frágil pode não sobreviver ao inverno em caso de geadas severas.
A cerejeira Chernokorka é exigente em termos de espaço e luz solar.
Em um jardim pequeno, deve-se ter o cuidado de garantir que não haja outras árvores num raio de 4 m da cerejeira. Idealmente, a área de alimentação por árvore deve ser de 12 m² se a cerejeira for enxertada num porta-enxerto vigoroso e de pelo menos 9 m² se for enxertada num porta-enxerto de porte médio.
O tamanho da cova de plantio depende do tamanho do sistema radicular, mas geralmente tem 70–80 cm de largura e 60 cm de profundidade. Uma camada de fertilizante (composto, superfosfato, cloreto de potássio) é colocada no fundo da cova. Essa camada é misturada com o solo e coberta levemente com uma camada de terra fértil. As covas devem ser preparadas um mês antes do plantio.
As cerejeiras Chernokorka são autoestéreis; elas necessitam de polinizadores para produzir frutos, e isso deve ser levado em consideração no plantio das mudas. É preferível que esses polinizadores cresçam nas proximidades, de preferência perto de outras cerejeiras, o que exige planejamento prévio para o cultivo de frutos adequados. Polinizadores como as cerejas Lyubskaya e Griot, e as cerejas rannyaya Donchanka, Yaroslavna, Aelita e Melitopolskaya são benéficos para a produção e a qualidade dos frutos. Os seguintes polinizadores não são adequados para a Chernokorka: cerejas rannyaya Juneskaya, e cerejas Shpanka e Podbelskaya.
Os cuidados com as cerejeiras consistem em procedimentos padrão: rega, adubação e poda de formação. Durante o primeiro ano, as mudas precisam ser regadas com frequência, pois a seca pode afetar negativamente o enraizamento das árvores jovens. As cerejeiras adultas são regadas apenas quando necessário: em clima quente e uma vez por ano, cerca de um mês antes do inverno.
Os fertilizantes são aplicados de 2 a 3 vezes por temporada.
Na primavera, aplique um complexo de nitrogênio mineral (ureia, superfosfato, fertilizante potássico); no outono, aplique fósforo e potássio, juntamente com matéria orgânica como húmus ou composto. Ao longo da estação, é importante monitorar a área ao redor do tronco da árvore: afofe o solo, remova ervas daninhas e coloque cobertura morta. No inverno, é aconselhável cobrir essa área com folhas ou uma camada espessa de húmus e envolver o tronco com material isolante resistente.
As cerejeiras requerem poda anual da copa. Árvores arbustivas tendem a desenvolver brotos pequenos e basais, que privam a árvore de muitos nutrientes. A poda regular e a remoção desses brotos ajudam a melhorar a saúde da árvore e a criar uma copa esteticamente agradável e bem cuidada.
Não se esqueça dos tratamentos preventivos contra doenças fúngicas. Pulverize a coroa com qualquer produto antifúngico à base de cobre na primavera e no outono. E lembre-se de que os cuidados adequados e oportunos ajudarão a evitar muitos problemas no cultivo de cerejas e garantirão uma boa colheita.
Vídeo: "Regras para enraizar estacas verdes"
Este vídeo mostrará como enraizar estacas verdes corretamente.




