Como podar cerejeiras na primavera para uma colheita abundante.

A cerejeira é uma árvore indispensável em quase todos os pomares, perdendo em popularidade apenas para a macieira. Por isso, é tão importante que todo jardineiro saiba como podar corretamente a copa de uma cerejeira: sem a poda adequada, a produção será inevitavelmente reduzida.

Métodos de formação da coroa

Para moldar a copa de uma cerejeira de acordo com todas as regras, é importante conhecer os detalhes do processo:

  • Os botões desta árvore abrem muito rapidamente;
  • Cada botão dá vida a um broto jovem durante uma estação de crescimento;
  • O espessamento da coroa ocorre rapidamente;
  • Uma boa colheita de cerejas ou cerejas doces depende diretamente da densidade da sua coroa;
  • Cada ramo do buquê é capaz de produzir frutos por apenas 5 anos, depois morre.

Diagrama de formação da copa da cerejeira

Geralmente se aceita que as maiores colheitas são obtidas pelos jardineiros que preferem uma copa de árvore esparsa e em camadas.Na verdade, existem apenas algumas maneiras de podar uma cerejeira na primavera: encurtando e aparando, ou desbastando e cortando.

Encurtamento

A poda de uma cerejeira de jardim consiste em cortar todos os ramos que cresceram mais de 40 cm. O objetivo é estimular a formação de novos ramos frutíferos. As cerejeiras podem ser podadas levemente na primavera (removendo um quarto do crescimento anual total), moderadamente (removendo um terço do crescimento) ou drasticamente (removendo metade do crescimento total).

A poda formativa por encurtamento divide-se em vários subtipos:

  • Rejuvenescimento leve – quando apenas brotos de 2 ou 3 anos são tratados;
  • Em média, são utilizadas árvores com 4 a 6 anos de idade;
  • forte – quase toda a copa é tratada, até mesmo os galhos esqueléticos.

Como podar uma cerejeira corretamente

Como resultado desse procedimento, o diâmetro da copa da árvore formada diminui visivelmente, o crescimento de novos brotos aumenta, os próprios galhos engrossam consideravelmente e as gemas se desenvolvem mais intensamente.

Desbaste

Este método envolve a poda de ramos e brotos, bem como de todas as gemas frutíferas. Como resultado, a copa é visivelmente reduzida em tamanho, o risco de superlotação é eliminado e as gemas frutíferas se desenvolvem com mais vigor.

A forma como você poda sua cerejeira fica a seu critério. O importante é que ambos os métodos ativam processos vitais, melhoram a distribuição de nutrientes e água por toda a árvore e reduzem o volume da copa. Como resultado, você obtém uma árvore frutífera com excelente drenagem e maior produção.

Formação durante o plantio

Poda de cerejeiras arbustivas e em árvore

Para garantir que uma cerejeira jovem não decepcione, é importante podá-la corretamente logo após o plantio. Isso é feito quando a muda é transplantada para o local definitivo. Se a árvore não tiver galhos, a poda deve ser feita a aproximadamente 60 cm do nível do solo, logo acima de uma gema. As gemas restantes são deixadas no lugar; elas desenvolverão brotos laterais, que formarão os galhos principais da árvore.

Como trabalhar com uma árvore jovem

As cerejeiras jovens, assim como outras cultivares, geralmente são podadas no início da primavera, antes que os botões comecem a se formar. A partir do segundo ano da muda e nos anos seguintes, a formação adequada da copa torna-se extremamente importante. Não deixe o arbusto ficar muito denso - tente não deixar mais de 15 galhos. O método de poda mais comum é a poda esparsa e em camadas. E, claro, se a cerejeira tiver galhos mortos ou infectados, eles também são podados sem piedade.

Cerejeira-da-árvore

Ao podar uma cerejeira, é necessário remover os brotos com um ano de idade.

Ao responder à pergunta sobre como conduzir uma cerejeira em forma de árvore na primavera, é importante lembrar que trabalhar com essa variedade é um pouco diferente da variedade arbustiva. Resumidamente, o procedimento envolve encurtar os ramos de um ano para permitir o desenvolvimento de brotos laterais. Quando a cerejeira atinge cinco anos de idade, você também pode começar a podar os ramos laterais, estimulando assim o desenvolvimento de novos brotos.

Cerejeira-do-mato

Esta subespécie é muito mais fácil de trabalhar. Para garantir uma boa colheita, pode apenas quando notar ramos nus, desprovidos de folhagem e flores. Ao podar, é importante deixar o mínimo de ramos possível, cortando-os em um terço ou até mesmo pela metade.

Vídeo: Poda e modelagem de árvores frutíferas

Este vídeo vai te ensinar como podar e dar forma às árvores frutíferas corretamente.

Pera

Uva

Framboesa