Como transplantar corretamente uma cerejeira para um novo local na primavera.

Todo jardineiro que se preze tem pelo menos uma cerejeira em seu jardim. Mas não é fácil dizer que ela seja particularmente fácil de cuidar. Afinal, essa planta muitas vezes precisa ser replantada por diversos motivos, seja uma simples mudança no layout do jardim ou a falta de frutos. Isso levanta a questão lógica: "Como replantar uma cerejeira?"

Quando replantar

Antes de aprender como transplantar uma cerejeira corretamente, é importante lembrar que é praticamente impossível transplantar uma cerejeira adulta sem danificar a planta. Afinal, é sabido que quanto mais velha a árvore, mais sensível é o seu sistema radicular a danos. Transplantar uma cerejeira com caule aveludado não é mais fácil, pois ela só volta a frutificar de forma estável alguns anos após o transplante. Aliás, jardineiros experientes recomendam transplantar cerejeiras com caule aveludado exclusivamente no início da primavera. O transplante no outono pode não ser bem-sucedido para esse tipo de planta.

Às vezes, as cerejeiras precisam ser replantadas em um novo local.

A resposta para a pergunta sobre quando replantar uma cerejeira é bastante simples e se aplica a todas as árvores frutíferas, incluindo as cerejeiras doces: durante o período de dormência. Isso significa replantar a árvore no outono (após a queda de todas as folhas) ou no início da primavera, mas nunca em maio. Replantar a árvore durante a floração é inaceitável. Tal procedimento durante a floração só é possível se absolutamente necessário!

Ao replantar sua árvore no início da primavera, você garantirá uma boa colheita no ano seguinte. As cerejeiras frutificam ou florescem no verão, dependendo da região. Portanto, é melhor adiar o replantio para pelo menos o outono.

Na hora de decidir quando transplantar uma cerejeira, é importante considerar não apenas a estação do ano, mas também as condições climáticas atuais. Um dia quente e sem nuvens é ideal para o transplante.

Instruções para transplante

Primeiro, você precisa escolher um novo local para a cerejeira.

  • Escolhendo o local. Antes de desenterrar sua cerejeira na primavera, escolha um local: ele deve ser plano, bem iluminado e elevado. Para evitar que os pulgões comam a cerejeira, escolha um local exposto à brisa da primavera.
  • O solo é a chave para o sucesso. Jardineiros experientes não sabem como transplantar uma cerejeira para um novo local na primavera sem escolher o solo certo. Um solo leve, macio e com baixa acidez é uma excelente opção. A regra de ouro na escolha do local para o transplante é que o solo no novo local deve ser o mesmo que o do local anterior.
  • Transplante cerejeiras apenas para vizinhos favoráveis! Evite plantar cerejeiras perto de solanáceas, framboesas, groselhas-pretas, espinheiros-marinhos, macieiras e groselheiras. Essas plantas podem abrigar doenças que levarão à contaminação cruzada ou impedir o desenvolvimento pleno da árvore.
  • Escolhendo o material para replantio. O ideal é desenterrar mudas de 2 a 3 anos. Elas ainda não tiveram tempo de se adaptar ao ambiente, então tolerarão bem a mudança de local. Não sacuda o material escavado; deixe-o com o solo.

Mudas com 2 a 3 anos de idade são as mais adequadas para o transplante.

  • Preparando o local do transplante. Adicione fertilizante a um buraco de profundidade média e raio ligeiramente maior que o comprimento das raízes laterais — potássio, fósforo ou composto são excelentes opções.
  • Plantando a muda. Transfira a planta desenterrada, coberta com piche para jardim e envolta em juta, para o novo local. Remova a juta e coloque a muda no centro da cova. Coloque uma estaca perto do tronco para maior segurança. Em seguida, preencha com terra, compacte-a com os pés e regue a planta. A cerejeira transplantada precisa de bastante água: pelo menos 2 baldes.

É muito mais fácil transplantar um broto de cerejeira do que uma árvore velha. Em 99% dos casos, o principal motivo para o replantio é o surgimento de rebentos laterais. A melhor época para replantar é quando esses rebentos atingem 2 a 3 metros de altura a partir do tronco. O replantio deve ser feito na primavera ou no outono, seguindo as mesmas orientações aplicadas a uma planta adulta.

Erros básicos

As cerejeiras precisam ser replantadas em clima favorável.

É possível plantar cerejeiras para desfrutar de cachos de frutos suculentos e saudáveis ​​todos os anos? Claro que sim. Mas apenas se você evitar os seguintes erros:

  • Transplante de cerejeiras no inverno, verão ou durante a floração;
  • Transplante a planta em um dia chuvoso e ventoso;
  • Escolher o local errado para o transplante: protegido do vento, escuro, com vizinhos “ruins”;
  • escolher o solo errado;
  • danificar o sistema radicular ao cavar;

O transplante de cerejeiras não é um processo trabalhoso. A chave para o sucesso é saber quando, onde e como transplantá-las. Se você seguir todas as dicas acima e levar em consideração o clima, sua cerejeira transplantada lhe proporcionará uma colheita abundante por muitos anos.

Vídeo “Transplante de uma árvore frutífera”

Este vídeo mostrará como transplantar árvores frutíferas corretamente.

Pera

Uva

Framboesa