Quais são os perigos da coccidiose da cereja e como tratá-la?
Contente
Descrição da doença
A coccidiose e a moniliose (esta última também conhecida como mancha monilial) estão entre as doenças mais perigosas para plantas frutíferas e de bagas. Cerejas, cerejas-doces, ameixas, ameixas-cereja, damascos e outras frutas de caroço correm alto risco. Essas doenças são muito difíceis de controlar. Até o momento, os agricultores não encontraram um método que possa eliminar completamente a coccidiose e a moniliose em cerejas.
No entanto, não se desespere nem desista se notar os primeiros sinais da doença em sua horta. Vamos primeiro definir a coccidiose das frutas de caroço e quais são os sintomas característicos dessa doença.
A coccidioidomicose é generalizada na Rússia central, onde prevalece alta umidade e a temperatura média do ar é de aproximadamente 18 a 23 graus acima de zero. Este clima é um ambiente ideal para a proliferação de diversas infecções fúngicas. Na primavera e no verão, os esporos de fungos patogênicos se dispersam pelo ar e infectam cada vez mais plantas no jardim. As árvores que crescem em áreas baixas são as primeiras a sofrer.
A mancha foliar da cerejeira começa com danos na copa da árvore. Pequenas manchas vermelho-escuras aparecem nas folhas e crescem rapidamente. À medida que as manchas aumentam de tamanho, sua cor muda, tornando-se marrom. Com o tempo, formam-se buracos no local das manchas e a lâmina foliar adquire uma tonalidade amarelada. Uma camada branco-rosada, contendo os esporos do fungo, pode ser encontrada na parte inferior da folha.
As cerejas são pequenas e, na maioria das vezes, parecem sementes cobertas por uma fina casca.
Em pleno verão, as cerejeiras começam a perder as folhas. No final de agosto ou início de setembro, a árvore perde todas as folhas e fica completamente despida. Jardineiros frequentemente ignoram esse comportamento das árvores frutíferas de caroço em seus jardins, atribuindo-o à chuva ácida e às más condições ambientais. Infelizmente, uma planta afetada pela coccidiose não consegue resistir às geadas de inverno e a cerejeira não consegue "despertar" na primavera.
Métodos de controle
Prevenir é melhor que remediar! Para proteger seu jardim da coccidiose, você precisa conhecer as medidas disponíveis para combater essa doença que ataca cerejas e outras frutas de caroço.
O tratamento do jardim deve começar na primavera, antes do surgimento dos primeiros botões. A primeira etapa consiste em pulverizar as plantas com uma solução de calda bordalesa a 1-3%. Como alternativa, jardineiros experientes recomendam o uso de fungicidas como Oxychom, Phtalan, Ordan, Kaptan ou Skor.
Durante o período de floração, os pomares de cerejeiras devem ser tratados com Horus, diluído em água (2–3 g por 10 litros de água). Para regiões com alta umidade e baixas temperaturas, recomenda-se uma segunda pulverização após o término da floração.
Durante o período ativo de frutificação, suspenda o tratamento com fungicidas. O tratamento só é recomendado para casos graves de doenças da cerejeira. No entanto, os frutos dessas árvores não devem ser consumidos por motivos de saúde. Se notar os primeiros sinais de coccidiose da cerejeira, trate a folhagem com uma solução de sulfato de cobre ou cinzas e água com sabão.
Para evitar a disseminação de esporos de fungos patogênicos para outras culturas de frutas de caroço, lembre-se de recolher e queimar todas as folhas e galhos caídos. Antes do inverno, trate as árvores afetadas com ureia, que não só mata os esporos dos fungos, como também serve como um excelente fertilizante para cerejas.
A resistência à geada em culturas de frutas e bagas afetadas pela coccidiose é reduzida várias vezes, por isso as árvores precisam de proteção adicional contra o frio.
Prevenção de doenças
Agora que você se familiarizou com as técnicas básicas, sabe como tratar a coccidiose da cereja. Mas, como sabemos, prevenir é melhor que remediar. Vamos analisar mais de perto as medidas preventivas para a coccidiose da cereja:
- No outono, limpe o jardim, recolha e queime todos os ramos caídos;
- Após o período de inverno, a terra ao redor das árvores deve ser escavada;
- As “feridas” resultantes da poda de galhos devem ser cobertas com tinta a óleo ou piche para jardim;
- Ao caiar árvores, adicione sulfato de ferro ou de cobre à cal;
- Forneça às plantas bastante luz solar e certifique-se de que as frutas de caroço não façam sombra em outras plantas.
Vídeo: Como tratar a ferrugem da cerejeira
Este vídeo mostrará como tratar a coccidiose da cereja.




