O que é uma cerejeira colunar e como cultivá-la no seu jardim?
Contente
- 1 Características da cerejeira colunar
- 2 Características das culturas frutíferas
- 3 As melhores variedades de cerejas colunares
- 4 Vantagens e desvantagens da planta
- 5 Vídeo: Plantando mudas de árvores colunares
- 6 Cuidados e plantio adequados de cerejeiras colunares
- 7 Controle de pragas e doenças
- 8 Depoimentos de moradores de verão
Características da cerejeira colunar
A cerejeira colunar recebe esse nome devido ao formato de sua copa, que lembra uma coluna cilíndrica que se estende para cima. Se você se lembrar de podar cuidadosamente os galhos laterais, poderá cultivar uma árvore esguia com no máximo um metro de diâmetro.

Não existem cerejeiras colunares na natureza, mas os criadores conseguiram cruzar frutas e culturas hortícolas domesticadas com a macieira selvagem colunar e, desde então, plantas com copas cilíndricas tornaram-se comuns em terrenos rurais. Em condições favoráveis, a cerejeira cresce até uma altura de três metros, com folhagem esparsa.
O sistema radicular penetra profundamente, mas não se espalha lateralmente, abrangendo o mesmo diâmetro de um metro da copa. Isso permite que as mudas de cerejeira sejam plantadas bem próximas umas das outras no jardim.
Características das culturas frutíferas
Em um clima favorável, as cerejeiras jovens produzem sua primeira colheita estável de 2 a 3 anos após o plantio. Durante os primeiros anos, é aconselhável monitorar seu crescimento, podando os frutos que amadurecerem prematuramente.
Polinização, período de floração e maturação
As flores aparecem em maio. Os frutos permanecem doces até o final de junho. Embora a cultura seja autofértil, o cultivo em conjunto com plantas polinizadoras pode dobrar a produção.
A quantidade da colheita e o sabor dos frutos silvestres
Durante a época de frutificação, a copa fica coberta de bagas vermelho-carmesim, amarelas ou pretas (dependendo da variedade). Os frutos cobrem densamente os ramos, dando-lhes uma semelhança com espigas de milho. Uma árvore produz de 12 a 15 kg de bagas, com alguns jardineiros chegando a obter até 50 kg. Não é de surpreender que as cerejeiras colunares sejam amplamente cultivadas em pomares para a produção comercial de frutos vermelhos.
O ciclo de vida da cultura é de 20 anos, podendo se estender a 10 anos em climas favoráveis. As cerejas têm um sabor doce, suculento e agradável. A casca é firme e densa, facilitando o transporte da colheita por longas distâncias.

Resistência à seca e à geada
Embora os melhores resultados sejam obtidos em climas quentes, os jardineiros também conseguiram colher boas safras de cerejas em regiões mais ao norte. A planta tolera temperaturas tão baixas quanto -30°C, mas, com a aproximação da geada, é altamente recomendável cobri-la.
A seca é prejudicial à árvore, assim como o excesso de umidade. Quantidades moderadas de água são suficientes, mas se a seca ocorrer antes da época de floração, a rega deve ser aumentada.
As melhores variedades de cerejas colunares
A variedade de cultivares é ampla, mas Sam, Helena e Sylvia são as mais populares para o clima da região de Moscou e dos Montes Urais. Elas também são cultivadas com mais frequência em outras regiões. Vejamos algumas variedades populares de cerejeiras colunares.
Prazer
Classificada como uma variedade de maturação precoce a média, a árvore atinge 2,5 m de altura. A colheita anual é constante. Os frutos são grandes, pesando aproximadamente 12–13 g, vermelhos e com polpa suculenta. A variedade é resistente a muitas doenças.
Rainha Maria
A produção é média, em torno de 14 kg. O sabor é requintado e lembra sobremesa. Esta variedade aprecia o calor e não se desenvolve bem em regiões mais frias; é amplamente cultivada nas regiões sul e central.

Pequenino
A árvore é bastante compacta, com apenas um metro e meio de altura. A copa se estende por até 80 cm. Mesmo com porte baixo, produz bons frutos. As cerejas são doces com um toque de acidez e têm um aroma agradável. São adequadas para conservas. Esta variedade tolera geadas e é comum na Sibéria, mas necessita de proteção durante o inverno.
Ciúme
O sabor das bagas rivaliza com o da variedade de sobremesa Queen Mary. As bagas são de tamanho médio, pesando entre 6 e 7 g, têm longa durabilidade e são fáceis de transportar. A variedade é resistente à geada. O amadurecimento começa em julho.
Sabrina
Não necessita de polinização e é autossuficiente — até 15 kg de frutos podem ser colhidos de uma única árvore. Ela cresce até 2 m de altura. A colheita amadurece no final do primeiro mês do verão. É resistente à maioria das doenças e pragas. Requer proteção contra correntes de ar, embora seja resistente à geada. No entanto, a árvore deve ser coberta durante o inverno.
Sete
De maturação precoce, os frutos amadurecem já em meados de julho. As bagas pesam aproximadamente 12 gramas e têm um sabor requintado. É considerada uma variedade gourmet e produz frutos por 15 anos. Recomenda-se plantar esta variedade perto de outras culturas para polinização. No entanto, o plantio perto de polinizadores como Helena ou Van Bing aumenta significativamente a produção. É resistente a doenças e tolera bem o frio.
Silvia
Assim como Helena, é uma variedade de sobremesa. A cor e a produção dos frutos são semelhantes, mas amadurece um pouco mais cedo, por volta do dia 15. Produz frutos por 15 anos. É resistente ao frio, mas requer proteção contra correntes de ar e geadas. Existe uma variedade chamada Little Sylvia com características semelhantes, mas com um tronco ligeiramente mais curto — até 2 metros.

Helena
Uma variedade de sobremesa. Os frutos são vermelhos, pesando cerca de 14 g. A árvore é alta, atingindo até 3,5 m, com uma copa que pode se expandir até um metro. Produz uma grande quantidade de frutos, amadurecendo na segunda quinzena de junho. Frutifica por cerca de 10 anos. É muito procurada nos Urais, na região de Moscou e na região central do país.
Preto
Os frutos são grandes e pretos. A colheita é abundante. Resistente à geada, atinge até 2 m de altura. Pouco exigente quanto às condições de cultivo.
Vantagens e desvantagens da planta
A cultura se espalhou por todo o país, um testemunho de suas muitas virtudes. Os jardineiros adoram as cerejeiras frutíferas, que são pequenas e oferecem uma aparência ornamental que embeleza a paisagem.
- uma copa esparsa com pouca folhagem – a árvore não projeta uma grande sombra;
- Fácil manutenção;
- fácil propagação;
- colheitas consistentemente abundantes.
- a necessidade de monitorar o formato da coroa;
- As colheitas são inferiores em abundância às variedades de alta qualidade;
- curta vida útil da coleção;
- Baixa resistência à geada, necessita de abrigo.
Vídeo: Plantando mudas de árvores colunares
Este vídeo mostra como plantar uma árvore frutífera.
Cuidados e plantio adequados de cerejeiras colunares
Seguindo as práticas adequadas de plantio e cuidado, você pode obter os melhores resultados com árvores frutíferas. Elas devem ser plantadas em uma área ensolarada, sem correntes de ar e com alguma sombra à tarde. Em áreas com lençol freático baixo, escolha solo solto e fértil.
As mudas devem ter a mesma idade, não apresentar deformações e, de preferência, já ter folhas.
Como e quando plantar cerejas
A época de plantio depende das condições locais:
- Nas regiões do norte, o plantio deve ser feito na primavera; no sul, no outono.
- A data mais tardia é algumas semanas antes da primeira geada, e a mais precoce é quando o tempo quente e estável se instala.

O plantio é realizado em várias etapas:
- Eles cavam um buraco grande o suficiente para as raízes da muda, com 80 cm de profundidade. O intervalo entre as árvores é de 2,5 m e entre as fileiras, de um metro e meio.
- O rizoma é tratado com uma pasta de argila, a muda é colocada no buraco e coberta com terra. O colo da raiz fica alguns centímetros acima do solo.
- Regue abundantemente e faça sulcos rasos nas proximidades.
Métodos de reprodução
As culturas frutíferas são normalmente propagadas por sementes (plantio de sementes). No entanto, isso priva a árvore de suas características principais — o sabor se altera e a produção diminui.
Outro método é a enxertia. Isso permite colheitas precoces, mantendo a qualidade da fruta.
O terceiro método é plantar mudas compradas em uma loja especializada.
A alporquia é um método raro. É utilizada em árvores frutíferas, cortando-se os ramos e cobrindo-se as áreas cortadas com terra.

Regar e fertilizar
Regue moderadamente, garantindo que o solo permaneça úmido, mas não encharcado. Com a aproximação do tempo frio (em outubro), regue abundantemente para reidratar o solo e proteger as raízes do congelamento.
Os fertilizantes precisam ser adicionados ao solo várias vezes:
- No outono – uma mistura de fósforo e potássio (170x800 g).
- Na primavera – substâncias que contêm nitrogênio (ureia, nitrato de amônio).
- Algumas semanas após o término da floração, regue a árvore com uma mistura diluída de estrume e cinzas de madeira, 5 litros por árvore.
Opções de corte
É necessário realizar uma leve correção da copa para aumentar a produtividade. O método depende da idade da árvore:
- No primeiro ano, faça a poda apical dos brotos laterais, deixando-os com 12 cm de comprimento.
- Após dois anos, os ramos laterais são podados a 20 cm do tronco. A parte superior é cortada se começar a crescer demais.
- Árvores adultas precisam ter seus galhos laterais que projetam sombra podados.

Preparando-se para o inverno
É importante evitar que o botão na parte superior do condutor central congele. Antes do inverno:
- Cubra a área ao redor do tronco da árvore com turfa e serragem;
- Realizar irrigação para repor a umidade.
A neve caída é amontoada ao redor do tronco, compactada e polvilhada com uma mistura de serragem e turfa.
Controle de pragas e doenças
Os melhoristas garantiram que sua criação apresentasse boa resistência à maioria das doenças que afetam as culturas frutíferas. A imunidade é reforçada por práticas agrícolas adequadas. No entanto, recomenda-se a adoção de medidas preventivas contra doenças e pragas.
As seguintes doenças ameaçam as cerejeiras colunares:
- Sarna. Para controlá-la, pulverize com calda bordalesa.
- Coccomicose e moniliose. Para o tratamento, as árvores são tratadas com fungicidas à base de cobre, oxicloreto de cobre (40 g por 10 l) e 3% de calda bordalesa.
- Mancha marrom ou com orifícios. Tratar com agentes antifúngicos — fungicidas que contenham cobre.
- Fungo inflamável (crescimentos em forma de cogumelo no tronco). Para combater isso, aumente as necessidades nutricionais da árvore e otimize a irrigação. O corpo do fungo inflamável é cortado e queimado, e as feridas são seladas com uma solução de sulfato de cobre a 3% ou piche de jardim.
- Crosta
- Ponto oco
- Fungo Tinder
A cultura também é frequentemente atacada por:
- pulgão;
- gorgulho;
- traça-da-maçã;
- Lagarta do espinheiro.
Para controlar as pragas, pulverize com inseticidas apropriados.
Outro perigo são os roedores. Não apenas os ratos de jardim são perigosos, mas também as lebres das florestas próximas. Os roedores podem destruir uma árvore inteira roendo a casca ao redor de sua circunferência. Os seguintes métodos são usados contra eles:
- ramos com aroma de pinheiro;
- pisoteando a neve ao redor;
- Cerca de malha.
Depoimentos de moradores de verão
"Plantei várias variedades de cerejeiras colunares há quatro anos. As variedades preta, amarela e raditsa enraizaram-se bem. Ficam lindas no jardim e a colheita é fácil. Recomendo-as a todos."
"Li as avaliações e decidi plantar as variedades Sylvia e Revna. Os especialistas dizem que elas são perfeitas para o nosso clima frio. Ambas as mudas enraizaram bem e, depois de dois anos, renderam colheitas razoáveis."
A venda de frutas é um negócio lucrativo. Mesmo um pequeno jardim pode cultivar um pomar considerável com cerejeiras colunares de diversas variedades, com rendimentos que cobrirão todos os custos.



