Uma análise das 9 melhores variedades de cereja para a região de Leningrado.
Contente
Vladimirskaya
Uma variedade antiga e popular. Resistente à geada, mas os botões florais podem congelar, especialmente durante as geadas da primavera. Vantagens: resistência ao clima seco e quente, à podridão, infecções e sarna (especialmente importante em climas úmidos).
A primeira colheita pode ser feita 4 a 5 anos após o plantio da muda. As espécies vizinhas autoestéreis e adequadas para a polinização são Lyubskaya, Shubinka e Turgenevka.
A planta é arbustiva, com múltiplos caules, atingindo de 3 a 5 metros de altura, mas, quando enxertada, cresce como uma árvore de caule único. A copa é esférica, ligeiramente pendente. Os botões se abrem no início de maio. A colheita começa após meados de julho. De 80 a 85% dos frutos se formam em brotos de um ano. Na região de Leningrado, uma árvore pode produzir aproximadamente 5 kg de frutos por ano.
Os frutos maduros são escuros, quase pretos, com sabor agridoce e contêm pequenas sementes. São consumidos frescos e usados para fazer conservas. Podem ser congelados sem perder o sabor e também são fáceis de transportar.
Rubi
Indicada para a região noroeste desde 1974. Resistente à geada. Pode ser afetada por coccidiose, mas possui boa imunidade à moniliose.
A árvore cresce até 2,5 m de altura, com uma copa densa, ampla e espalhada. Esta variedade é autoestéril, e as variedades Vladimirskaya e Otechestvennaya servem como boas polinizadoras.
Variedade de ciclo médio-tardio: os botões se abrem no final de maio. A maturação dos frutos ocorre no início de agosto. Até 40% das bagas se formam em ramos de um ano, e 60% em ramos de dois ou três anos.
As bagas suculentas e tenras pesam entre 3,5 e 4 g. Contêm mais ácidos do que açúcares. A polpa tem uma tonalidade amarelada. O caroço é fácil de remover, mas o pedúnculo quebra, libertando o sumo, o que torna esta variedade difícil de transportar. O sumo é transparente.
Estrela
Cereja de maturação precoce e alta produtividade, ideal para a região de Leningrado. Sua tolerância ao frio é semelhante à da cereja-de-feltro, e seus botões reprodutivos suportam geadas significativas. Sua imunidade à coccidiose é moderada.
Esta variedade é alta, com copa piramidal. Começa a frutificar, em média, no terceiro ano. É parcialmente autofértil, mas para se obter uma colheita abundante, necessita de polinizadores como "Venok" ou "Seyanets No. 1". A variedade responde muito bem à polinização por cerejeiras. A maioria das bagas se forma nos ramos que cresceram no ano anterior. As bagas amadurecem já no início de julho.
As cerejas pesam até 4 gramas e apresentam casca vermelha brilhante e polpa e suco rosa claro. Possuem um sabor delicado, refrescante, agridoce. Os caroços são facilmente removidos.
Lyubskaya
É resistente ao frio, como outras variedades adequadas para a região de Leningrado. Não exige muita rega e tolera a seca. Suas excelentes características de autofecundação permitem grandes colheitas mesmo sem polinizadores. Apresenta baixa resistência a fungos.
A planta frutifica pela primeira vez no seu segundo ou terceiro ano. O amadurecimento ocorre no início de agosto.
As bagas pesam até 4 g, são deliciosas e têm uma cor vermelho-bordô intensa. O suco é escarlate. Devido à sua facilidade de transporte, esta variedade é adequada para cultivo comercial.
A floração precoce desta variedade pode ser problemática: se ocorrerem geadas na primavera, a colheita será afetada. Recomenda-se o plantio de cerejas em solos argilosos leves ou médios.
Shpanka Shimskaya
Esta é uma das melhores variedades de cereja para a região de Leningrado. Ela suporta temperaturas de até -35°C, invernos longos e geadas de primavera. Possui resistência relativamente alta à coccidiose, além de produzir altos rendimentos. O plantio e os cuidados são simples, e sua resistência ao frio é semelhante à da cereja-de-feltro.
Esta variedade é alta, atingindo até 6 m de altura. A copa é esférica e de densidade média. É considerada uma variedade arbórea.
A primeira colheita ocorre no 3º ou 4º ano de cultivo. Autoincompatível, para uma boa colheita, plante Amorel de Nikiforov ou Vladimirskaya nas proximidades. Vive até 25 anos.
Os jardineiros apreciam esta variedade pelas suas bagas grandes (5–6 g), pelo seu aroma agradável e pela sua acidez refrescante. A casca é vermelha-carmesim, a polpa é de um amarelo contrastante e o sumo é límpido. Esta variedade não é muito adequada para o cultivo comercial devido à sua baixa resistência ao transporte e ao tempo de conservação, mas as quintas privadas utilizam os frutos frescos, bem como para fazer bolos, conservas e até vinho.
Amorel Nikiforova
Esta cerejeira, resistente à geada e produtiva, foi designada para a região de Leningrado em 1959.
Esta variedade é de porte médio, atingindo 2,5 a 3 metros de altura. As árvores adultas tornam-se bastante frondosas. As plantas de pé franco começam a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio, enquanto as plantas enxertadas começam a frutificar no 2º ou 3º ano. A variedade é parcialmente autofértil; entre os polinizadores adequados estão as variedades Shubinka e Shpanka shimska. As flores desabrocham no final de maio. A colheita pode começar por volta do final de julho.
As cerejas são de tamanho médio, pesando entre 2,5 e 3 g, e têm uma textura macia. A polpa é característica: vermelha com veios amarelos. O suco é transparente. Ao serem separadas do pedúnculo, o suco é liberado, por isso o cultivo comercial não é recomendado. Os frutos geralmente são consumidos frescos; não são adequados para enlatamento ou armazenamento.
Carmesim
Embora a variedade seja originalmente destinada à região central, graças à sua boa resistência ao inverno, esta cerejeira pode ser vista com frequência nos jardins da região de Leningrado.
A variedade é descrita da seguinte forma: uma variedade arbustiva que atinge até 2 m de altura, autoestéril. Bons polinizadores incluem 'Griot Moskovsky', 'Shubinka' e 'Sklyanka Rozovaya'. É apreciada, entre outras coisas, por sua maturação precoce: os frutos amadurecem já na primeira quinzena de julho. Os frutos são grandes, vermelho-escuros, pesando de 3,5 a 3,7 g, com um sabor refrescante e agradável.
Sobremesa do Volga
A variedade de cereja Volzhskaya Dessert é valorizada por sua boa resistência ao inverno: assim como a cereja felt, ela é adequada para cultivo em climas frios.
Uma árvore de até 3 m de altura com copa pouco densa. Parcialmente autofértil, as variedades Vladimirskaya, Rastunya e Finaevskaya são plantadas nas proximidades para polinização. Árvores enxertadas começam a frutificar em 2 a 3 anos, enquanto as de pé franco começam a frutificar em 3 a 4 anos. É bastante produtiva: com os devidos cuidados, uma cerejeira adulta pode produzir até 12 kg de frutos.
As bagas pesam 3,2 gramas, são brilhantes e de cor bordô, e amadurecem em meados de julho. A polpa é rosa-avermelhada e suculenta. O suco é vermelho. As bagas são fáceis de remover do caule, mas raramente se desprendem.
Raio
Variedade recomendada para regiões frias. Sua resistência à geada é comparável à da cereja-de-feltro. A frutificação começa 2 a 3 anos após o plantio. Os frutos se formam principalmente em ramos de um ano. A colheita ocorre no início de agosto.
As bagas são pequenas, pesando cerca de 2 gramas. A casca e a polpa são vermelho-escuras. São de firmeza média, com um sabor harmonioso, agridoce. O caroço é de tamanho médio. O pedúnculo é pouco aderente. Podem ser consumidas frescas ou em conserva; estas cerejas são ótimas para fazer geleia.
Vídeo: Como cuidar de cerejas
Este vídeo vai te mostrar como cuidar de cerejas.







