Características da variedade de cereja resistente à geada Nadezhda
Contente
Descrição e características
O desenvolvimento da variedade Nadezhda foi facilitado por melhoristas da Estação de Frutas e Bagas de Rossoshanskaya. Em condições de laboratório, especialistas polinizaram a baga Griot Ostgeimskaya com pólen das variedades de cereja Likernaya e Severnaya. A planta resultante foi levada para testes na Rússia central em meados da década de 1990.
frutas
A descrição dos frutos desta variedade os descreve como bagas grandes, pesando até 6 gramas cada. As bagas são de cor vermelho-escura e formato arredondado. A polpa também é vermelha, não ácida, com um sabor ligeiramente ácido e um aroma agradável. O pedúnculo, que liga as bagas a um ramo de até 4 cm de comprimento, separa-se facilmente da baga. Dentro da fruta encontra-se um pequeno caroço, também facilmente removível da polpa.
A primeira colheita das árvores de Nadezhda só pode ser feita 4 anos após o plantio. A safra é considerada de tempo médio de maturação, mas produz frutos com vigor. Em média, uma árvore pode render mais de 16 kg de cerejas. Árvores com mais de 15 anos podem produzir até 50 kg de frutos.
Árvores
As características da árvore são as seguintes: pode atingir 6 m de altura, formando uma copa densa em forma de pirâmide. A casca é claramente visível no tronco, de cor cinza-escura ou preta com manchas cinza. As lenticelas da cerejeira de Nadezhda são estreitas e podem ser de tamanho médio ou grande.
Os brotos da cerejeira são verde-acastanhados com glândulas salientes em sua superfície. As gemas vegetativas são grandes, ligeiramente oblongas, com 0,6 cm de comprimento. As gemas reprodutivas são semelhantes em forma, mas menores. Sua principal diferença em relação às gemas vegetativas é o ápice arredondado.
A folha da planta tem 0,06 m de largura e 0,1 m de comprimento. As lâminas foliares variam em forma, de oval a ovoide. As folhas são tipicamente verde-escuras, de textura fosca e com bordas serrilhadas. O pecíolo é curto e ligeiramente pubescente na ponta.
Como muitas cerejeiras, a Nadezhda floresce com flores grandes, agrupadas em pares formando uma inflorescência. As flores são brancas, com manchas rosadas que aparecem no final do período de floração. A flor pode ter formato de taça ou ser plana, e seu diâmetro pode chegar a 4 centímetros. As pétalas são abertas e as sépalas são cobertas por finos dentes.
A cerejeira Nadezhda floresce cedo. Ela é autoestéril e, portanto, necessita de polinizadores. As cerejeiras Lada, Chernaya Krupnaya e Kentskaya são excelentes para esse fim.
Prós e contras da variedade
As cerejas podem ser consumidas frescas, secas ou congeladas. Também são um excelente ingrediente para fazer geleias, sobremesas e compotas. As cerejas são ricas em vitaminas e minerais. Além desses benefícios, a fruta possui diversas outras vantagens.
Esta variedade apresenta excelente resistência à geada. Os danos causados pelo frio afetam apenas os botões florais da planta. Além disso, a planta também é resistente a flutuações de temperatura. A cerejeira Nadezhda possui excelente imunidade a diversas doenças, incluindo doenças fúngicas (cocomicose e moniliose). A árvore oferece alta e consistente produção de frutos grandes, cujo sabor agradará até os paladares mais exigentes.
A cultivar não apresenta desvantagens visíveis significativas. A única desvantagem, que complica os cuidados com a cerejeira, é a sua altura. A Nadezhda, assim como a Duke, pode atingir até 6 metros de altura, dificultando a poda e a colheita.
Assim, a cerejeira Nadezhda possui diversas vantagens, o que a torna, no mínimo, uma opção a ser considerada. No entanto, se o seu terreno for pequeno, é melhor optar por variedades anãs, já que a Nadezhda está longe de ser compacta.
Vídeo: Instruções para o plantio de cerejeiras
Este vídeo mostrará como plantar cerejeiras corretamente.



