Cultivando cereja-do-suriname em casa

A cerejeira-do-suriname é uma pequena árvore que se desenvolve igualmente bem tanto em ambientes internos quanto em jardins. Amplamente cultivada em seu país de origem, o Suriname, essa árvore vem conquistando cada vez mais o coração dos jardineiros. Vamos explorar o que é essa planta e quais desafios seu cultivo pode apresentar.

Descrição

A cereja-do-suriname, também chamada de pitanga, é uma árvore que cresce até 7-7,5 metros de altura. Existe também uma variedade anã especial para cultivo em ambientes internos. Esta planta pertence à família das mirtáceas, com folhas verde-escuras e pontiagudas e pequenas flores brancas. A cereja-do-suriname produz pequenos frutos com nervuras, cada um com até 4 cm de diâmetro. À medida que o fruto amadurece, sua cor muda de verde para vermelho-escuro. A textura e a cor da polpa são muito semelhantes às de uma cereja comum, com sabor agridoce e um amargor perceptível.

Os frutos da singular cereja surinamesa

Características da variedade

A cereja-do-suriname é cultivada como árvore frutífera ou ornamental. A planta é de porte médio e ligeiramente espalhada. Com os devidos cuidados e condições de cultivo adequadas, pode produzir duas colheitas por ano. Os valores de produção são médios – cada árvore pode produzir de 2 a 10 kg de frutos.

Os frutos da planta são ricos em vitaminas e micronutrientes, em particular vitaminas C e A, e possuem alto teor de ferro, cálcio e fósforo. São adequados tanto para consumo in natura quanto para processamento e conservação.

Cada árvore pode produzir de 2 a 10 kg de frutos.

Cultivo de cerejas

A cerejeira-do-suriname prospera em climas secos. A árvore é bastante resistente a condições adversas: não é exigente quanto à composição do solo e tolera geadas passageiras ou secas prolongadas. O ideal é plantar as mudas em locais ensolarados e sem correntes de ar; o solo deve ser fertilizado previamente. Os cuidados adicionais com a árvore envolvem apenas regas moderadas; nenhuma manutenção extra é necessária.

O cultivo da pitanga em ambientes internos requer luz adequada e replantio anual na primavera. A cereja-do-suriname prefere regas abundantes (no verão) e moderadas (no inverno) com água à temperatura ambiente. Responde bem à pulverização e tolera podas de formação.

Prós e contras

Os frutos da árvore são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Os frutos da árvore são ricos em fibras, vitaminas, minerais e oligoelementos. O consumo regular tem um efeito benéfico na digestão, possui um leve efeito laxativo, melhora a motilidade intestinal e promove a perda de peso. Pessoas com alergias alimentares, úlceras pépticas ou gastrite devem consumir cerejas-do-suriname com cautela, pois os frutos contêm uma alta concentração de ácidos orgânicos que podem agravar essas condições.

Vídeo "Cereja do Suriname"

Este vídeo vai te contar mais sobre uma planta interessante: a cereja-do-suriname.

Pera

Uva

Framboesa