Descrição da variedade de cereja de mesa Zhukovskaya

Todo jardineiro se preocupa com a aparência do seu jardim. Ele se esforça para selecionar as melhores árvores para o plantio, garantir uma boa colheita e assegurar que o jardim esteja bonito e atraente em qualquer época do ano. E temos certeza de que todo jardim tem uma árvore como a cerejeira. Há uma grande variedade de tipos adequados para o plantio em nossas regiões. Cada variedade de cerejeira tem características diferentes, produz quantidades diferentes de frutos e até mesmo possui uma aparência distinta. Mas uma das variedades encontradas em muitos jardins — a cerejeira Zhukovskaya — merece atenção especial. Vamos falar sobre ela.

Descrição da variedade

A cerejeira Zhukovskaya não é muito alta.

A variedade de cereja Zhukovskaya é conhecida há bastante tempo. É considerada uma veterana dos pomares. Seu nome vem de seu criador, S.V. Zhukov, que a desenvolveu a partir de sementes de variedades Michurin. Criada em 1947, tornou-se bastante difundida em muitas regiões. As árvores não são muito altas, sua copa é arredondada e ligeiramente espalhada, de densidade média. No geral, esta é uma árvore de porte médio, nem muito pequena nem muito grande, o que agrada a muitos jardineiros e horticultores.

Principais características

Os rebentos da cerejeira são de tamanho médio, ligeiramente curvados e geralmente avermelhados ou castanhos. As lenticelas também são de tamanho médio, com tonalidade dourada e espaçadas. Os botões, típicos das cerejeiras, são de tamanho médio, pontiagudos e pubescentes. Crescem a partir do próprio rebento. As folhas também são de tamanho médio, de um verde intenso e ligeiramente brilhantes. O seu formato muitas vezes assemelha-se ao de um barco — côncavas para baixo, com uma base arredondada e uma ponta suavemente afilada.

As inflorescências da cerejeira Zhukovskaya sempre têm cinco flores.

A descrição da variedade também confirma que as cerejeiras sempre têm cinco flores. As próprias flores são grandes, brancas e muito bonitas — pétalas grandes e arredondadas com um cálice cônico e ligeiramente pendente. Os frutos da árvore se formam nesses ramos em forma de buquê, às vezes nos ramos do ano anterior.

A descrição da cereja Zhukovskaya é a seguinte:

  • Externamente, são muito atraentes para qualquer jardineiro ou horticultor;
  • Grande, bonita e de formato regular;
  • Uma única baga pode pesar cerca de 4 a 5 gramas, e em árvores grandes, até 8 gramas;
  • Seu formato é oval-em-coração, a base é redonda e o topo é oval.

A casca da fruta é vermelho-escura. A polpa é densa, macia e muito suculenta. Tem um sabor agridoce agradável, que lembra um pouco o da cereja. Como comprovam diversas características, as cerejas desta variedade recebem as melhores avaliações em termos de sabor e degustação, com notas 5 ou superiores. O suco é escuro e o caroço é grande.

O que mais é notável nesta variedade? Ela pode produzir frutos por até 15 anos, em média, o que é excelente. A própria planta tem uma longa vida útil – de 18 a 20 anos.

A cerejeira Zhukovskaya tem uma longa vida útil.

Cuidado e polinizadores

Para obter frutos tão deliciosos e suculentos desta variedade de cereja, é necessária a polinização adicional por outras variedades de árvores. A melhor polinizadora é a variedade Lyubskaya, mas Vladimirskaya, Apukhtinskaya e Molodezhnaya também são frequentemente utilizadas. Zhukovskaya é considerada uma das menos exigentes.

As árvores devem ser regadas aproximadamente 4 a 5 vezes por temporada, sendo a primeira rega necessária cerca de uma semana antes do início da frutificação. A quantidade de água necessária varia de até 3 baldes, dependendo do tamanho da árvore.

Afofar o solo após a rega também é recomendado; isso terá um impacto positivo na frutificação. A adubação só começa após o terceiro ano da árvore! Durante a estação de crescimento, a adubação pode ser feita até três vezes por mês. Normalmente, utilizam-se fertilizantes nitrogenados, potássicos e fosfatados. A poda e a remoção de folhas e galhos mortos são feitas no início da primavera e no final do outono.

Colheita e armazenamento

As cerejas amadurecem por volta de meados de julho. Se o verão for frio ou chuvoso, amadurecem mais perto de agosto. Esta variedade é conhecida pela resistência dos seus frutos à queda e pela sua durabilidade até à colheita. As cerejas amadurecem numa única fase.

As cerejas Zhukovskaya amadurecem em meados de julho.

A produção de frutos depende diretamente da idade da árvore. Uma cerejeira de dez anos pode produzir até 20 kg por temporada, enquanto uma de vinte anos pode produzir até 30 kg em média. Os talos são removidos durante a colheita. Os frutos são colocados em recipientes rasos, sem serem lavados. São armazenados em local fresco e com alta umidade (até 90%). As cerejas podem ser armazenadas dessa forma por até 15 dias. Refrigeradas, podem durar até 3 semanas.

Prós e contras

Como todas as árvores, esta cerejeira tem algumas desvantagens:

  • Essa variedade apresenta baixa resistência ao inverno.
  • Tamanho grande do caroço na fruta.
  • A necessidade de polinização adicional por outras variedades.

Mas também existem benefícios tangíveis:

  • Alto rendimento, até 30 kg por safra.
  • Longa permanência das bagas na própria árvore, até o período de colheita.
  • As melhores qualidades de sabor.
  • Tamanho pequeno da árvore e dos frutos.
  • Alta resistência a doenças e facilidade de manutenção.

Se você procura uma árvore bonita que produza frutos saborosos, suculentos e em abundância durante toda a temporada, então esta variedade de cereja é perfeita para você. Sua baixa necessidade de manutenção, resistência a doenças e tamanho médio a tornam uma adição bem-vinda a qualquer jardim.

A cereja Zhukovskaya possui alta resistência a doenças.

Vídeo "Cereja Zhukovskaya"

Neste vídeo, você ouvirá uma descrição da variedade de cereja Zhukovskaya.

Pera

Uva

Framboesa